LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Correios: estudo oficial aponta privatização total como melhor alternativa

17 de março de 2021 197

Atualização (17/03/2021) por LL

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), divulgaram resultados a respeito da primeira fase de estudos oficiais sobre a possibilidade de privatização dos Correios. A conclusão é a de que a desestatização dos serviços postais brasileiros seja total, mas a resolução não tem aplicação imediata.

Os estudos sobre a privatização da estatal foram anunciados ainda em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, e envolvem também análises a respeito da Telebras.

A primeira fase, iniciada em agosto de 2020 e concluída neste mês de março, descarta as possibilidades de venda de apenas parte minoritária dos Correios e a de que a estatal fosse dividida entre tipos de atuação e serviços prestados.

Os estudos da primeira fase indicam que o mercado de correspondência está em recuo no Brasil, com a receita dos Correios apresentando uma queda de 28% em 2020 em comparação com dados de 2019.

Esse, além das "perdas de economia de escala que acabariam por pressionar ainda mais o equilíbrio financeiro", seria um dos principais motivos para que a privatização total dos Correios seja a melhor alternativa.

Haverá ainda uma segunda fase de estudos, que determinará o modelo a ser adotado para o processo de desestatização e deve ser concluída em agosto. O plano passará ainda por debates com sociedade, investidores e funcionários dos Correios.

Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizará avaliação. Posteriormente, caso não ocorram impedimentos, a terceira e última fase implementaria e finalizaria o processo, com cronograma a ser aprovado via projeto de lei pelo Congresso.

O processo da primeira fase foi conduzido pelo Consórcio Postar, formado pela consultoria Accenture, o escritório Machado, Meyer, Sendacz, Opice e o escritório Falcão Advogados. O Ministério da Economia, o Ministério das Comunicações e os Correios participaram da supervisão.

Texto original (08/10/2020)

Correios não devem ser privatizados em 2020, mas há proposta para quebra de monopólio

Por mais que membros do governo Bolsonaro afirmem que há interessados na compra dos Correios e que a estatal está sendo preparada para a privatização, tudo indica que isso não deve acontecer em 2020.

De acordo com fontes da área econômica ouvidas pelo Estadão, o governo já começa a admitir que "o máximo que será possível" de fazer com privatizações em 2020 será a quebra do monopólio dos Correios no serviço postal.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a prometer quatro grandes privatizações para o início de outubro. Contudo, o cenário político no Congresso Nacional mudou e a avaliação da área econômica é de que não há clima para venda dos Correios ou Eletrobrás.

Nós vamos fazer quatro grandes privatizações nos próximos 30, 60, 90 dias - disse Guedes em julho deste ano.

A privatização dos Correios deve ficar para 2021. Membros do governo admitem que não há clima no Congresso Nacional.

Mesmo assim, o time de Guedes garante que há um acordo prévio com membros do Congresso para a privatização de até quatro estatais. Uma delas pode ser os Correios, uma vez que a empresa já "está na fila" desde o início do mandato de Bolsonaro.

Em agosto deste ano, membros do governo chegaram a prometer que iriam enviar ao Congresso um projeto de lei para rever o monopólio dos Correios no serviço postal, contudo, a proposta não ganhou corpo e ainda não chegou ao parlamento.

Cabe ressaltar que os Correios tem o monopólio sobre o serviço postal (cartas e afins), mas o mercado de entrega de encomendas e outros produtos não é exclusivo da estatal. Como resultado, muitas varejistas tem apostado em logística própria para contornar possíveis problemas com o serviço dos Correios.


197

Comentários - página 2

Correios: estudo oficial aponta privatização total como melhor alternativa
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista