LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais imposto: São Paulo publica decreto que aumenta ICMS para TV por assinatura

16 de outubro de 2020 25

Nesta sexta-feira (16), o governo de São Paulo publicou o decreto 65.252/2020 que gera um aumento no ICMS para o serviço de TV por assinatura. O imposto deixará de ser de 12% e passará a 14,6%.

Ainda de acordo com o texto, qualquer taxa abaixo de 18% poderá ser considerada um benefício fiscal. No entanto, o segmento de banda larga popular não será afetado pela mudança na alíquota.

Imagem: Reprodução

Segundo a Associação Brasileira da TV por Assinatura (ABTA), a alta na cobrança do imposto poderá fazer o estado paulista arrecadar menos. Isso porque, na visão da entidade, o aumento tributário tem chance de gerar uma queda de 20% na base de assinantes no território.

A alíquota também sofrerá reajuste em outros setores, além da televisão fechada. Entre eles, estão o de publicidade na TV paga (13,5%), call centers (de 15% a 17,2%) e serviços de rastreamento de veículos de carga (9,8%).

Apesar de ter existido o receio de que as operadoras de telefonia móvel começassem a pagar pela banda larga popular – aqueles planos de baixa velocidade mais baratos –, a modalidade continuou isenta de qualquer taxa.

O aumento na cobrança do ICMS se baseia na regra do Confaz (Convênio ICMS 42/2016), a qual liberava a revisão de benefícios fiscais sem precisar extingui-los. OS efeitos do decreto – em vigor de imediato – apenas deverão ser sentidos a partir de janeiro de 2021.

Qual é a sua opinião sobre o aumento de imposto cobrado sobre a TV por assinatura e outros serviços? Relate para a gente no espaço abaixo.


25

Comentários

Mais imposto: São Paulo publica decreto que aumenta ICMS para TV por assinatura
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 156.469 mortes em 5.352.935 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular