
Segurança 02 Dez
03 de dezembro de 2020 0
Em meio ao caos do início da segunda onda da COVID-19 pelo mundo, a corrida pelas vacinas continua, com algumas boas notícias tendo sido divulgadas nessa semana. Entre elas está a aprovação da vacina da Pfizer no Reino Unido, que começa a aplicar o medicamento na população já na próxima semana, além da chegada de 1 milhão de doses da CoronaVac ao estado de São Paulo, que também se apressa para começar a vacinação o quanto antes.
No entanto, há algumas regiões do mundo que terão maiores dificuldades em relação à logística das vacinas, sendo seu clima um dos obstáculos. Assim sendo, a chinesa Cainiao, divisão de logística da varejista Alibaba, e a etíope Ethiopian Airlines estabeleceram nessa semana uma parceria para o desenvolvimento de um canal aéreo para o envio de vacinas a diversas regiões do mundo, como a África e o Oriente Médio.
A ideia está concentrada no transporte de medicamentos sensíveis a temperatura, como as vacinas da Pfizer e da Moderna. Por serem baseadas em uma parte do código genético do vírus, chamada de RNA, ambas as soluções requerem armazenamento e transporte em temperaturas muito menores do que outras vacinas. Enquanto a maioria delas requer ambiente entre 2ºC e 8ºC, as vacinas da Moderna e da Pfizer exigem temperaturas na casa dos -70ºC, um desafio também para o Brasil.
“Esta é a primeira rota fria de cadeia médica transfronteiriça a ser operada regularmente e é certificada para transportar medicamentos com temperatura controlada, incluindo vacinas da COVID-19”, disse a Cainiao, que afirmou ser capaz de entregar as medicações em todo o mundo dentro de 72 horas, ainda que não tenha revelado quais companhias farmacêuticas utilizarão o serviço.
Entre as medidas adotadas para o transporte estão um terminal de cargas capaz de ter a temperatura ajustada entre -23ºC e 25ºC, além de aeronaves com cabines equipadas com monitores de temperatura. A Ethiopian Airlines já vem atuando durante toda a pandemia, tendo transportado mais de 3 mil toneladas de medicamentos e suprimentos de Shenzhen para África, Europa, Oriente Médio e até mesmo América do Sul.
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários