LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD supera participação de mercado da Intel pela 1ª vez em 15 anos, revela benchmark

04 de janeiro de 2021 13

Não é novidade que a AMD teve um excelente ano em 2020, reconquistando grande parcela do público e assumindo a liderança em termos de desempenho entre as CPUs para desktop. Diante de problemas em sua linha de produção, a Intel precisou manter seu processo de 14nm por mais tempo que o esperado, abrindo margem para que o time vermelho e suas arquiteturas Zen se tornassem algumas das melhores opções do mercado.

A cada semana, notícias relatam alguns recordes que a AMD vem conquistando com suas linha Ryzen 3000 e 5000, com um número de vendas cada vez maior, e agora é a vez do benchmark PassMark trazer a boa notícia à empresa. Segundo seus dados referentes ao primeiro trimestre de 2021, a AMD apresenta 50,8% da participação de mercado mundial, contra 49,2% da Intel, assumindo assim a liderança pela primeira vez em quinze anos.

Participação de mercado em desktops, onde a AMD lidera pela primeira vez em 15 anos.

Tais números, no entanto, estão ligados apenas ao mercado de desktops. A Intel ainda mantém liderança significativa em notebooks, onde detém 83,8% contra 16,3% da AMD, e em servidores, com impressionantes 98,6% contra apenas 1,4% do time vermelho. Ainda assim, os números combinados mostram que a diferença entre as duas sofreu grande redução, também sendo a menor em 15 anos, de apenas 22,2%.

Participação de mercado em notebooks, onde a Intel ainda mantém sua liderança com folga.

Outro ponto importante a se considerar e reforçado pelo próprio PassMark é que os dados coletados referem-se apenas a computadores Windows, não englobando, por exemplo, usuários Linux, o que pode indicar que os números podem na verdade ser ainda mais impactantes.

Na participação geral, a diferença entre AMD e Intel é de apenas 22,2%, também sendo a menor em 15 anos.

A competição entre as duas gigantes deve ficar ainda mais acirrada nesse ano, com possibilidade de vermos a AMD assumir de vez o topo do mercado. Com a empresa já trabalhando em seus aguardados chips de 5nm com a arquitetura Zen 4, o cenário se complica para a Intel, que ainda tenta se recuperar com a promissora família Rocket Lake-S.


13

Comentários

AMD supera participação de mercado da Intel pela 1ª vez em 15 anos, revela benchmark
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020