LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TIM e Oi prometem fornecer instalação de ponto em compartilhamento de rede neutra

24 de novembro de 2020 0

A implementação de redes neutras no Brasil promete aumentar as ofertas de serviços de internet via fibra, atender a grandes companhias e até mesmo facilitar a implementação da conexão 5G no país. O movimento tem sido encabeçado por algumas das maiores operadoras do mercado brasileiro, como TIM e Oi, que revelaram hoje mais alguns detalhes de suas redes neutras.

Entre elas, a TIM é a que apresenta voz mais ativa no novo projeto. A companhia vem citando a importação da instalação de uma rede neutra, bem como seus planos, antes mesmo de outubro, quando anunciou estar em busca de sócios para a implementação da solução. Os investimentos da operadora devem englobar toda a infraestrutura da rede, inclusive a instalação de pontos de acesso na casa de clientes, conforme revelou Leonardo Capdeville, CTIO da TIM.

“A Infraco que pretendemos criar vai da OLT [equipamento de distribuição de dados em fibra ótica] até a casa do cliente”, disse Capdeville em live realizada pelo site Tele.Síntese. A ideia da gigante é diluir os custos de modo a beneficiar clientes e operadoras parceiras. Além disso, o CTIO também confirmou que há planos de atender não apenas o consumidor final, como também pequenas empresas e até mesmo distribuição do sinal 5G.


Ainda durante a live, Rogério Takayanagi, CSO da Oi, que possui forte presença em serviços de banda larga, confirmou que a empresa também seguirá modelo semelhante ao da TIM, mas atendendo a um público ainda mais abrangente. Além dos clientes já citados pela concorrente, a Oi também visa fornecer serviço para outras operadoras que necessitem de rede de transporte e provedoras menores que necessitam de pacotes mais completos. Mais uma vez, a ideia é diluir custos para parceiros e consumidores.

Por fim, a American Tower, que entrou no segmento de fibra com a aquisição da Cemig Telecom, apresentou posicionamento oposto às outras duas gigantes das telecomunicações. Seus serviços irão englobar toda a infraestrutura até o OLT, mas os custos de instalação de ponto ficarão a cargo do contratante.


0

Comentários

TIM e Oi prometem fornecer instalação de ponto em compartilhamento de rede neutra
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista