LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Correios: estudo oficial aponta privatização total como melhor alternativa

17 de março de 2021 197

Atualização (17/03/2021) por LL

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), divulgaram resultados a respeito da primeira fase de estudos oficiais sobre a possibilidade de privatização dos Correios. A conclusão é a de que a desestatização dos serviços postais brasileiros seja total, mas a resolução não tem aplicação imediata.

Os estudos sobre a privatização da estatal foram anunciados ainda em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, e envolvem também análises a respeito da Telebras.

A primeira fase, iniciada em agosto de 2020 e concluída neste mês de março, descarta as possibilidades de venda de apenas parte minoritária dos Correios e a de que a estatal fosse dividida entre tipos de atuação e serviços prestados.

Os estudos da primeira fase indicam que o mercado de correspondência está em recuo no Brasil, com a receita dos Correios apresentando uma queda de 28% em 2020 em comparação com dados de 2019.

Esse, além das "perdas de economia de escala que acabariam por pressionar ainda mais o equilíbrio financeiro", seria um dos principais motivos para que a privatização total dos Correios seja a melhor alternativa.

Haverá ainda uma segunda fase de estudos, que determinará o modelo a ser adotado para o processo de desestatização e deve ser concluída em agosto. O plano passará ainda por debates com sociedade, investidores e funcionários dos Correios.

Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizará avaliação. Posteriormente, caso não ocorram impedimentos, a terceira e última fase implementaria e finalizaria o processo, com cronograma a ser aprovado via projeto de lei pelo Congresso.

O processo da primeira fase foi conduzido pelo Consórcio Postar, formado pela consultoria Accenture, o escritório Machado, Meyer, Sendacz, Opice e o escritório Falcão Advogados. O Ministério da Economia, o Ministério das Comunicações e os Correios participaram da supervisão.

Texto original (08/10/2020)

Correios não devem ser privatizados em 2020, mas há proposta para quebra de monopólio

Por mais que membros do governo Bolsonaro afirmem que há interessados na compra dos Correios e que a estatal está sendo preparada para a privatização, tudo indica que isso não deve acontecer em 2020.

De acordo com fontes da área econômica ouvidas pelo Estadão, o governo já começa a admitir que "o máximo que será possível" de fazer com privatizações em 2020 será a quebra do monopólio dos Correios no serviço postal.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a prometer quatro grandes privatizações para o início de outubro. Contudo, o cenário político no Congresso Nacional mudou e a avaliação da área econômica é de que não há clima para venda dos Correios ou Eletrobrás.

Nós vamos fazer quatro grandes privatizações nos próximos 30, 60, 90 dias - disse Guedes em julho deste ano.

A privatização dos Correios deve ficar para 2021. Membros do governo admitem que não há clima no Congresso Nacional.

Mesmo assim, o time de Guedes garante que há um acordo prévio com membros do Congresso para a privatização de até quatro estatais. Uma delas pode ser os Correios, uma vez que a empresa já "está na fila" desde o início do mandato de Bolsonaro.

Em agosto deste ano, membros do governo chegaram a prometer que iriam enviar ao Congresso um projeto de lei para rever o monopólio dos Correios no serviço postal, contudo, a proposta não ganhou corpo e ainda não chegou ao parlamento.

Cabe ressaltar que os Correios tem o monopólio sobre o serviço postal (cartas e afins), mas o mercado de entrega de encomendas e outros produtos não é exclusivo da estatal. Como resultado, muitas varejistas tem apostado em logística própria para contornar possíveis problemas com o serviço dos Correios.


197

Comentários

Correios: estudo oficial aponta privatização total como melhor alternativa
  • Compro no Magazine Luíza, Americanas e Submarino, recebo com 3 dias. Importo da china e chega no Brasil com 5 dias, os correios tira 30 dias para me entregar minha encomenda. O eficiência.

      • Sério que tu tá comparando uma encomenda que já tá no Brasil com uma que vem de fora e precisa passar pela fiscalização aduaneira em Curitiba?

        • Vai tarde. Dessa empresa do lucro não vejo a cor, mas o prejuízo tenho que cobrir.

            • ENGRAÇADO É O CHO RO RO. AH O TREM TA CARO, AH O ÔNIBUS ESTA CARO, AH A SKY ESTA CARO. MAIS O PRIVADO NÃO É MAIS BARATO ???

              SIMULA O VALOR DO FRETE DO PONTO (A) AO PONTO (B), NO SITE DOS CORREIOS, NA DHL E NA BRASPRESS.
              VÊ LA ONDE O FRETE É MAIS BARATO.

              NINGUEM USA OS CORREIOS PORQUE QUER SER BONZINHO COM OS CORREIOS. USA PORQUE O PREÇO É MAIS EM CONTA E TEM SEGURO.

              BRASILEIRO É BURRO, E BRIGA DA FORMA ERRADA. A BRIGA ERA PRA SER... EMPRESA PUBLICA E DE QUALIDADE.

              QUEM ESTRAGA O BRASIL NAO É O POVO E NEM AS ESTATAIS, E SIM OS POLÍTICOS. O BRASIL GASTA 70% DOS IMPOSTOS COM POLÍTICOS E PRESOS QUE NAO PRODUZEM NADA. AI SOBRA 30% PRA SAÚDE E EDUCAÇÃO, ETC...

                • Estas empresas nem deveriam entrar na lista de comparação, pois são extremamente caras.
                  E outra coisa, os correios sempre foram um cabide de empregos e de corruptos que minaram o Postalis. Esta empresa tem de ser privatizada sim.

                  E outra, um amigo citou acima os lucros dos correios, mas somente falou dos lucros mas não da dívida que gerou com os prejuízos que teve de seus prejuízos, além do rombo no Postális.

                  E outra, os investimentos nos correios são na casa dos bilhões e o governo não tem como investir neste cabide de emprego e manter esta máquina funcionando, pois todo o dinheiro é desviado para o pessoal e não é investido na empresa.

                  • Espero que este governo cu.pra as promessas wue fez para a desestizaçao das empresas ineficientes, burocrztizadas e que prestam um péssimo serviço para quem paga caro pelos seus "serviços". Os correios, naturalmente estão na cabeça da fila. Já foram uma empresa ótima,mas as intervenções e roubalheira do PT, quebraram a espinha dos seus servidores e desesperada dirigentes.Péssimo serviço , que para funcionar, vc tem que ir até o centro de pacotes para receber as encomendas, perdidas no meio de tantas outras.SorocBa é o grande exemplo a NÃO ser seguido!

                      • só quero ver a choradeira que vai ser depois que isso acontecer, ainda pior do que está agora

                          • Espero que a privatizacao seja muito bem feita. Uns minimo 5 empresas comprando partes dos correios para ter CONCORRENCIA!!!! Sem isso nem adianta muito privatizar.

                              • Pior do que está não vai ficar, já é super ruim, piorar impossível.
                                E além do mais eu não confio nos correios, já tive muitos problemas com o mesmo e você tem de ficar de olho na mercadoria se quiser que ela chegue.
                                É muito chato você ter um serviço público que você não pode confiar, pois os desvios de mercadorias são tantos que a gente fica sem saber o que fazer, pois não dá para relaxar sem precisar ficar de olho no rastreio.

                                • Espero ansiosamente pela privatização de todas as estatais brasileiras

                                    • Me mostra um país de grandeza continental que esse tipo de serviço deu certo privatizado.

                                        • Pelo visto vc nunca usou os correios né, pior do que difícilmente fica (talvez fique pq aqui é Brasil) eu comprei um celular importado e demorou 2 meses pra chegar e ainda com o risco de os funcionários dos Correios roubarem. Demorou apenas 10 dias pra chegar em Curitiba depois disso foi uma eternidade. Pedi um cartão na mesma época e ele também veio de Curitiba mas o incrível é que só demorou 7 dias. Muito conveniente não acha?

                                            • Amigão, os serviço é ruim pq nao é investido em infraestrutura, e no Brasil, a única empresa que possui atendimento em todos os municípios do pais é os Correios. Pelo que é perceptível de todos os comentários é reclamar sobre o serviço de encomendas, mas como explicitado na matéria os correios nao detém o monopólio deste mercado, ate pq se vc compra algo no mercado livre é o mercado livre que entrega. Porem as correspondências chegam pelos Correios e os principais atingidos serão as pessoas de municípios pequenos que necessitam dos serviços dos Correios para funcionar, pois garanto que a primeira que farão quando privatizar é fechar essas agencia e centralizar em determinados pontos.

                                              • Me mostra me mostra qual não deu

                                                • Quem define o valor de quanto as empresas vão cobrar é a oferta e demanda e aí da os Correios é mais caro pra enviar que as empresas privada, privatiza logo pq ese serviço dos correios é péssimo, desafio a alguém me mostrar uma empresa que foi privatizada e piorou o serviço.

