LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: governo chinês condena à prisão jornalista que registrou início da pandemia

28 de dezembro de 2020 50

Completando mais de um ano, a pandemia de COVID-19 tem declarada como seu epicentro a cidade de Wuhan, na China. Ainda não se sabe exatamente qual o ponto de partida da infecção, ainda que alguns estudos afirmem que um mercado de animais exóticos tenha sido o local de nascimento da doença.

Agora, com o mundo em meio à segunda onda de contaminação, uma notícia acaba de chegar da China. A jornalista Zhang Zhan, natural da cidade de Shanghai, foi condenada a 4 anos de prisão sob acusações de ter "propagado boatos" e de ter "provocado distúrbios" durante sua cobertura no início da crise.

Zhan divulgou em suas redes sociais imagens que mostravam o caos dos hospitais de Wuhan, o que contrariava as afirmações do governo chinês, que sempre alegou que a crise havia sido controlada com grande sucesso. Diante disso, a jornalista foi presa em maio. Ainda segundo seus advogados, a jovem protestou frente à situação com uma greve de fome, mas foi forçada a se alimentar por meio de uma sonda.

Os advogados afirmam ainda que Zhang Zhan está sendo silenciada pela China, que responde alegando que a repórter "espalhou desinformações" sobre a conduta do país na pandemia. Em entrevista à mídia internacional, que ficou de fora do julgamento, a defesa exprimiu preocupação acerca de sua cliente, que se "mostrava abatida" e que acreditava que poderia morrer na prisão.

Zhang Zhan foi condenada a 4 anos de prisão pelo governo chinês por "propagar boatos" e "espalhar desinformações" sobre a conduta da China durante a pandemia.

Essa não é a primeira vez que a conduta do governo chinês frente à pandemia é questionada, havendo dois casos em destaque. O primeiro diz respeito a interrogatórios de profissionais de saúde que alertaram sobre o surgimento de um perigoso vírus misterioso no país, com a China acusando os médicos de "propagar boatos". Em fevereiro, um dos doutores, Li Wenliang, primeiro a lançar um alerta sobre o novo vírus, foi morto pela COVID-19.

O segundo veio à tona por meio do canal de notícias CNN, que recebeu de um denunciante anônimo um suposto documento oficial que denunciava os erros do governo chinês durante a crise. Um dos pontos mais críticos se refere à notificação de mortes, que, segundo o documento, registrava em 10 de fevereiro 5.918 casos, mais do que o dobro dos números oficiais.


50

Comentários

Coronavírus: governo chinês condena à prisão jornalista que registrou início da pandemia
  • Tá pensando que o si jinping?

    • Não existe democracia na china, eles vivem uma ditadura comunista

      • A China inteira, com 1 bilhão e trezentos milhões de habitantes, declarou até agora 89.976 casos, com 4.634 mortes (pesquise no Google e aparecerá de cara). O Brasil, com 210 milhões de habitantes, teve 7,4 milhões de casos e 191 mil mortes declaradas, até agora, pelos órgãos de Saúde.

        Transparência ZERO e ainda querem que acreditemos na eficácia da VACINA CHINESA.

        Nada novo, vindo de um governo comunista DITADOR.

        No entanto, IDIOTAS que apoiam esse tipo de governo, não tem coragem de morar em um país como este.

          • Me poupe amigo, não houve Lockdown e nem tá tendo, campeonato de futebol com todos sem Máscara no estádio, acredita mais o que vindo do PCC partido comunista chinês

              • Eu concordo plenamente, o que esperar do ursinho Pooh chinês? Um babaca comunista, e proibindo liberdade no país, incluindo forçar a população a ser ateista, Deus livre guarde o mundo da praga chinesa, não falo do vírus e sim da China em si, mas aí vão falar, Ah seu produto é da China, Ah seu celular é da China, infelizmente sim, onde a mão de obra recebe uma merreca de salário só para não ser considerado escravidão, absurdo, indignado.

                • O pano do tartaro deve ter ficado tão sujo, que deve ta usando a língua pra "passar pano" agora kkkkk

                    • Errado, eles são a pura e Clara ditadura, depois de tudo que fizeram até matando jornalistas, médicos que divulgaram ao mundo, pq defender a escória que fez a vacina para o mundo e nem vão usar a própria que fizeram, acredita em coelhinho da Páscoa?
                      A ditadura é tão pouca lá né que não tem acesso a Google, Facebook, somente em redes liberadas pelo governo PCC, a ignorância é uma benção.

                        • O cara defendendo o indefensável, a prisão de uma jornalista que cobria os fatos e não se curvou a repressão do governo chinês que queria maquiar tudo. Isso é pura gadisse

                          • Devem ter matado e ninguém ter sabido disso

                              • Vcs ainda tem credibilidade no número de casos que a China tem? Se bombear, lá tem 21 mi de mortos

                                  • Infelizmente vivemos em um mundo onde certas coisas como essas acontecem, e não são uma ou duas vezes, isso acontece direto, países silenciando pessoas que tem a sua liberdade de expressão com a desculpa de "espalhar boatos", acredito que se fosse mentira mesmo, não chegaria ao ponto de ser considerado um "silenciamento" governamental.Agora realmente entendemos porque a China não tem um caso a um bom tempo kk...

