
Tech 20 Jan
21 de janeiro de 2021 11
A MediaTek lançou nesta semana os novos processadores Dimensity 1100 e 1200 com construção em 6 nm e 5G integrado. Os chips em breve estarão disponíveis em celulares da Realme e em aparelhos de outras chinesas.
Essa parceria da taiwanesa com diversas empresas da China tem rendido bons frutos. Isso porque a MediaTek assumiu a liderança e agora é a maior fornecedora de processadores para celulares vendidos em solo chinês.
Os números da consultoria CINNO Research indicam que a MediaTek conquistou 31,7% do mercado de processadores no segundo semestre de 2020. Esse crescimento pode ser creditado principalmente aos chips da linha Dimensity.
Em linhas gerais, apesar da queda de 20,8% do mercado de processadores na China, a MediaTek conseguiu crescer porque foi beneficiada pela queda da HiSilicon da Huawei. Atualmente, a gigante chinesa enfrenta sanções dos Estados Unidos e isso fez sua fatia de mercado encolher para 27,2%.
A Qualcomm também é outra empresa que vem perdendo espaço no mercado chinês. A sua participação encolheu de 30,8% no primeiro semestre de 2020 para 25,4% no segundo. Isso basicamente confirma que a MediaTek tem acertado ao apostar em celulares 5G acessíveis.
A crise gerada pelo coronavírus na China também atingiu o mercado de celulares e isso fez a demanda por dispositivos de 100 a 250 dólares (~R$ 529 - R$ 1.322) crescer substancialmente. Ou seja, o cenário favorece a MediaTek.
O que achou dos números? Eles podem se repetir em nível global? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
Comentários