                                                  • Fim de uma era de preços controlados, após isso vai ser idem a bela noticia da franquia de bagagem aerea...era pra reduzir os valores, e pasmem...teve levação.

                                                    Nenhuma empresa privada vai oferecer serviço com preços cabiveis...O choro vai ser livre.
                                                    O que supostamente vai acontecer:

                                                    Encomendas nacionais: IMPOSTO+TAXAS (Seguro, serviços, produtos mais caros)+VALOR DE FRETE

                                                    Encomendas internacionais: IMPOSTO+TAXAS ALFANDEGARIAS+ SOMA DE VALOR DE TERCERIZADA + TAXAS (Seguro, serviços, produtos mais caros)+VALOR DE FRETE.

                                                    Ai vai ter uns dizendo: Mas vai ter concorrência! Serio?
                                                    Se for no nível das Cias aéreas, telefonia, comunicações, saneamento etc...nos estamos é ferrados, pois quem vai ser dona da logística no pais serão empresas de capital externo, que não ligam pra nada além do lucro e mercado de especulação.

                                                    Acho que ninguém estudou Nacional Desenvolvimentista no Brasil...Se vacilar estaremos igual a Venezuela pré crise, que importava mais de 90% do consumo do pais. Depois só foi ladeira a baixo com os embargos, pois não tem indutria e tecnoogias proprias.

                                                    • Moro em Maringá-PR , os Correios ficam praticamente na esquina, e os cara colocam saiu pra entrega e sempre demora 2 dias ou mais para entregar as encomendas, privatizar o mais rápido possível, Correios é cabine de empregos para filhos de políticos e o povo se ferrando.

                                                        • Mas privatizar sem concorrência e tiro no pé, ela vai colocar o preço q ela quer nas encomendas

                                                            • Cara quando se trata de livre mercado quem define o preço é ordem de demanda e oferta os Correios é mais cara que empresa privada pra vc receber produtos e ainda não entrega em todo lugar diferente da empresa privada

                                                            • Precisava de um estudo? Não era óbvio?

                                                                • Apocalipse na área de comentários

                                                                    • Fogo nos comentários

                                                                        • Se manda a bosta do carteiro daqui embora tabom ja. Fdp n acha a casa nunca véi, olha q coloco ate a cor da casa q é azul e so tem a da minha tia azul na rua.e nunca acham

                                                                          • o carteiro do correio foi lá em casa e colocou a plaquinha no portão com todos os dados do endereço. Quando faço compra na internet coloco tudo que ta na placa, na hora da entrega, no rasteio diz "endereço incorreto" produto em devolução. Não vejo a hora de privatizar essa empresa! N entrega do mercado livre eles ligam pra gente, pede pra deixar no vizinho, são muito mais eficientes.

                                                                            • Nem vai quebrar o monopólio. e nem vai privatizar tem que prender e Paulo Guedes ladrão devolva o dinheiro do postalis ficam forçando a venda para não ser preso ladrão

                                                                              • Acho que nem estagiário assinaria uma matéria igual ao do jornaleiro Jefferson Belizario. Uma dica: a adversativa destacando a quebra de monopólio como se fosse o mais importante deste processo é, antes, uma ignorância atroz. O monopólio restringe-se à entrega de cartas sociais e documentos governamentais e que por ser oneroso não há interesse do setor privado. O missivista, talvez, não saiba que o filé mignon deste mercado, encomendas, há muito é privatizado e amplamente aberto pra concorrência. Ocorre que por causa do menor custo, Correios continua sendo líder.

                                                                                  • Q monopólio meu povo??!!
                                                                                    Alguma empresa interessada em entregar carta?

                                                                                    O problema dos correios é pq estraga o negócio das outras empresas.

                                                                                    Acha ruim os correios manda pela UPS ou DHL. Aí o bolso vai doer.

                                                                                      • É difícil concorrer com uma empresa que pode ter prejuízo, ano passado o governo teve que injetar 300 milhões nos correios para este continuar operando, e algum dia terão que resolver (com o nosso dinheiro) o passivo de 14 bilhões da empresa, então o quanto antes nos livrarmos deste dinossauro melhor para toda a população.

                                                                                          • Prezado(a).

                                                                                            Você deve
                                                                                            pesquisar antes de publicar asneiras,
                                                                                            a Empresa BRASILEIRA de Correios e Telégrafos, apresentou lucro líquido nos últimos quatro anos:

                                                                                            2017: 667
                                                                                            milhões

                                                                                            2018: 161
                                                                                            milhões

                                                                                            2019: 102
                                                                                            milhões

                                                                                            Para
                                                                                            2020, está projetado um lucro de 1.5 BILHÕES.

                                                                                            Mantendo-se
                                                                                            as projeções, em poucos anos a EBCT será a maior empresa de entregas da América
                                                                                            Latina, devido sua imensa capilaridade.

                                                                                            Mas o
                                                                                            capital estrangeiro não que isso, portanto, cerca de 9 gigantes internacionais
                                                                                            estão de olho na privatização, que será a preço de banana, como sempre.

                                                                                          • O monopólio é só de carta. Qual empresa quer entregar carta social de R$0,01?

                                                                                              • Burro por que recebi correspondências de entregadores? Tô nem aí, quem deve reclamar sobre isso é o jurídico dos Correios.

                                                                                                  • Quebra de monopólio é a melhor saída!!!

                                                                                                    • Porque não fazem uma matéria sobre a operação Greenfield em que o Paulo Guedes desviou o fundo de pensão dos funcionários dos correios

                                                                                                        • Eles tem medo bando de safado sem vergonha na cara. Estão destruindo a Empresa pra doar pra terceiros.

                                                                                                            • Seu asno quem destruiu a empresa foi a Dilma que desviou 4 bilhões do caixa dela para o governo como pagamento de dividendos e ainda manipulou o fundo de pensão deles para comprar títulos da dívida Venezuelana que hoje não valem mais nada causando um rombo de bilhões no fundo que até hoje não sabem como vão cobrir, provavelmente descontando do valor da empresa na hora que venderem para o bem deles e nosso

                                                                                                            • Porque não fazem uma matéria sobre os fundos de pensão desviado dos correios

                                                                                                                • Os fundos de pensão do correios teve seus desvios na época de gestão do PT, onde usaram o dinheiro dele para comprar títulos da dívida Venezuelana que não valem mais nada, causando um rombo de mais de 5 bilhões que terá que ser coberto algum dia pelo governo se não vender logo esse mamute

                                                                                                                  • O Brasil, precisa das Estatais. Ele não é nenhuma Alemanha. A Democracia, no Brasil, e' cara. Tem, inúmeros Partidos. Muitos Órgãos Públicos, ficarão sucateados, sem verbas. Principalmente, o Sistema Prisional, onde as penas, serão reduzidas, por falta de Presídios. Os Impostos, aumentarão, com preços mais caros. O Desemprego e a Recessão aumentarão. Muitas Empresas irão embora, do País, ou fecharão suas portas. A coisa é muito séria. Ficará pior do que já está. Será uma bola de neve.

                                                                                                                    • Não o transforma como objeto e sim como carta registrada.

                                                                                                                        • Não necessariamente. Muitos cartões são enviados com código de rastreamento, o que o transforma em objeto - não carta.

                                                                                                                            • Entrega "Mercado Full" não é pelos Correios. Sai do galpão e daí é entregue diretamente via transporte particular.

                                                                                                                                • Esse ano já tá perdido... quem em sã mentalidade acha que alguma coisa ainda sai nesse ano?!

                                                                                                                                    • Fico desconfiado quando pedem alguma mais! Bancos privados não são confiáveis, a Caixa Econômica perdeu bastante qualidade por incompetência dos atuais gestores!

                                                                                                                                        • Exatamente, um grande parcela da população ainda tem medo de acessar o banco pelo celular e prefere pegar fila em lotérica.

                                                                                                                                            • Concordo com você.

                                                                                                                                                • Mas aí não precisa privatizar, basta demitir, já que funcionário do correio é celetista e não tem estabilidade.

                                                                                                                                                    • Quem dá esse desconto é o Mercado Livre, que por sua vez cobra do vendedor e este repassa para o comprador. Não misture as coisas, não existe almoço grátis.

                                                                                                                                                        • Mercado livre não tem frete grátis, quem paga o frete é o vendedor, que por sua vez imbute no preço, e na verdade quem paga o frete é o comprador. Com relação ao desconto to no frete, é devido ao contrato que eles tem com os correios, que da descontos para o mercado livre, por tanto, o mercado livre não da nada para ninguém.

                                                                                                                                                            • Exatamente, não existe almoço grátis. O Mercado Livre fornece o desconto ao cliente e cobra do vendedor e este cobra no preço do produto ao cliente.

                                                                                                                                                            • Tem que privatizar assim funcionários improdutivos e de baixa performance abrem vaga para quem precisa de verdade.

                                                                                                                                                                • Fala o que não sabe, simples assim.

                                                                                                                                                                    • Funcionário dos Correios não precisam de privatização, uma vez que são celetistas, queria que me informasse qual estatal que privatizou e a população foi favorecida.

                                                                                                                                                                        • Na verdade a empresa Correios é uma das que mais precisam de privatização, está com um passivo bilionário causada por má gestão e interferência política (só ver o rombo do fundo de pensão por comprar títulos da dívida Venezuelana), teve que receber injeção de dinheiro do governo ano passado para continuar as operações e tem perdido participação de mercado, além de ter piorado o serviço junte isso a ocorrência de greves em 11 dos últimos 12 anos, a população sempre é favorecida quando uma empresa se livra das garras dos políticos, deixamos de pagar o prejuízo de sua ineficiência

                                                                                                                                                                            • Quero dizer não precisa a empresa privatizar para ocorrer demissão, são celetistas podendo ser demitidos uma vez que se mostrarem improdutivos.

                                                                                                                                                                              • Se os funcionarios sao improdutivos e culpa fos administradores que sao indicados policos,que ao inves de cobrar serviços so ficam roubando.Qualquer funcionario publico ou nao que nao tem liderança vai ficar sem fazer nada.Pirou em um Pais chamado Brasil knde as pessoas so pensam em tirar vantagem de tudo.
                                                                                                                                                                                Esta na genética do brasileiro.

                                                                                                                                                                                • Um SEDEX de São Paulo para cá: R$ 25,00 a R$ 35,00; entrega pelo mercado livre: entre R$ 12,00 e R$ 20,00 - podendo ser grátis, a depender do valor da mercadoria. Aí está para os que defendem e idolatram aquela estatal chamada Correios.

                                                                                                                                                                                    • Teu cu babaca esse preço e pra quem tem contrato acha caro faz contrato e para de falar merda sem saber otário e outra vai estudar e passar num concurso inves de escrever merda otário.

                                                                                                                                                                                        • Trabalho nos correios , entregamos muitos produtos do mercado livre, inclusive todos os dias Distribuímos nas empresas terceirizadas que farão a entrega. Fora dos grandes centros os correios fazem a logística meio, e muitos pensam que foi pequena empresa de logística!

                                                                                                                                                                                            • Eles entregam pelo correio sonso.

                                                                                                                                                                                              • Não sou a favor da privatização dos Correios nem de mantê-la como estatal. Sou a favor da extinção dela. Não deveria existir.

                                                                                                                                                                                                  • Salvo engano, o governo sinalizou que seria adotado o modelo Alemão. Pode dar certo? Bom, pra isso o correio brasileiro teria de voltar a ser banco e se tornar de fato uma operadora de celular competitiva. Sem falar que na Alemanha o processo demorou por volta de quinze anos!!!
                                                                                                                                                                                                    Tem de ter muita estratégia e ciência de que será um processo lento e penoso, principalmente para os funcionários.

                                                                                                                                                                                                      • Finalmente alguém que sabe como funciona e possível sim mas teria que refazer inúmeros projetos e trazer como falaste os serviços bancários e tornar o serviço de telefonia mais competitiva e solo.

                                                                                                                                                                                                        • Qual monopólio? De cartas? Quem quer entregar cartas hoje em dia? Qual empresa quer entregar em todo Brasil por uma mixaria?
                                                                                                                                                                                                          Entrega de produtos já não tem monopólio há anos, mas empresas que realmente entregam encomendas em todo Brasil são pouquíssimas... Pq será?

                                                                                                                                                                                                            • "Quem entrega cartas hoje em dia?" Você acha q boleto, conta de cartão de crédito, o próprio cartão de crédito, mala direta, revista... Entre outras coisas não é recebido por mais ninguém né?
                                                                                                                                                                                                              Vá ver nos interiores se o tio do interior recebe suas contas pela internet que não possui, ou sua conta de luz, de água... Para pra pensar um pouco.

                                                                                                                                                                                                                • Empresa privada pouco quer saber dessas localidades onde somente os Correios entrega. Somente eles e mais ninguém faz o que eles fazem

                                                                                                                                                                                                                    • Exato isso se chama serviço social coisa que privada vai catar então quem pedi privatização e mora no interior tem mais e que se fuder mesmo dps vai ficar chorando nas redes sociais que não possuem os serviços bando de ignorantes.

                                                                                                                                                                                                                  • O defeito dos Correios é a precarização como política do governo para deteriorar os serviços. Os responsáveis do governo em deteriorar os serviços dos Correios, são os mesmos que vão fazer a fraudulenta privatização.

                                                                                                                                                                                                                      • Tento abrir uma reclamação sobre os correios e adivinha só, a ouvidoria não atende e nem resolvem, porque é constituída por funcionários da mesma empresa. Simples assim!

                                                                                                                                                                                                                        • Só sei que depois dessa greve o serviço dos correios caiu de qualidade consideravelmente.
                                                                                                                                                                                                                          Já tenho dias abrindo reclamação de produtos meus que não foram entregues até hoje e não sabem onde está e nem respondem as manifestações.
                                                                                                                                                                                                                          Total descaso.

                                                                                                                                                                                                                            • Por isso minhas cartas atrasam tanto... os funcionários dos Correios ficam em bate papo online, tentado defender empresas improdutivas, enquanto poderiam estar trabalhando!

                                                                                                                                                                                                                                • Quem está escrevendo em horário de trabalho otário vai o desocupado aprender sobre logística antes de falar seu ignorante de merda.

                                                                                                                                                                                                                                    • Vagabundo quer usar a rede sozinho e não quer deixar funcionários em tempo livre usar tb. Aí vagabundo reclama de desocupados que reclama dele ser um desocupado. Kkkkk
                                                                                                                                                                                                                                      Quem manda meu celular sou eu.

                                                                                                                                                                                                                                        • Pois é Felipe, infelizmente quando o ignorante não possui argumentos ele começa a tirar essas conclusões, tentar um ataque pessoal, mais não é o caso. Acredite os funcionários dos Correios não vão perder os empregos, o governo já encheu os Correios de generais os comentários do presidente sobre privatização é só para agradar o gado, nada de concreto ele faz nesse sentido, até já criou uma estatal.

                                                                                                                                                                                                                                        • Impressão minha ou aqui no chat so tem funcionários improdutivos dos correios tentando salvar seus empregos???

                                                                                                                                                                                                                                          • A telefonia também piorou muito após ser privatizada kkkkk. Muita gente nem lembra que uma linha telefônica custava o preço de um carro. A concorrência sempre é benéfica para o consumidor.

                                                                                                                                                                                                                                              • E o serviço ta uma.bosta maior número de reclamação entre todos serviços paga menos e se incomoda mais mas no caso dos Correios pagaram mais terão mais problemas e muitos não receberão os serviços parabéns tu devia trabalhar na Nasa gênio.

                                                                                                                                                                                                                                                  • Sempre benéfica. Os bancos hj operam sobre uma regra que eles mesmo criam no jogo. Vai ver qual é o juros do Bradesco, Caixa, BB, Santander, Itaú... Tudo nas mesmas alturas. As operadoras nos centros das cidades é uma coisa. Vai para os interiores e veja a "oferta" de operadoras.
                                                                                                                                                                                                                                                    No Brasil concorrência é sinônimo de cartel, olha os postos de gasolina como fazem. Esse lance de "quanto mais concorrência melhor" muitas vezes é balela p boi dormir.

                                                                                                                                                                                                                                                      • Isso que esse bando de burro não entende privatiza e os outros que são mais caros datam cartel e vai ser ou paga ou não manda bando de ignorantes se achando os inteligentes Brasileiro e foda todos sabem de tudo e não sabem de nada.

                                                                                                                                                                                                                                                        • Privatizar e deixar formar um monopólio e não fiscalizar é a receita para dar tudo errado.

                                                                                                                                                                                                                                                            • Evolução né amigo. Hoje tenho uma linha fixa e o aparelho nem conectado na tomada está. Tem muita cidade de região metropolitana que só tem internet por antena, coisa do passado, mas é a única opção.

                                                                                                                                                                                                                                                                • A tecnologia mudou no mundo todo burrao, bancos , correios e outros serviços não eram usados pela classe de menor poder aquisitivo nós anos 90, então menos, o Estado construiu a telefonia no Brasil, empresas privadas só exploraram o que estava pronto.

                                                                                                                                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                                                                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                                                                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                                                                                  Windows

                                                                                                                                                                                                                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                                                                                  Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista