LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais velocidade! FCC aprova destinação do espectro de 5,9 GHz para rede Wi-Fi

18 de novembro de 2020 0

Enquanto aguardamos o lançamento dos primeiros roteadores compatíveis com a rede Wi-Fi 6E, aprovada no início desse ano, uma mudança importante acaba de acontecer em votação realizada pela FCC, órgão de telecomunicações dos EUA equivalente à Anatel. A partir de agora, a faixa de 5,9GHz se tornará parte integrante da rede Wi-Fi de 5GHz.

Os 5,9GHz faziam parte do espectro destinado ao chamado V2X, protocolo estabelecido para permitir a conexão de carros autônomos com outros eletrônicos, e chegaram a ser solicitados pela Qualcomm no início do mês. Com a nova destinação da faixa, podemos esperar por respostas não muito amigáveis da indústria automotiva.

De acordo com o comissário da FCC Michael O'Rielly, a medida irá permitir a redução do congestionamento das redes Wi-Fi de 5GHz, consequentemente aumentando sua velocidade de operação. O'Rielly aponta ainda os vinte anos de estagnação das fabricantes de automóveis desde a aprovação dos 5,9GHz para o V2X como uma das motivações para a mudança.

Antigamente destinada a veículos autônomos, a banda de 5,9GHz passa agora a fazer parte do espectro de operação do Wi-Fi de 5GHz.

"Hoje colocamos um fim a duas décadas de desperdício e uso ineficiente da valiosa banda de 5,9GHz", afirmou. O membro da FCC revelou ainda que a grande maioria dos usuários deve ter acesso fácil à nova faixa de frequências, bastando apenas uma "rápida atualização de software" nos dispositivos.

Ainda não há se sabe se outros países, como o Brasil, seguirão os passos da FCC, mas considerando os esforços dos órgãos em haver concordância em suas medidas, é possível que situação parecida ocorra por aqui em breve. Vale lembrar que a chegada do 5G mmWave já tem causado bastante alvoroço na Anatel, que também discute a destinação de faixas para o Wi-Fi 6E.


0

Comentários

Mais velocidade! FCC aprova destinação do espectro de 5,9 GHz para rede Wi-Fi
Android

Black Friday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar na Black Friday 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas