LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Telegram e Signal dispararam após WhatsApp anunciar nova política, mas downloads já caem

14 de maio de 2021 52

Atualização (14/05/2021) por LL

A polêmica da nova política de privacidade do WhatsApp ainda não chegou ao fim. O aplicativo de mensagens instantâneas da companhia Facebook vem adiando a aplicação dos novos termos de serviço há tempos, desde os primeiros protestos contra a mudança, e já recuou sobre a exclusão de contas que não aceitassem a novidade.

Enquanto o problema não chega a uma resolução, apps paralelos se beneficiam. Os downloads do Telegram e Signal dispararam em janeiro, após o anúncio da nova política. E segundo dados da empresa analista de aplicativos Sensor Tower, o crescimento de ambos continua sendo impulsionado.

Nos primeiros quatro meses de 2021, as instalações do Telegram viram um crescimento anual de nada menos que 98%, alcançando 161 milhões. Os números do Signal chamam ainda mais atenção: o aplicativo aumentou em 1.192% o número de downloads, consolidando 64,6 milhões.

Já as instalações do WhatsApp observaram uma queda de 43% entre janeiro e abril deste ano, embora o número geral de downloads — 172,3 milhões — ainda ultrapasse com folga os dos competidores.

Vale pontuar que o pico de downloads do Telegram e do Signal se concentrou em janeiro, logo quando a nova política do WhatsApp foi anunciada. Nessa ocasião, os números de instalações de ambos ultrapassaram o do WhatsApp com folga.

No entanto, desde então os apps já experimentaram um declínio vagaroso mês a mês e, atualmente, os números já voltam à normalidade de antes de o anúncio dos novos termos de serviço.

O Telegram já apresentou, em abril deste ano, um volume de downloads inferior aos conquistados desde setembro de 2020. O Signal, ainda assim, continua visualizando um aumento significativo de cerca de 1,7 milhões de instalações.

Os aplicativos do Telegram e Signal tiveram um grande aumento em seus números de downloads nas principais lojas de aplicativos após o WhatsApp começar a disparar uma mensagem para seus usuários aceitarem os novos termos de serviços do mensageiro.

Na prática, essas normas já são vigentes desde 2016, mas só agora a maioria dos usuários começou a tomar ciência dela, já que o app do grupo de Mark Zuckerberg começou a solicitar a autorização de cada perfil.

Com isso, o aplicativo pertencente ao grupo de Zuckerberg começa a receber permissão para compartilhar os dados recebido pelo mensageiro com o próprio app do Facebook. Consequentemente, boa parte dos usuários ficaram insatisfeitos com a notícia e começaram a migrar para aplicativos concorrentes.

Como resultado disso, os mensageiros do Telegram e do Signal começaram a notar um crescimento no número de downloads na App Store e na Play Store – as lojas de aplicativos de celulares iOS e Android, respectivamente.

De acordo com os dados divulgados pela empresa de consultoria App Annie, o Signal já atingiu o primeiro lugar na loja da Apple em 44 países no último domingo, 10 de janeiro. Antes disso, o app nem sequer figurava no top 100 da App Store. A situação é semelhante na Play Store, loja na qual o app liderou em 14 países no mesmo dia e também não tinha aparecido entre os 100 primeiros antes.

Já o Telegram, principal rival do WhatsApp em vários países, já tinha uma popularidade maior antes, com quase 500 milhões de usuários. No entanto, no último domingo, o mensageiro russo atingiu o primeiro lugar em downloads na Play Store em 20 países diferentes, enquanto na App Store a aplicação liderou em 29 mercados.

Vale destacar que, no Brasil, o Telegram já figurava o top 50 de downloads na App Store há um tempo, mas atingiu a liderança nos últimos dias, assim como aconteceu nos Estados Unidos.

Telegram

Desenvolvedor: Telegram LLC

Preço: Grátis

Tamanho: varia de acordo com o dispositivo

Signal

Desenvolvedor: Signal Foundation

Grátis

Tamanho: Depende da Plataforma


52

Comentários

Telegram e Signal dispararam após WhatsApp anunciar nova política, mas downloads já caem
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas