LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm pode ter vendido 176 milhões de modens à Apple e se tornado maior cliente da TSMC

08 de dezembro de 2020 2

A reconciliação com a Apple em agosto do ano passado tem se mostrado uma das medidas mais acertadas para a Qualcomm. Fornecedora dos modens 5G da linha iPhone 12, a fabricante de chips fechou seu 4º trimestre fiscal com resultados espetaculares, e inúmeros analistas acreditam que a parceria ainda deve render frutos de mais de US$3 bilhões.

O bom período da Qualcomm graças aos pedidos da Apple parece continuar firme, se levarmos em consideração o recente estudo realizado pela agência Sina Finance. De acordo com a análise, a Qualcomm é agora a maior cliente de 7nm da TSMC, sendo a gigante de Cupertino a responsável por isso. As duas companhias estariam negociando cerca de 80.000 wafers de modens apenas neste final de ano.

As antenas mmWave QTM 525 (à esquerda) e o modem Snapdragon X55 são os componentes da Qualcomm utilizados para habilitar o 5G na família iPhone 12.

Para destrinchar o valor exato de chips negociados, o site WCCFTech relacionou inúmeros dados. Para começar, a publicação precisou descobrir o tamanho do Snapdragon X55, modem utilizado nos novos iPhones que não possui suas dimensões divulgadas. Para isso, um material de marketing da própria Qualcomm foi usado como base.

Na propaganda, o Snapdragon X55 é anunciado como 2,6 vezes menor que o Balong 5000 da HiSilicon, que teve suas dimensões reveladas em teardown do site TechInsights. Com 9,82mm x 8,74mm, o Balong 5000 apresenta área de 85,53mm². Seguindo então as informações da Qualcomm, seu modem deve contar com área aproximada de 33mm².

O Snapdragon X55 é supostamente 2,6 vezes menor que o HiSilicon Balong 5000, presente no Huawei Mate 40 Pro.

Considerando que um wafer de 12 polegadas contém área de 72.965mm², cada um deles é capaz de produzir até 2.211 modens. Associando essa informação aos 80.000 wafers vendidos à Apple, chegamos a uma estimativa de mais de 176 milhões. O número impressiona, e já é muito próximo de previsões do site Bloomberg, que acreditavam que cerca de 200 milhões de unidades da família iPhone 12 seriam vendidos ainda em 2020.

Vale lembrar que a parceria entre Apple e Qualcomm ainda deve durar muitos anos. Segundo relatório da gigante de Cupertino, seus smartphones devem contar com modens Snapdragon até pelo menos 2024, o que ainda deve render muito dinheiro à Qualcomm.


2

Comentários

Qualcomm pode ter vendido 176 milhões de modens à Apple e se tornado maior cliente da TSMC
  • Qualcomm foi esperta. Viu que Apple faz tudo antecipado e planejado e despejou o chip x55 gastador. E lançou um melhor depois que n tá no iPhone 12. Kkkk

    O chip e sensacional no sinal (até o 4g e quase o dobro de velocidade do anterior do iPhone 11), mas o bicho come bateria que nem nhonho come comida.

      • Acho q ela não lançou o x55 pra Apple gastador, até pq é o mesmo modem q ta no 865/865+
        Já era esperado q ela lançasse o sucessor x60 pro novo Soc dela, a Apple não deve ter pego ele pq o a14 foi fabricado no meio do ano

        Android

        Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Especiais

        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas