Economia e mercado 17 Dez
E o Google Índia realizou hoje o evento L10n, onde a empresa anunciou diversas novidades que estarão sendo implementadas nos serviços que são disponibilizados dentro do país asiático, incluindo a expansão do suporte dos aplicativos para as diversas variações do idioma indiano.
Essa decisão causa surpresa pelo fato de ser uma tarefa que envolve certa complexidade, já que na Índia possui mais e 1 bilhão de habitantes e existem atualmente 22 idiomas oficiais, fazendo com que a gigante das buscas tenha tomado uma decisão estratégica muito desafiadora de modo geral.
O Google Maps vai receber o suporte a 9 idiomas locais, como Gujarati, Marathi e Tamil, fazendo com que ele se torne mais inclusivo para quem não tem conhecimento de outras formas de comunicação sem ser a nativa da região de moradia, sendo mais um ponto positivo para a empresa atuar com eficácia no continente asiático.
Já no campo de pesquisas, vai ser possível modificar os resultados para qualquer língua desejada, tendo cinco como opção. Já para o Google Lens, foi percebido que os indianos conseguem usar o recurso com maior frequência do que em qualquer outro lugar do mundo, mostrando que a gigante de Mountain View precisa se empenhar ainda mais em agradar esse público.
Uma novidade está no fato dele poder ser usado para resolver cálculos matemáticos em Hindi, tendo como auxiliar um novo sistema de Inteligência Artificial multilíngue que consegue usar o conhecimento de cidadão com experiência em programação, pelo fato de ser de código aberto, para a implementação de novos idiomas.
Apesar de ser um planejamento ambicioso, faz parte da estratégia da empresa de fazer com que todos os habitantes da Índia estejam conectados e usando o Google, prometendo avançar até conseguir colocar o bilionésimo indiano online.
Comentários