Economia e mercado 29 Abr
Em abril de 2019 vimos aqui que o Metrô Rio confirmou oficialmente a sua parceria com a Visa para oferecer aos seus usuários a possibilidade de realizar o pagamento por aproximação utilizando cartões de crédito ou débito, dando assim maior praticidade para pagamento de passagens.
Inicialmente, essa novidade permitiu que os usuários pudessem pagar com as carteiras virtuais da Samsung, Google, Apple e outras, bem como de cartões contactless, agilizando o acesso às estações, algo que agora foi ampliado com a disponibilização também no chamado Metrô na Superfície.
Um dos pontos convenientes na novidade é que, assim como os cartões RioCard, a novidade dá aos passageiros a possibilidade de se beneficiar da integração sem gastos extras, algo que também é uma novidade para os usuários do modal.
Segundo publicação do "O Globo", o usuário realizará o pagamento aos mesmos moldes do que já é feito com os cartões, aproximando o smartphone ou smartwatch no leitor, o que exibirá o valor cobrado. Ao chegar na outra viagem, o procedimento deverá ser repetido, o que exibirá o valor da passagem sendo cobrado apenas uma vez.
Temos novidades pra quem utiliza o #MetrôNaSuperfície! Agora você pode embarcar através do pagamento por aproximação. Mais rapidez, simplicidade e praticidade no seu dia a dia! Use seu cartão Visa ou Elo ou dispositivo com a tecnologia NFC e boa viagem. #MetrôRio #AproximouPagou pic.twitter.com/Cj2zOdYUeV
— metro_rio (@metro_rio) October 15, 2020
Ainda segundo a publicação, o período de integração é de até duas horas entre catracas, o que significa dizer que, se você exceder esse prazo, uma nova passagem será cobrada e são suportados apenas cartões emitidos pela Visa e Elo.
Não menos importante, por enquanto isso está limitado apenas aos ônibus do Metrô na Superfície, que são aqueles que operam nas linhas de ônibus nas estações Botafogo e Antero de Quental, no Leblon, com destino à Gávea, não devendo ser confundido com os ônibus da Integração Expressa, que seguem não suportando a novidade.
Comentários