LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novidades chegando! Pix deve ganhar código QR para pagamento offline, saque em dinheiro e mais

25 de novembro de 2020 0

O sistema de pagamentos Pix já é um sucesso – na primeira semana de funcionamento, o novo método de pagamento do BC foi capaz de movimentar R$ 9,3 bilhões, e tudo indica que ele vai ficar ainda mais popular em breve, graças à adição de novos recursos.

Entre as novidades teremos, por exemplo, a inclusão de códigos QR para pagamentos offline bem como a inclusão de um recurso que permite saque de dinheiro.

As informações em questão foram divulgadas por Breno Lobo e Carlos Eduardo Brandt, chefe e chefe-adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, durante o evento Money Week.

Durante a ocasião, foram esclarecidas algumas dúvidas sobre o Pix como, por exemplo, a gratuidade do serviço para pessoas físicas. Eles deixaram claro que o BC não tem intenção de tarifar as transações nessa categoria.

Já para as pessoas jurídicas, a tributação deve ser iniciada a partir de 2021 em determinadas situações – mas a dupla deixou claro que o BC vai acompanhar de perto o movimento, e que quem é PF terá redução de custos com operações de pagamentos em comparação ao atual sistema.

Voltando às funcionalidades futuras, teremos, por exemplo, o saque via Pix, que permitirá que o usuário saque dinheiro no caixa de uma loja, com isso, tornando as pessoas menos dependente de caixas eletrônicos. Para as lojas isso também acabara sendo benéfico, vendo que resultará em um menor acúmulo de cédulas no decorrer do dia.

Já o QR Code offline permitirá realizar pagamentos via Pix sem precisar de uma conexão com a internet. Na ocasião, o recebedor poderá gerar um código QR de pagamento e "rotear" a conexão para que o procedimento seja realizado (ainda faltam alguns detalhes mais específicos sobre como isso vai funcionar).

Outra novidade vindoura diz respeito ao Pix garantido, que permitirá agendar um pagamento para uma data específica dando garantia de recebimento ao recebedor – mesmo que o pagador não possua saldo em conta. A instituição financeira do pagador será responsável por garantir o depósito dos valores.

Além dos citados acima, em breve também poderemos desfrutar de pagamento por aproximação (NFC) e uma espécie de débito direto autorizado (DDA) com o Pix, entretanto, todos os recursos mencionados ainda não tem uma data certa para a estreia.

Até o momento, o que sabemos é que o Banco Central pretende iniciar estudos e testes com os recurso em questão no início do próximo ano, então, continue ligado no TudoCelular para ficar por dentro de quando estes estarão disponíveis.


0

Comentários

Novidades chegando! Pix deve ganhar código QR para pagamento offline, saque em dinheiro e mais
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas