LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S21 FE: Anatel homologa aparelho para venda no país; Samsung teve problemas na produção

24 de setembro de 2021 262

Atualização (24/09/21) - HA

Mais uma informação a respeito do Samsung Galaxy S21 FE surge, agora tratando de sua comercialização aqui no Brasil. Trata-se da homologação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), documento que confirma o comércio do aparelho no país.

O órgão aprovou um celular de modelo SM-G990E/DS — que presume-se ser a novidade que também chegará a outras regiões sob os códigos SM-G990N, SM-G990B e SM-G990B_SD, conforme um certificado Bluetooth emitido em agosto. O documento traz ainda unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Manaus (AM), Vietnã e Coreia do Sul.


No quesito de especificações do aparelho, o certificado limita-se a falar de uma bateria EB-BG990ABY, com capacidade nominal de 4.370 mAh — provável capacidade típica de 4.500 mAh — e da conectividade Wi-Fi 802.11 b/g/n/a/ac/ax e NFC. Não há informações sobre carregador ou fone de ouvido.

Espera-se que o smartphone traga uma câmera tripla, bateria grande e os processadores Snapdragon 888 e Exynos 2100 na ficha técnica.

Atualização (23/09/21) - JB

Depois de diversos relatos indicarem que o Galaxy S21 FE vem passando por um grande problema de produção, pessoas que trabalham com a Samsung informaram que a situação parece que foi controlada.

Isso porque a empresa voltou a produzir uma quantidade "satisfatória" de aparelhos e isso deve permitir o lançamento do dispositivo em outubro.

Se antes a empresa só tinha 10 mil unidades, agora esse número está crescendo rapidamente. Contudo, a sul-coreana continua enfrentando dificuldades para comprar a quantidade que necessita de processadores Qualcomm Snapdragon 888.

Por enquanto, a Samsung não comentou o assunto. De toda forma, o S21 FE também deve ter variante com chipset Exynos e isso pode ser a "salvação" da Samsung.


Atualização (21/09/21) - JB

Galaxy S21 FE continua enfrentando problemas de produção, indica rumor

Embora esteja cada vez mais próximo do seu lançamento oficial, o Galaxy S21 FE ainda continua enfrentando uma série de dificuldades de produção. De acordo com o conhecido e confiável Max Jambor, a Samsung só conseguiu produzir 10.000 unidades do aparelho até agora.

Sim. Essa quantidade não consegue atender nem mesmo um pequeno mercado e isso pode preocupar muitos executivos da sul-coreana.

Pessoas que trabalham com a Samsung afirmam que a empresa deve ampliar a montagem do Galaxy S21 FE a partir desta semana, sendo que a maior dificuldade tem sido atender a demanda pelo processador Snapdragon 888.

Como o chip é usado nos Z Flip 3 e Z Fold 3 e ambos estão com alta demanda, "não sobra" chipset para o S21 FE.

A falta do processador da Qualcomm deve fortalecer a produção de unidades com Exynos, mas como ambos são fabricados em 5 nm há risco de até mesmo a solução proprietária da Samsung acabar ficando sem estoque.

Por enquanto, a Samsung não comenta o assunto. De toda forma, analistas acreditam que nem mesmo a sul-coreana está animada com o S21 FE, uma vez que o S21 está com preço acessível e o S22 deve chegar no primeiro trimestre de 2022. Ou seja, não há motivo para o público comprar o novo aparelho.


Atualização (02/09/21) - PM

Lá vem ele! Galaxy S21 FE ganha suposta data de lançamento para outubro

Novas informações sobre o top de linha acessível da Samsung, o Galaxy S21 FE, acabam de emergir na web, reforçando que o portátil, que teve seu lançamento adiado devido à escassez de chips, deve chegar às lojas já no próximo mês.

De acordo com uma publicação recente feita por Jon Prosser no Twitter podemos esperar o lançamento para o dia 29 de outubro, com pré-vendas iniciando no dia 20 do décimo mês do ano. Coincidentemente, a edição FE do Galaxy S20 também foi anunciada em outubro em 2020.

O modelo deve chegar às lojas sem um carregador incluso na caixa (diferente de seu antecessor) e em variantes com 128 e 256 GB de armazenamento, nas cores branco, grafite, roxo e verde-oliva.

Outra diferença em relação ao Galaxy S20 FE fica por conta do suporte a cartões micro SD que, dessa vez, parece que ficará de fora, o que pode ser uma péssima notícia para aqueles que precisam de armazenamento extra.

Atualização (31/08/21) - JB

Galaxy S21 FE ganha nova previsão de lançamento após mais um atraso na produção

Por mais que haja um certo otimismo no mercado e muita gente acredite que o Galaxy S21 FE será lançado em setembro, o pessoal do The Elec veio a público jogar um "balde de água fria". Isso porque pessoas que trabalham com a Samsung revelaram ao site coreano que a situação é muito mais complicada que o imaginado.

De acordo com essas fontes, a produção do Galaxy S21 FE continua tendo problemas, sendo que a Samsung sequer iniciou a montagem do smartphone.

Para que o seu lançamento acontecesse em setembro, o S21 FE deveria estar sendo produzido desde junho. Contudo, a escassez global de chips e uma quebra no fornecimento de memória fez a Samsung atrasar todo o seu cronograma. Agora, a montagem do dispositivo deve começar neste mês.

Caso tudo aconteça dentro do previsto, o lançamento oficial do S21 FE só deve acontecer em meados de outubro ou novembro. Com esse atraso considerável, a Samsung também mudou a sua previsão de vendas, reduzindo o montante para menos de 10 milhões de unidades.

O lançamento do S21 FE em novembro pode tornar tudo muito complicado para a Samsung, uma vez que a previsão de apresentação da linha S22 é para janeiro.

Até o momento, a Samsung tem escolhido o silêncio e não confirma os rumores.


Atualização (29/08/2021) - FM

Falta pouco! Galaxy S21 FE ganha exibição em loja física após surgir em divulgação oficial

O Galaxy S21 FE é o sucessor do Galaxy S20 FE, o modelo acessível da linha flagship de celulares da Samsung. Com a escassez de hardware, rumores afirmavam que a produção do smartphone havia sido interrompida, mas a empresa desmentiu os boatos e diversas informações prévias sugerem que esses aparelhos chegarão em breve.

Na última semana, o Galaxy S21 FE apareceu em um material de divulgação oficial da sul-coreana, reiterando que seu lançamento é iminente e ocorrerá em breve. Agora, no último sábado (28), Max Weinbach, vazador e jornalista do Android Police, encontrou um lugar reservado para o Galaxy S21 FE na exibição de uma loja física.

Embora o celular não esteja presente na imagem, é sugerido que este chegará no varejo em breve. Inicialmente, supunha-se que o Galaxy S21 FE seria apresentado junto aos dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3, no início do mês, mas o atual cenário do mercado é um fator que entravou seu lançamento.

O vazamento também não inclui informações da localidade em que a exibição foi instalada, mas é possível observar que é uma região falante de inglês. Apesar de rumores indicarem que sua disponibilidade será limitada, a bateria do celular foi homologada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em junho, indicando seu lançamento no Brasil.

Em paralelo, rumores indicam que o aparelho será lançado no dia 8 de setembro, de acordo com “fontes geralmente corretas” do vazador Mauri QHD. As especificações do modelo devem incluir o chipset Snapdragon 888 da Qualcomm e tela Super AMOLED com resolução FHD+ e taxa de 120 Hz. Seu design também foi revelado, semelhante ao Galaxy S21.

Atualização (24/08/2021) - HA

Galaxy S21 FE: modelo aparece em divulgação oficial da Samsung após série de vazamentos

O Galaxy S20 FE foi um grande sucesso e os planos originais para o sucessor eram de um lançamento ao lado do Galaxy Z Flip 3 e do Galaxy Z Fold 3. No entanto, o lançamento do Galaxy S21 FE foi atrasado devido à contínua escassez de chips. Há poucos dias, a Samsung publicou uma imagem em que o smartphone aparecia de soslaio e, agora, o nome do dispositivo apareceu em um site da fabricante.

Uma página no portal francês da Samsung, que anuncia a oferta gratuita do YouTube Premium, menciona o Galaxy S21 FE. Parece que a empresa listou acidentalmente o smartphone não anunciado ao lado do Galaxy S21, Galaxy S21 Plus e Galaxy S21 Ultra. Ao que a promoção indica, o Galaxy S21 FE virá com uma assinatura de 4 meses do YouTube Premium de brinde.


Várias especificações e modelos 3D do aparelho já vazaram nos últimos tempos. O smartphone terá uma tela Super AMOLED Infinity-O de 6,5 polegadas FHD+, uma taxa de atualização de 120 Hz, HDR10+ e um leitor de impressão digital no display. O telefone virá equipado com processador Snapdragon 888, 8 GB de RAM e armazenamento interno de 128 GB ou 256 GB.

Ele será alimentado por uma bateria de 4.500 mAh que suporta carregamento rápido de 25 W e carregamento sem fio Qi. Espera-se também uma câmera selfie de 32MP e um conjunto de câmeras traseiras de 12MP + 12MP + 8MP, capaz de gravar vídeos 4K 60fps usando todas as lentes.

E você, estava aguardando mais confirmações oficiais ou já confiava no novo dispositivo?

Atualização (20/08/2021) - HA

Depois de tantos rumores e informações vazadas sobre o Samsung Galaxy S21 FE, é possível que já tenhamos uma imagem bem concreta dele nas nossas cabeças, inclusive de seus detalhes técnicos. Mas, bem, para quem ainda estava ansioso para ver esse novo smartphone de todos os ângulos pode fazer isso agora acessando uma renderização 3D do celular.

Evan Blass, leaker frequente e que sempre traz informações relevantes, postou um modelo do Galaxy S21 FE (em várias cores, inclusive) permitindo que você navegue livremente por ele.

O modelo 3D está de acordo com renders anteriores, mostrando um telefone com uma câmera frontal punch-hole centralziado, um sistema de câmera traseira triplo e um design semelhante ao resto da série S21. Na parte inferior do telefone, uma porta USB-C e a grade do alto-falante.

Não há realmente nenhuma surpresa aqui, mas não deixa de ser lúdico observar cada pequeno detalhe antes do lançamento oficial — que parece estar chegando. O próximo telefone da Samsung também fez outra aparição no site Bluetooth SIG hoje, e os números de modelo incluídos na lista apontam para variantes para Verizon, AT&T, Canadá e outros.

E aí, gostou do visual do smartphone? Deixe suas impressões!

Atualização (09/08/21) - JB

A Samsung deve apresentar ao mundo os seus novos smartphones dobráveis nesta quarta-feira (11), mas o Galaxy S21 FE acabou ficando de fora "da festa". Isso porque o dispositivo enfrentou uma série de problemas em sua produção, algo que adiou o lançamento para meados de setembro.

No entanto, isso não impediu a equipe de marketing da sul-coreana de postar uma foto oficial do aparelho antes da hora. Aparentemente, a imagem foi compartilhada por um deslize, uma vez que o anúncio do S21 FE ainda está um tanto distante.

Como o módulo de câmeras e a parte traseira do smartphone têm a mesma cor, esse aparelho não pode ser os Galaxy S21 ou Galaxy S21 Plus.

Confira abaixo:


Por enquanto, a Samsung não comentou o deslize da sua equipe de marketing. De toda forma, como a empresa não é boa para guardar segredos, já sabemos que o S21 FE deve chegar ao mercado com tela AMOLED Infinity-O de 6,5 polegadas e resolução FHD+.

Além disso, o display deve entregar conteúdo com taxa de atualização de 120 Hz. O S21 FE traz processador Snapdragon 888, 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. Já o conjunto de câmeras na traseira tem sensor principal de 12 MP, grande-angular de 12 MP e telefoto de 8 MP com zoom de 3x.

O S21 FE ainda deve contar com bateria de 4.500 mAh e suporte para carregamento rápido de até 25W. Outros extras: conexão 5G, leitor de digitais sob o display, NFC, certificação IP67 e som estéreo.

Atualização (27/07/2021) - HA

Após adiamento, Samsung Galaxy S21 FE volta às linhas de produção

Assim como outros smartphones que foram planejados para serem lançados até setembro, o Galaxy S21 FE sofreu com a falta de componentes adequados e foi adiado para o final do ano. Com isso, esse ano, a nova versão atualizada do smartphone não sairá na época tradicional para esses lançamentos.

Mas agora, de acordo com o insider Roland Quandt no Twitter, a nova versão da família S21 parece ter superado esses problemas e voltou às linhas de produção — espera-se, então, que não tenhamos novos atrasos.

A Samsung ainda não fez nenhuma declaração oficial sobre a janela de lançamento do smartphone e as suposições feitas aqui são baseadas nas datas tradicionais da fabricante sul-coreana, que terá um evento para falar sobre seus novos dispositivos em 11 de agosto.

Também não há confirmação das especificações técnicas do aparelho, mas com base em rumores anteriores, especula-se que terá:

  • Display 6,5 "AMOLED, 120 Hz;
  • Qualcomm Snapdragon 888 ou Exynos 2100 SoC (a ser confirmado) a depender do mercado;
  • 8 GB de RAM + 128 GB de armazenamento interno;
  • Módulo de câmera traseira triplo igual ao S21 padrão:
    • 12 MP principal
    • 12 MP ultra-grande angular
    • Telefoto 64 MP com zoom 3X

E aí, está ansioso por essa versão atualizada da família S21? Fique sintonizado para saber novas informações!

Atualização (23/07/21) - JB

A Samsung confirmou recentemente a data e o horário para o evento Galaxy Unpacked, sendo que todo mundo já sabe que teremos a apresentação dos novos dobráveis Galaxy Z Flip 3 e Z Fold 3.

No entanto, ainda existia uma incerteza quanto ao modelo Galaxy S21 FE, algo que finalmente está sendo resolvido. De acordo com pessoas que possuem acesso aos planos da Samsung, a fabricante não deve lançar o aparelho no dia 11 de agosto.

A escassez global de componentes e o maior foco da Samsung nos seus flagships dobráveis, deve fazer com que o S21 FE seja apresentado sozinho em outro evento.

Com essa mudança de posicionamento por parte da sul-coreana, há quem acredite que o modelo FE chegue ao mercado em meados de setembro. Isso porque o seu antecessor foi apresentado ao mundo em 23 de setembro de 2020, enquanto que as vendas começaram em outubro.


Atualização (12/07/2021) — EB

E no Brasil? Galaxy S21 FE deve ser lançado em mais regiões; confira os rumores

Já vimos recentemente que o Galaxy S21 FE deve marcar o retorno do suporte a cartões MicroSD na linha. Entretanto, há muito mistério sobre onde o celular deve estar disponível, anteriormente já foi mencionado que ele poderia chegar apenas aos EUA e Europa, mas agora um novo relatório diz que o smartphone pode ser lançado em mais mercados.

O relatório é da operadora NTT DoCoMo, que indica que o Galaxy S21 FE deve ser lançado também no Japão, o que muda o rumo dos relatórios anteriores, que diziam que o smartphone somente chegaria aos EUA e Europa. Dessa forma, o Galaxy S21 FE pode ter um lançamento mais amplo ou até mesmo a nível global.


O principal motivo do Galaxy S21 FE não ser lançado globalmente seria a escassez de semicondutores causada pela pandemia de coronavírus, que paralisou diversas fábricas de chips em todo o mundo, prejudicando o fornecimento e alta demanda gerada por milhões de pessoas que foram forçadas a migrar para o trabalho e estudo remoto em todo o mundo.

Essa mudança na estratégia da Samsung poderia indicar também um anúncio antecipado do celular. Assim, ao invés de chegar no quarto trimestre, o Galaxy S21 FE poderia até mesmo ser apresentado ao lado do Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 durante a Galaxy Unpacked em 11 de agosto.

Por fim, é importante ponderar sobre estas datas, afinal a própria Samsung ainda não se pronunciou a respeito, mas é interessante considerar as variáveis apresentadas hoje, pois elas podem indicar uma grande mudança nas estratégias da sul-coreana em 2021.

Atualização (09/07/2021) — RB

Samsung pode reviver slot para cartão MicroSD no Galaxy S21 FE; veja outros rumores

Depois da informação de que o Galaxy S21 FE talvez fique disponível somente nos Estados Unidos e na Europa, outra novidade indica que o futuro celular poderá reviver o suporte a cartão de memória MicroSD.

Esse detalhe vem da certificação do modelo SM-G9900 — supostamente relacionado ao smartphone em questão — na agência chinesa, TENAA. O documento revela opções de armazenamento de 128 GB ou 256 GB, bem como a presença de expansão de memória interna.

Imagem: Reprodução

A lista também mostra outras especificações. Entre elas, estariam o Android 11 como sistema operacional, 8 GB de RAM e um processador octa-core com clock a 2,8 GHz. Esta última informação sinaliza para a presença da plataforma Snapdragon 888, mas algum chip Exynos não estaria descartado.

Já no conjunto de câmeras, há três lentes traseiras de 12 MP + 12 MP + 8 MP, com uma que supostamente ofereceria um zoom óptico de três vezes. Além disso, para completar, estaria o sensor frontal de 32 MP. Até o momento, não existe uma data de chegada ao mercado para o Galaxy S21 FE.

Quais são as suas expectativas para o futuro top mais barato da Samsung? Comente conosco!

Atualização (09/07/2021) - LR

E o Brasil? Galaxy S21 FE deve ser lançado apenas nos EUA e Europa devido à escassez de chips

O Galaxy S21 FE teve suas primeiras renderizações em 3D divulgadas nesta semana, indicando que o modelo mais básico da linha deve ser oficializado nos próximos meses. A expectativa é de que a Samsung lance esse modelo em breve, porém a crise global no mercado de semicondutores pode afetar a disponibilidade do aparelho, que segundo rumores será lançado apenas nos Estados Unidos e Europa, porém essa informação ainda não foi confirmada pela fabricante.

A variante Fan Edition deveria ser equipada apenas com o processador Snapdragon 888, SoC desenvolvido pela Qualcomm e que também está presente nos outros modelos da linha. No entanto, a baixa oferta e alta demanda na produção de chips pode fazer com que a marca também anuncie uma versão com o Exynos.

O lançamento deveria ocorrer durante a Galaxy Unpacked, evento que acontecerá no mês de agosto, mas que aparentemente não contará com a chegada oficial do S21 FE, que, segundo vazamentos, teve seu cronograma adiado para outubro, sendo revelado separadamente.

Notícias recentes corroboram que o Galaxy S21 FE, top de linha acessível que será oficializado como sucessor do popular S20 FE, pode não chegar às lojas apenas com o chipset Snapdragon 888.

Em outras palavras, o modelo ganharia uma versão com plataforma Exynos 2100, que seria destinada a alguns mercados fora dos EUA e Coreia do Sul.

Com isso, notícias recentes sobre a disponibilidade do aparelho apenas nos EUA e Coreia acabam perdendo força — só não temos certeza ainda se o aparelho vai ser lançado em todos os mercados onde seu antecessor é oferecido, ou seja, o lançamento aqui no Brasil continua uma incógnita.

Atualização (30/06/2021) - EB

Galaxy S21 FE: variante dos EUA será compatível com carregamento ainda mais rápido, diz FCC

A variante que será lançada nos EUA do Galaxy S21 FE já apareceu em um benchmark e agora mais informações chegaram graças a uma nova certificação do FCC, onde é mostrado que o novo dispositivo suportará um carregador ainda mais potente que o de 25W do Galaxy S20 FE.

A certificação do FCC traz uma ficha com alguns detalhes do Galaxy S21 FE de modelo SM-G990U, que será lançado nos EUA provavelmente em outubro, segundo rumores.

A FCC ainda diz que o dispositivo será compatível com o carregador EP-TA800 da Samsung que fornece 25W e também com o EP-TA845, que é o grande destaque aqui, pois é capaz de preencher a bateria com uma velocidade de 45W.

Imagem: PhoneArena

Para fins de comparação, o Galaxy S20 FE somente é compatível com carregadores de, no máximo, 25W. Na caixa a Samsung inclui um adaptador de 15W, que é capaz de preencher toda a bateria de 4.500mAh em menos de uma hora e meia. Caso você deseje uma velocidade maior, basta adquirir o de 25W separadamente.

A nova certificação é muito interessante, pois confirma que você terá uma opção ainda mais rápida caso precise utilizar o Galaxy S21 FE e ele esteja sem carga, mesmo que o adaptador ainda precise ser comprado separadamente.

Vale dizer que a versão internacional do Galaxy S21 FE já teve bateria homologada na Anatel, onde ela apareceu com capacidade nominal de 4.370mAh.

Atualização (18/06/2021) - EB

Galaxy S21 FE: variante que deve ser lançada nos EUA revela especificações em benchmark

O Galaxy S21 FE já passou por algumas certificações mostrando que o seu lançamento está cada vez mais próximo. Agora o celular da Samsung passou por um teste de benchmark online onde a variante que será vendida nos EUA apareceu, confirmando algumas das suas especificações.

Como você pode ver na ficha abaixo, o Galaxy S21 FE que será vendido nos EUA deve ter especificações semelhantes as da versão padrão, que também já foi vista no Geekbench.

Galaxy S21 FE no Geekbench. Imagem: SamMobile

O modelo listado é o SM-G990U e tem um processador ARMv8 octa-core, provavelmente o Snapdragon 888. O chip é composto por um núcleo de alto desempenho com 2,84GHz, três núcleos de 2,42GHz e quatro núcleos de 1,8GHz destinados à eficiência energética.

Esta versão do Galaxy S21 FE tem 6GB de RAM, mas é altamente provável que uma versão com 8GB também esteja disponível no lançamento.

O sistema do aparelho também é o mesmo: Android 11, provavelmente com One UI 3.1. Por enquanto, rumores apontam que o Galaxy S21 FE deve ser lançado a partir de agosto ou até mesmo setembro, por conta da escassez de semicondutores no mercado.

Atualização (15/06/21) - EB

Galaxy S21 FE: celular Samsung passa por certificações após ter segunda variante confirmada

Anteriormente já vimos que o Galaxy S21 FE deve ser lançado em duas versões e hoje ele finalmente está ganhando novas certificações indicando um lançamento próximo. O próximo topo de linha acessível da Samsung já está presente nos bancos de dados da TUV e 3C. Confira agora o que mais foi revelado sobre ele.

Imagem: MySmartPrice

Começando pela certificação 3C temos o modelo SM-G990B, que terá carregamento rápido de 25W, infelizmente não há menção de carregamento wireless, mas é esperado que o Galaxy S21 FE também conte com a tecnologia, afinal o Galaxy S20 FE já possui esta função.

Imagem: MySmartPrice

Partindo para a certificação da TUV Rheinland temos mais confirmações a respeito do carregamento, que deve preencher a bateria de 4.500mAh especulada anteriormente mais rapidamente. Infelizmente as certificações não revelam muito mais a respeito do aparelho.

Apesar disso, já vimos vazamentos informando que o S21 FE deve chegar com um processador Snapdragon 888, mantendo assim a tradição de manter um desempenho aprimorado nos smartphones da linha. É esperado que o Galaxy S21 FE seja anunciado em agosto ou setembro deste ano pela Samsung.

Quais as suas expectativas para o Galaxy S21 FE?

Atualização (10/06/21) - JB

Galaxy S21 FE surge em novo benchmark confirmando segunda variante

Por mais que o seu lançamento só possa acontecer em agosto, o novo Galaxy S21 FE já teve praticamente todos os seus detalhes revelados. Recentemente, até mesmo o possível preço final do aparelho foi divulgado na web, sendo que o design também é algo amplamente conhecido.

Agora, colaborando ainda mais com essa quantidade exorbitante de vazamentos, eis que o Geekbench publicou um segundo teste de benchmark com o novo topo de linha acessível da Samsung. O ponto mais importante é que desta vez temos a variante com 8 GB de RAM.

Assim como o modelo anterior, o novo aparelho sai da caixa com processador Snapdragon 888, sendo que o Android 11 está presente e rodará por baixo da interface proprietária One UI 3.1. A pontuação obtida pelo conjunto você pode conferir abaixo:


Claro que a Samsung costuma fazer uma série de testes com os mais diversos cenários e isso pode acabar impactando no resultado final obtido pelo smartphone.

O Galaxy S21 FE deve ser mais barato que o seu antecessor. Além disso, teremos tela Super AMOLED de 120 Hz, bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido de 25W e câmera frontal de 32 MP.

Até o momento, a Samsung prefere se manter em silêncio sobre o assunto.

Atualização (07/06/21) - JB

Mais barato?! Galaxy S21 FE tem possível preço de lançamento revelado em rumor

Apesar de o seu lançamento oficial estar um tanto distante, o Galaxy S21 FE tem se tornado o grande foco de muitos vazamentos. Isso porque o smartphone pode ser o substituto oficial da finada linha Galaxy Note.

Nesta semana, fontes sul-coreanas confirmaram o que todo mundo esperava: o possível preço oficial do novo flagship acessível. Segundo o pessoal do Korea Herald, o S21 FE custará entre 700.000 wons (~R$ 3.211) e 800.000 wons (~R$ 3.671).

Caso o rumor se torne realidade, o preço do smartphone de 2021 será muito mais barato que os 899.800 wons (~R$ 4.131) cobrados pelo Galaxy S20 FE em 2020.


Como era de se esperar, a Samsung prefere manter o silêncio sobre o assunto e não confirma a veracidade do vazamento. Mesmo assim, a marca pode usar o preço mais acessível para bater os recordes conquistados em 2020.

O Galaxy S20 FE foi uma surpresa para a Samsung. Isso porque o aparelho se tornou muito popular na América do Norte e no sudeste asiático. Um exemplo disso é que o celular vendeu 2 milhões de unidades em apenas um mês de listagem no varejo.

Cabe lembrar que o Galaxy S21 FE deve sair da caixa com tela Super AMOLED de 6,5 polegadas, chipset Exynos 990, 8 GB de RAM e bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido de até 25W.

Atualização (04/06/2021) - LR

Galaxy S21 FE: smartphone será substituto da linha Note, afirma rumor

O próximo Galaxy S21 FE deve chegar ao mercado como um substituto para a linha 'Note', visto que o segmento não será atualizado pela sul-coreana neste ano, trazendo como modelo mais recente o Galaxy Note 20 Ultra. Os celulares da linha 'Note' são popularmente conhecidos por disponibilizarem a S Pen, acessório que não é mais exclusivo e está presente no Galaxy S21, podendo chegar também no Galaxy Z Fold 3, próximo dobrável da fabricante

De acordo com Evan Blass, responsável por antecipar informações sobre os próximos lançamentos de smartphones, a Samsung trabalha para tornar o S21 FE bastante popular mundialmente e posicionará o aparelho como uma "continuação do Note do ano passado". É esperado que a versão Fan Edition do Galaxy S21 seja oficializada no mês de agosto durante um evento em que a marca também anunciará a nova geração do Z Fold e Z Flip.

Indicação de que o S21 FE substituirá o Note 20. (Foto: Reprodução).
Atualização (28/05/21) - JB

Com lançamento previsto para acontecer em meados de agosto, o novo Galaxy S21 FE deve chegar ao mercado com chipset da Qualcomm. Além disso, fontes indicam que a bateria do aparelho será fornecida pela LG, enquanto o design final do celular já é muito conhecido.

Comentando a quantidade de vazamentos envolvendo o S21 FE, o conhecido e confiável Ross Young disse que a Samsung já está considerando iniciar a produção em massa do smartphone. Para o analista, o aparelho será montado durante o mês de julho em diversas fábricas da Samsung.

Assim, a marca sul-coreana ganha tempo suficiente para montar um estoque considerável do aparelho antes do lançamento em 19 de agosto. Young ainda afirma que o celular será vendido em quatro cores: cinza, verde-claro, roxo e branco.


Por enquanto, a Samsung não confirma as informações divulgadas. De toda forma, levando em consideração tudo o que já foi revelado até aqui, sabemos que o Galaxy S21 FE deve chegar ao mercado com tela Super AMOLED de 6,4 polegadas.

Esse display deve ter taxa de atualização de 120 Hz, HDR10+ e entalhe de furo para a câmera frontal. Rumores ainda indicam que o aparelho também deve contar com bateria de 4.500 mAh.

  • Atualização (21/06/21) - PM

Nada de Exynos! Galaxy S21 FE tem Snapdragon 888 confirmado em vazamento

O Galaxy S21 FE acaba de dar as caras na web mais uma vez, agora, figurando um leak no banco de dados do popular app de benchmarks, o Geekbench.

O modelo SM-G990B foi o avistado e reforça que, aparentemente, a edição especial para fãs do Galaxy S21 não vai contar com chip Exynos, e sim, embarcar um processador Snapdragon 888 da Qualcomm.


A possibilidade é reforçada graças ao problema de falta de chips no mercado, que fez com que a Samsung substituísse o Exynos 990 no Galaxy S20 FE 4G por um Snapdragon 865, portanto, dificilmente uma variante do S21 FE com SoC Exynos chegará ao mercado.

O Galaxy S21 FE deve chegar ao mercado com 6 GB de RAM no modelo mais básico, e trazer Android 11 pré-instalado, porém, ele seria um dos primeiros celulares da marca a receber o Android 12 e One UI 4.0.

Atualização (18/05/21) - JB

Galaxy S21 FE deve ser lançado com bateria da LG, diz rumor

O Galaxy S21 FE deve ser a próxima grande aposta da Samsung no mercado global de smartphones. Apesar de o seu lançamento estar agendado apenas para o segundo semestre, diverso detalhes do flagship acessível já vazaram na web, incluindo até mesmo uma listagem no site oficial da marca no México.

Agora, enquanto a Samsung tenta manter segredo sobre o dispositivo, fontes na Coreia do Sul informaram que a bateria de 4.500 mAh do Galaxy S21 FE será produzida pela LG.

Para ser mais preciso, as células das baterias da LG são produzidas em Nanjng, na China. Já a montagem é feita pela ITM Semiconductor, que tem fábricas no Vietnã.


Por enquanto, Samsung e LG não comentam o assunto. Mesmo assim, essa parceria entre as companhias já era algo esperado pelo mercado, uma vez que a LG também é fornecedora das linhas Galaxy A e M.

Com a LG deixando o mercado de smartphones, a Samsung tomou a iniciativa de comprar mais peças da sua compatriota.

Apesar de assumir as encomendas do S21 FE, a LG deve ficar de fora da lista de fornecedores dos dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3. Isso porque esses modelos devem ter baterias da ATL da China.

Atualização (30/04/21) - JB

Galaxy S21 FE é listado acidentalmente no site oficial da Samsung México

Apesar de o seu lançamento ser esperado para o segundo semestre deste ano, diversos vazamentos já deixam bem evidente o que devemos esperar do novo Galaxy S21 FE. Recentemente, ficamos sabendo que esse modelo deve sair da caixa com bateria maior que a da variante padrão.

No entanto, o que ninguém esperava era que a própria Samsung fosse entrar na onda dos vazamentos. Isso porque a página da fabricante no México acidentalmente listou o Galaxy S21 FE.

O deslize acaba confirmando que a sul-coreana realmente está fazendo os últimos preparos antes do lançamento oficial do aparelho. No entanto, há quem acredite que tudo não passou de um erro de digitação. Veja abaixo:


Ao clicar no link, o usuário deve se deparar com a página de demonstração do Galaxy S21 padrão. Contudo, o caso não deixa de ser curioso, visto que qualquer detalhe do modelo FE incluindo seu nome só deveria aparecer no site da Samsung no segundo semestre.

Por enquanto, a fabricante sul-coreana ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto. De toda forma, já sabemos que o S21 FE deve ser apresentado com tela Super AMOLED de 120 Hz, processador Snapdragon 888 ou Exynos 2100 e bateria de 4.500 mAh.

Atualização (26/04/21) - JB

Com lançamento previsto para acontecer no segundo semestre deste ano, o Galaxy S21 FE já teve detalhes do seu design revelados em algumas renderizações. Assim, agora sabemos que o celular pode manter a essência visual do S21 padrão.

Além disso, novas informações reveladas nesta semana indicam que o Galaxy S21 FE deve ter bateria ainda maior que a do seu irmão mais velho. Segundo o pessoal do Galaxy Club, a Samsung deve entregar 4.500 mAh no novo modelo.

No ano passado, a Samsung equipou o Galaxy S20 FE com a mesma bateria do Galaxy S20 Plus. Esperávamos que a empresa fizesse o mesmo este ano, equipando o Galaxy S21 FE com a bateria de 4.800 mAh do Galaxy S21 Plus. No entanto, esse não parece ser o caso.

Com isso, ainda temos 500 mAh a mais no dispositivo SE, sendo que a numeração dessa bateria é a EB-BG990ABY.


Por enquanto, a Samsung se mantém em total silêncio quando o assunto são os rumores envolvendo o Galaxy S21 FE. Mesmo assim, vazamentos já deixaram claro que esse smartphone tem ainda tela Super AMOLED de 6,4 polegadas e taxa de atualização de 120 Hz.

Além disso, o processador deve ser o Exynos 2100 ou Snapdragon 888, sendo que teremos conexão 5G e variantes com 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno. O consumidor ainda pode esperar certificação IP68, som estéreo e carregamento rápido de 25W. Contudo, o preço permanece incerto.

Atualização (12/04/21) - JB

A Samsung já confirmou que deve usar o seu evento do segundo semestre para anunciar o Galaxy S21 FE ao invés de apostar em um dispositivo da linha Galaxy Note. Segundo a gigante sul-coreana, isso está acontecendo devido a escassez de chips no mercado global de tecnologia.

Essa informação também fez com que grande parte dos canais de rumores focassem no novo integrante da família S. Neste fim de semana, o Galaxy S21 FE teve suas primeiras renderizações reveladas, o material foi publicado pelo conhecido e confiável OnLeaks.

Assim, podemos destacar que o novo smartphone deve manter a essência visual da linha Galaxy S21, sendo que as medidas do FE são: 155,7 x 74,5 x 7,9 mm.

O vazador também reforça que a moldura do novo smartphone será de metal, enquanto que a traseira continuará em "glasstic" — nome bonito que a Samsung usa para chamar o plástico que imita vidro.

Quando o assunto são as possíveis especificações técnicas, OnLeaks afirma que o celular deve chegar ao mercado com tela plana de 6,4 polegadas, sendo que o seu painel será um AMOLED.

A lente de selfies deve continuar localizada dentro de um furo no display, enquanto que as câmeras traseiras podem ser uma combinação de 12 MP (principal) + 64 MP (tele) + 12 MP (grande-angular).

Atualização (29/03/2021) - Por GS

As informações sobre o Galaxy S21 FE continuam aparecendo na internet, mesmo que a Samsung ainda não tenha se pronunciado oficialmente sobre o aparelho.

Logo nos primeiros rumores, foi divulgado que o aparelho contaria com 4 tipos de cores diferentes (cinza/prata, rosa, violeta e branco), mas segundo novas informações divulgadas pelo SamMobile, o aparelho terá uma quinta opção de cor: verde claro. Vale destacar que essa tonalidade já havia aparecido nas primeiras imagens conceituais da linha.

Além da nova cor, o site Galaxy Vlub també afirma que a câmera frontal do celular terá sensor de 32MP, podendo ser similar às câmeras do Galaxy A52/A72.

A expectativa é que o novo Galaxy S21 FE seja revelado oficialmente em agosto deste ano, durante o evento Galaxy Unpacked.

Você está ansioso pelo lançamento do novo smartphone da Samsung?

Atualização (02/03/21) - JB

Depois de ter os seus primeiros detalhes revelados, o Galaxy S21 FE ganhou imagens conceituais que mostram como pode ser o design final do aparelho. Claro que o lançamento do smartphone só deve acontecer no segundo semestre.

Por isso, essas renderizações buscam mostrar aos fãs da Samsung que esse modelo, apesar de mais simples, também terá design elegante. De acordo com o pessoal do LetsGoDigital, o designer Giuseppe Spinelli se manteve fiel aos traços da fabricante sul-coreana.

Além disso, como o foco da linha FE é o público jovem, Spinelli aposta que a companhia deve oferecer cores mais claras, como cinza, azul, roxo e verde. Outro detalhe importante é que o modelo S21 FE também terá certificação IP68 contra água e poeira. Veja as belas imagens abaixo:

Quando o assunto são as câmeras traseiras, dificilmente a Samsung apresentará algum upgrade em relação ao modelo de 2020. Por isso, teremos duas lentes de 12 MP (grande-angular) e mais uma telefoto de 8 MP com zoom híbrido de 30X.

Outros detalhes importantes incluem tela de 6,5 polegadas com resolução FHD+ e suporte para taxa de atualização de 120 Hz, mas sem HDR. Já o processador será o Exynos 2100, sendo que teremos duas variantes com 6 GB ou 8 GB de RAM.

Por fim, o Galaxy S21 FE também deve sair da caixa com bateria de 4.800 mAh com suporte para carregamento rápido de 25W. Já o preço de lançamento esperado é de € 650 (~R$ 4.370).

Texto original (12/02/21)

A Samsung descobriu o caminho do sucesso quando lançou o Galaxy S20 FE. Isso porque o aparelho foi beneficiado por uma série de fatores, incluindo as especificações equilibradas aliadas a um preço competitivo em alguns mercados específicos.

Agora, tudo indica que a gigante sul-coreana já está trabalhando no modelo Galaxy S21 FE. A informação foi confirmada pelo pessoal do SamMobile com fontes que trabalham dentro da Samsung. O primeiro detalhe é que elas revelaram que o modelo SM-G990B será o próximo integrante da família Galaxy S21.

Como a Samsung não lançou variantes LTE dos Galaxy S21, o modelo G990 é basicamente o Galaxy S21 Fan Edition.


Por enquanto, a Samsung não confirma a veracidade do vazamento. Mesmo assim, os primeiros detalhes do Galaxy S21 FE já estão circulando nos principais canais de rumores. Assim, agora sabemos que esse modelo também será apenas 5G.

Além disso, ele deve sair da caixa com Android 11 rodando sob a interface One UI 3.1 e ter opções de armazenamento de 128 GB ou 256 GB. Já as cores de lançamento incluem cinza/prata, rosa, violeta e branco.

Quando o assunto é a previsão de lançamento, já é quase certeza que o Galaxy S21 FE só deve ser oficializado no segundo semestre deste ano. Assim, podemos esperar muitos mais vazamentos a partir de agora.

Veja mais

(atualizado em 23 de abril de 2024, às 17:42)

262

Comentários

Galaxy S21 FE: Anatel homologa aparelho para venda no país; Samsung teve problemas na produção
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista