LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel descontinua placas-mãe da série 300 em preparação para a linha Rocket Lake-S

06 de janeiro de 2021 0

Sofrendo grande pressão da AMD no mercado, a Intel mantém planos ambiciosos com sua arquitetura híbrida enquanto prepara a chegada da 11ª geração de processadores Rocket Lake-S. Munidos dos novos núcleos Cypress Cove, que misturam as tecnologias das família Ice Lake e Tiger Lake, os próximos lançamentos da gigante de Santa Clara prometem recuperar a reputação da empresa, ao menos em jogos, com desempenho similar ao oferecido pelos chips Ryzen 5000.

Como parte dos preparativos para a chegada da nova família, a Intel acaba de anunciar que irá descontinuar as placas-mãe da série 300, incluindo H310, H370, Z370 e Z390, desenvolvidas para a 9ª geração de processadores. A notícia não chega exatamente como uma surpresa, considerando que a própria 9ª geração teve o fim de sua produção declarado no mês passado.

A novidade não impactará aqueles que ainda não migraram para um processador AMD e estão de olho na 11ª geração ou mesmo na 10ª geração. As placas da série 300 utilizam o socket LGA 1151, enquanto os chips Intel mais recentes já estão operando no novo LGA 1200, que estreou na linha 400 e será mantido nas novas placas da série 500, previstas para chegar ao mercado na próxima semana.

Os últimos pedidos de placas-mãe da série 300 serão realizados no final de julho de 2021, com os últimos envios acontecendo em janeiro de 2022.

Na prática, isso quer dizer que quem possuir um Intel Core de 10ª geração poderá realizar o upgrade para a próxima geração sem maiores problemas, sendo possível ainda que aqueles que estão de olho na aquisição de um chip da 10ª geração escolham uma placa-mãe da série 500.

Apesar da retrocompatibilidade com a 10ª geração, o socket LGA 1200 não deve durar por muito tempo. Isso porque a 12ª geração Intel Alder Lake, que estreará os 10nm e a arquitetura híbrida em desktops, deve ganhar um novo socket, o LGA 1700, forçando assim usuários da marca a realizar um novo upgrade completo.


0

Comentários

Intel descontinua placas-mãe da série 300 em preparação para a linha Rocket Lake-S
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista