LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

E agora, Huawei?! HarmonyOS é apenas o Android 10 com novo nome, diz desenvolvedor

03 de fevereiro de 2021 98

Quando o HarmonyOS foi lançado oficialmente, muita gente questionou a Huawei sobre o fato do sistema operacional ser muito parecido com o Android. No entanto, o chefe de software da fabricante chinesa, Wang Chenglu, disse com todas as letras que o sistema não é uma cópia do Android.

Agora, passadas algumas semanas, o conhecido Ron Amadeo, da Ars Technica, resolveu se aventurar na versão 2.0 do HarmonyOS. Para isso, ele buscou informações e conseguiu acesso a uma compilação beta do software.

Curiosamente, após muitos testes, ele chegou a conclusão que o HarmonyOS é um fork do Android. Ou seja, a Huawei está fazendo a mesma coisa que a Amazon faz com o seu FireOS.

O Android tem código aberto e qualquer empresa pode modificá-lo. Não há nada de ilegal em fazer isso. Agora, chamar esse atalho de sistema operacional totalmente novo é um problema.

Acesso difícil

Para conseguir acessar a versão de desenvolvedor do HarmonyOS 2.0, Ron Amadeo já enfrentou a primeira dificuldade. Isso porque a Huawei exigiu que ele apresentasse seu passaporte antes de liberar o download do SDK do sistema (é idêntico ao do Android).

Além disso, se você mora fora da China também precisa apresentar até mesmo o cartão de crédito. O processo é digno de um governo: altamente burocrático. Outro detalhe interessante é que só é possível rodar o emulador remotamente, ou seja, fora do seu computador.

Em outras palavras, o sistema é quase um stream de vídeo interativo transmitido por um servidor com um smartphone físico conectado em algum laboratório da Huawei.

Um Android com novo nome

Assim que o smartphone é ligado no emulador, a interface do HarmonyOS é a mesma da EMUI 11. Tudo é muito familiar, sendo que não há qualquer menção ao nome Android. Claro que isso acontece apenas nas camadas mais comuns do software.

Isso porque ao acessar as partes mais profundas do HarmonyOS é possível identificar uma série de detalhes do Android. Um exemplo disso é que o nome "HarmonyOS System - versão 10" aparece em diversas telas. Ou seja, isso já indica que o software da Huawei é baseado no Android 10.

Além disso, o nome "Android 10Q" também está em diversos lugares e até mesmo em apps. Ron Amadeo, explica:

As funções do sistema - dos gestos de navegação até o painel de notificação - são todas do Android 10. A única mudança é que a Huawei trocou os nomes dos recursos. Quando um desenvolvedor cria um aplicativo dentro do SDK do HarmonyOS, o código acaba fazendo referência à API do Android 10.

Uma visão chinesa

Por mais que a Huawei tenha vendido o HarmonyOS como um sistema operacional totalmente novo, tudo indica que não é isso que está acontecendo. Lembrando que não há nada de errado em usar o Android como base e substituir os serviços do Google por opções proprietárias.

A própria Amazon faz isso. No entanto, essa estratégia da Huawei pode ter sido orientada pelo governo chinês. Ron Amadeo acredita que a intenção é mostrar ao público interno que a China tem um sistema operacional mobile totalmente novo, algo semelhante ao que Pequim tem feito no segmento de PCs.

O governo da China confirmou que todos os computadores do país devem rodar sistemas operacionais locais. Ou seja, estamos falando de alguma distribuição do Linux adaptada ao público local. O mesmo pode estar acontecendo no caso do Android se transformando em HarmonyOS.


98

Comentários

E agora, Huawei?! HarmonyOS é apenas o Android 10 com novo nome, diz desenvolvedor
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020