LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm pode ter vendido 176 milhões de modens à Apple e se tornado maior cliente da TSMC

08 de dezembro de 2020 2

A reconciliação com a Apple em agosto do ano passado tem se mostrado uma das medidas mais acertadas para a Qualcomm. Fornecedora dos modens 5G da linha iPhone 12, a fabricante de chips fechou seu 4º trimestre fiscal com resultados espetaculares, e inúmeros analistas acreditam que a parceria ainda deve render frutos de mais de US$3 bilhões.

O bom período da Qualcomm graças aos pedidos da Apple parece continuar firme, se levarmos em consideração o recente estudo realizado pela agência Sina Finance. De acordo com a análise, a Qualcomm é agora a maior cliente de 7nm da TSMC, sendo a gigante de Cupertino a responsável por isso. As duas companhias estariam negociando cerca de 80.000 wafers de modens apenas neste final de ano.

As antenas mmWave QTM 525 (à esquerda) e o modem Snapdragon X55 são os componentes da Qualcomm utilizados para habilitar o 5G na família iPhone 12.

Para destrinchar o valor exato de chips negociados, o site WCCFTech relacionou inúmeros dados. Para começar, a publicação precisou descobrir o tamanho do Snapdragon X55, modem utilizado nos novos iPhones que não possui suas dimensões divulgadas. Para isso, um material de marketing da própria Qualcomm foi usado como base.

Na propaganda, o Snapdragon X55 é anunciado como 2,6 vezes menor que o Balong 5000 da HiSilicon, que teve suas dimensões reveladas em teardown do site TechInsights. Com 9,82mm x 8,74mm, o Balong 5000 apresenta área de 85,53mm². Seguindo então as informações da Qualcomm, seu modem deve contar com área aproximada de 33mm².

O Snapdragon X55 é supostamente 2,6 vezes menor que o HiSilicon Balong 5000, presente no Huawei Mate 40 Pro.

Considerando que um wafer de 12 polegadas contém área de 72.965mm², cada um deles é capaz de produzir até 2.211 modens. Associando essa informação aos 80.000 wafers vendidos à Apple, chegamos a uma estimativa de mais de 176 milhões. O número impressiona, e já é muito próximo de previsões do site Bloomberg, que acreditavam que cerca de 200 milhões de unidades da família iPhone 12 seriam vendidos ainda em 2020.

Vale lembrar que a parceria entre Apple e Qualcomm ainda deve durar muitos anos. Segundo relatório da gigante de Cupertino, seus smartphones devem contar com modens Snapdragon até pelo menos 2024, o que ainda deve render muito dinheiro à Qualcomm.


2

Comentários

Qualcomm pode ter vendido 176 milhões de modens à Apple e se tornado maior cliente da TSMC
  • Qualcomm foi esperta. Viu que Apple faz tudo antecipado e planejado e despejou o chip x55 gastador. E lançou um melhor depois que n tá no iPhone 12. Kkkk

    O chip e sensacional no sinal (até o 4g e quase o dobro de velocidade do anterior do iPhone 11), mas o bicho come bateria que nem nhonho come comida.

      • Acho q ela não lançou o x55 pra Apple gastador, até pq é o mesmo modem q ta no 865/865+
        Já era esperado q ela lançasse o sucessor x60 pro novo Soc dela, a Apple não deve ter pego ele pq o a14 foi fabricado no meio do ano

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Windows

        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

        Economia e mercado

        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista