LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Negócio bilionário! Qualcomm compra Nuvia para ampliar participação em mercado de CPUs

16 de março de 2021 3

Atualização (16/03/2021) - BB

A Qualcomm anunciou nesta semana a conclusão da transação de aquisição da Startup Nuvia, especializada no desenvolvimento de processadores de alto desempenho com conectividade 5G. De acordo com a empresa, foi movimentado US$ 1,4 bilhão nesta negociação e, agora, o portfólio de produtos da empresa deverá contar com as soluções em CPUs de alta performance.

O negócio foi firmado ainda em janeiro de 2021 e agora, a Qualcomm detalhou que um dos primeiros produtos a integrar as soluções da Nuvia serão os processadores Snapdragon projetados para notebooks ultra portáteis de alto desempenho, que deverão ser lançados pelo menos a partir de 2022.

A Qualcomm destaca, ainda, que a aquisição da Nuvia deverá aumentar a presença da empresa nos ecossistemas do Windows, Android e Chrome:

A equipe de classe mundial da NUVIA melhora nosso roteiro de CPU, ampliando a posição tecnológica líder da Qualcomm com os ecossistemas Windows, Android e Chrome. O amplo apoio desta aquisição de todas as indústrias valida a oportunidade que temos de fornecer produtos diferenciados com desempenho líder da CPU e eficiência energética, à medida que a computação sob demanda aumenta na era 5G.

Ao anunciar a compra, a Qualcomm ainda destacou que manterá os três cofundadores da Nuvia, Gerard Williams III, Manu Gulati e John Bruno, em seu quadro de funcionários. Os três executivos já trabalharam na Apple com o desenvolvimento de CPUs.

Texto original (13/01/2021)

A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro, que está nos processos finais para adquirir a startup Nuvia, empresa criada por veteranos da Apple que tem como foco priorizar fabricação de chips de alto desempenho com 5G. O valor da aquisição foi definido em US$ 1,4 bilhão.

Em nota à imprensa, a Qualcomm destacou que o 5G tem acelerado a convergência de computação e mobilidade, e que a compra da Nuvia "baseia-se na liderança em tecnologia Snapdragon da Qualcomm Technologies, oferecendo aprimoramentos [...] no desempenho de processadores e eficiência de energia para atender às demandas da computação 5G de próxima geração."


Fundada por Gerar Williams III, antigo Diretor Sênior e Chefe da divisão de Arquitetura de CPU na Apple que trabalhou na empresa por quase uma década, a Nuvia tem como Vice-presidente Sênior de Engenharia de Silício o também ex-Apple Manu Gulati, que trabalhou oito anos da Gigante de Cupertino. John Bruno, Vice-presidente Sênior de Engenharia de Sistemas na Nuvia, trabalhou cinco anos na Apple.

A Qualcomm diz que a NUVIA conta com uma equipe de design de tecnologia e CPU de nível mundial, com experiência no setor de processadores de alto desempenho, Systems on a Chip (SoC) e gerenciamento de energia para dispositivos e aplicativos de computação intensiva.

Também é destacado que a adição das tecnologias de CPUs da NUVIA à unidade de processamento gráfico móvel (GPU), mecanismo de IA, DSP e aceleradores de multimídia dedicados da Qualcomm aumentará a liderança das plataformas Snapdragon e posicionará os chips Snapdragon como "a plataforma preferida para o futuro da computação conectada".


3

Comentários

Negócio bilionário! Qualcomm compra Nuvia para ampliar participação em mercado de CPUs
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista