LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

20 anos de Xbox: executivos da Nintendo "teriam rido" de proposta de compra da Microsoft

06 de janeiro de 2021 13

Estamos completando a primeira semana de 2021 e, neste ano, a marca Xbox completa 20 anos de existência. O Xbox original chegou ao mercado em 15 de novembro de 2001, sendo a aposta da Microsoft para combater o sucesso da Sony, Sega e Nintendo com seus PlayStation, Dreamcast e GameCube.

Sua criação se deu diante da reorganização dos componentes de diversos laptops da Dell em uma espécie de gabinete em formato de X, de onde vem o nome Xbox. Desde então, a marca cresceu significativamente, sendo hoje representada pelo poderoso Xbox Series X e o mais modesto Xbox Series S.

Para comemorar os 20 anos da marca, o Bloomberg publicou uma extensa reportagem que conta por meio das palavras de duas dúzias de executivos da Microsoft que estiveram envolvidos com a criação do Xbox a história do console. Entre as diversas histórias narradas, uma em particular é bastante curiosa.

Os relatos revelam que o Xbox original era conhecido como "Midway" ou "Coffin Box" (algo como "Caixão Box") por causar na equipe a apreensão de serem demitidos. O protótipo acabou interessando a Microsoft, que começou a buscar por jogos exclusivos por meio da tentativa de aquisição de desenvolvedoras como a Electronic Arts (EA), a Midway Games, antiga responsável por Mortal Kombat, e a Squaresoft, hoje Square Enix.


Os esforços da empresa, em especial do antigo CEO Steve Ballmer e do diretor de relações third-party Kevin Bachus, levaram ao surgimento de uma proposta de aquisição da Nintendo. Os executivos chegaram a se reunir com a gigante japonesa, com o pitch sendo focado nas capacidades técnicas do Xbox, cujo hardware era bastante avançado para a época.

A tentativa não deu certo, e acabou virando chacota. “Eles simplesmente riram como se não houvesse amanhã", revelou Bachus." Imagine alguém rir de você por uma hora inteira. Foi mais ou menos o que aconteceu durante a reunião". A publicação chegou a questionar a Nintendo sobre o caso, que em resposta afirmou que "não comenta sobre discussões confidenciais com outras companhias".


Vale lembrar que essa não teria sido a única vez em que a Nintendo acabou agindo de maneira duvidosa frente a propostas. Na década de 90, a Big N chegou a trabalhar com a Sony para o desenvolvimento de um "Nintendo PlayStation", mas acabou desistindo da ideia. O fim da parceria incentivou a Sony a seguir com o projeto, que acabou culminando no primeiro PlayStation.

De toda forma, a reportagem é longa, mas muito interessante, trazendo detalhes sobre eventos marcantes como o fechamento do contrato para que Halo se tornasse um exclusivo de Xbox. Você pode conferi-la na íntegra por meio deste link.


13

Comentários

20 anos de Xbox: executivos da Nintendo "teriam rido" de proposta de compra da Microsoft
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas