LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisadores criam madeira transparente que pode ser usada para substituir vidro em celulares

05 de outubro de 2020 12

Enquanto grande parte das fabricantes estudam maneiras de inserir a câmera frontal sob o display dos smartphones, novas pesquisas apontam que o futuro do mercado pode ser ainda mais promissor.

Isso porque o pesquisador Junyong Zhu, do Laboratório de Produtos Florestais, desenvolveu um novo material de madeira que é totalmente transparente. A pesquisa ainda conta com a colaboração de colegas da Universidade de Maryland e da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

Usando como base uma lâmina de madeira de balsa, Zhu conseguiu torná-la translúcida após aplicar um banho oxidante em temperatura ambiente. Em seguida, ele preencheu o material com polímero sintético (álcool polivinílico). Veja abaixo que o resultado é um material transparente como vidro:


Além de ter uma pegada ecológica, o novo produto é mais durável e leve que o vidro tradicional. Outro grande destaque é que essa lâmina a base de madeira é dobrável, ou seja, o material pode ser o substituto ideal para o vidro em smartphones dobráveis.

Quando cai no chão, ao invés de se estilhaçar, o novo material consegue suportar impactos muito mais fortes que o próprio vidro.

Comentando o assunto, o pesquisador destaca que o "vidro a base de madeira" é muito mais barato e pode ser produzido em massa facilmente. No entanto, ainda é muito cedo para que isso aconteça.

Atualmente, os pesquisadores e as universidades buscam aprimorar o processo de obtenção do material. Assim, eles pretendem substituir o vidro na construção civil e até mesmo na indústria automotiva. Claro que isso também abre brechas para o mercado de smartphones.


12

Comentários

Pesquisadores criam madeira transparente que pode ser usada para substituir vidro em celulares
  • Cara isso é muito legal
    Vamos ver o que o futuro nos aguarda

      • O acrílico já não é uma solução prática?

        • Vamos combinar que na foto não parece ser tão translucido assim...

            • Avanço tecnológico, interessante...

              A Corning pode acabar desenvolvendo proteção de painéis com ele

                • Parece ser interessante, pode ajudar bastante algumas areas.

                    • Se já tinha bolsominion a favor do desmatamento antes imagina agora... Só de não quebrar a tela do iPhone deles quando cair no chão.

                        • Eu não sou Bolsonaro, mas o que mais desmata são os traficantes de madeiras ilegais e fazendeiros pra fazer pasto, fora os lançamentos de gases carbônicos que eleva o tal efeito "stufa" criando foco de incêndio floreatais

                            • Se for por esse raciocínio, deveríamos parar de usar todo o tipo de derivados da madeira, incluindo papel.Há formas sustentáveis de utilizar os recursos naturais. Como por exemplo, o uso exclusivo de madeira de reflorestamento. E o comprometimento das empresas normas que beneficiem a industria e a geração de empregos, sem comprometer o meio ambiente.

                                • PS. Sou a favor de diminuir drasticamente o uso do papel, até por estarmos em uma era digital. OK que nem todos conseguem fazer essa transição, mas imagina só o tanto de matéria prima que seria preservada se o governo (que tem poder para investir em digitalização), parasse de usar papel, fora a economia que isso não iria trazer uma vez eles mesmos podem fazer os servidores que iriam alocar todo esse metadados gerado.

                                    • Madeira é uma das poucas coisas que sempre existiu uma forma sustentavel de utilização, mas isso impediu o que? Nada, até porque o desmatamento é muito mais para o ramo agricola do que de extração de madeira. Apenas fiz uma critica a apoiadores da ideia de desmatamento....

                                      Ao invés do governo da valor a empresas que fazem reflorestamento eles desmantelaram o Ibama, o INPE e ainda jogam a culpa para indiginas e ONGs, sabendo que foram fazendeiros (satelites não mentem, mas o cara que """"nos"""" votamos sim). É evidente que temos condições de fazer isso virar sem prejudicar em nada o meio ambiente.

                                        • Sim mais agora mesmo que o desmatamento vai acabar com a natureza

                                        Android

                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                        Android

                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                        Android

                                        Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                        Android

                                        Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020