                                      • Se fosse so essa... Vários jornalista e médicos que tentavam alerta o mundo do perigo do vírus na época em que a China ainda insistia que não era transmissível entre humanos deram um chá de sumiço. Isso não é novidade nenhuma, esse país a muito tempo é assim em tentar maquiar dados e oculta a verdade usando da opressão em tentar calar quem for contra.

                                          • China é comunista vive em ditadura há anos, lá não se pode ter liberdade de expressão, tanto que o médico que alertou sobre a COVID foi preso e logo após supostamente morreu com covid

                                            • ditadura e ditadura, quem quer isso pra cá é louco

                                                • "bonzinho"

                                                  não vai dá 1 ano e ela vai morrer na prisão por "algum detento"...

                                                  • Ainda tem brasileiro que defende esse tipo de governo.

                                                      • Hoje em dia chamam qualquer GOLPISTA de "jornalista"...
                                                        PS: Ela é advogada

                                                          • É em relação as informações a gente não tá diferente não... Só números maquiados, hospitais de campanha vazios e por aí vai... Tudo pra manter o estado de emergência e o fluxo de desvio de verba a todo vapor... Parabéns Pará Nossa democracia exemplar.

                                                            • O médio que descobriu foi morto pelo partidao neh, regimes autoritarios sao assim msm, dizem que é para o bem, nao sei que bem...

                                                                • Sistema politiqueiro, assim como o sistema fundamentalista religioso, sua irmã gêmea siamesa, são as duas desgraças milenares da raça humana.
                                                                  %uD83E%uDD22%uD83E%uDD2E

                                                                    • Quem morre de Covid por lá fica oculto, assim como ocultaram o real número de infectados, ditadura é assim.
                                                                      Não me esqueço que perseguiram e prenderam os médicos que alertaram o surgimento do covid, se isso não tivesse acontecido e tivessem ouvido eles o mundo não estava nessa situação.

                                                                        • É por isso que não morre um de covid há 7 meses...

                                                                          • A China tem uma birra histórica com o ocidente, é uma espécie de Coreia o Norte que deu certo. Conta com total cobertura da OMS para continuar disseminando vírus pelo mundo e lucrando com o caos, Tem por objetivo enfraquecer a economia global para alcançar o topo de maior potência mundial. Acho que se houvesse uma retaliação do demais países do mundo com suas arbitrariedades, como a suspensão da exportação de alimentos pra lá, iria faltar inseto pra alimentar seu povo e provavelmente teríamos "um novo caso nazino" no século XXI.

                                                                            • Mano cala a boca você só fala merda, todo mundo sabe que a Jornalista foi silenciada em prol do PCC (Partido Comunista Chinês)

                                                                              • E por isso ela merecia ser presa? Se for assim metade dos jornalistas do Brasil deveriam ser presos pelo governo. Vc tenta justificar o injustificável, é melhor ficar quieto.

                                                                                  • Cade o Tartaro?

                                                                                    • É a China querendo mostrar pro mundo que mesmo tendo uma população imensa conseguiu "controlar" a situação sem grandes problemas... mas com o tempo a verdade vai aparecendo...

                                                                                        • E aqui no BR há quem ache ruim da imprensa noticiar os podres dos políticos.
                                                                                          Caso contrário nunca teríamos sabido de Mensalão, Petrolão, Rachadinha, compra de votos no senado/câmara deputados etc ...

                                                                                          • E depois vêem me dizer que a corovac é uma boa

                                                                                            • Cadê o Tártaro?

                                                                                              • Governo autoritário é isso aí, seja ele de esquerda ou de direita. Típico! Usina de Chernobyl pegando fogo, radiação monstra escapando, baita caos, um monte de gente morrendo, e o governo soviético pro mundo: "nao foi nada demais, foi só um pequeno incêndio que já está controlado, voltem ao o que estavam fazendo..."

                                                                                                  • EUA invadindo o Oriente Médio para firmar acordos militares com os governos locais no combate às milícias que os próprios Estados Unidos armaram décadas antes, pra consolidar o controle da distribuição de petróleo pro mundo todo, num movimento sob o disfarce de "combate ao terrorismo", com o exército estadunidense cometendo diversos crimes contra a humanidade entre saques, execução de civis e estupros coletivos, como denunciou o Assange, e nos contaram que os vilões da história são os povos muçulmanos. Mais recente, os mesmos EUA, sob o comando do peguete do Bozo, reteve em seus portos equipamentos e insumos pro combate ao vírus doados pelos chineses a vários países, e passou impune, nenhuma sanção internacional, nada. Assim, completamente errado o governo chinês nesse caso, é um país com sérios problemas em questões de violação a direitos humanos e censura, mas antes que o baba-ovo reaça, conservador ou neoliberal estúpido venha falar bobagem, cuidado com ro lado que vão defender porque vocês vão passar pano pro tão ruim quanto e até pior. E isso nem é pra você, Pavamarea, é pra quem ler esse comentário e possivelmente tomar as dores de uma crítica ao "Ilusório Paraíso Capitalista de Terceiro Mundo" estadunidense. Gravíssima a condição imposta a essa jornalista, se quer saber, esse mundo humano tá podre, em quase todo lugar!

                                                                                                    • Nenhuma novidade. Viram o que aconteceu com o médico que fez o alerta.

                                                                                                      Android

                                                                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                      Android

                                                                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                      Windows

                                                                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                      Economia e mercado

                                                                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista