LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bolsonaro ataca Facebook, mas sua página usa configuração que impede comentários com fotos

17 de fevereiro de 2021 163

Atualização (17/02/21) - JB

O presidente Jair Bolsonaro acusou o Facebook de censura e chegou a ameaçar retaliação com um aumento de impostos para redes sociais. No entanto, tudo indica que o problema nunca foi a empresa de Mark Zuckerberg.

De acordo com informações da coluna Radar, a própria equipe do presidente configurou a página para não receber comentários com fotos. Essa opção sempre esteve disponível para administradores de páginas e é um dispositivo que evita que seguidores publiquem material inadequado.

Quando alguém quer comentar uma postagem do presidente pode enviar uma figurinha, avatar ou emoji. O próprio Facebook mostra que o administrador desativou os comentários com imagens.

Em alguns casos, os seguidores até conseguiram postar uma foto. No entanto, isso foi feito usando um link do Google Drive. Por enquanto, o presidente e sua equipe não comentaram o assunto.


Texto original (16/02/21)

Após o Facebook implementar algumas restrições, Jair Bolsonaro criticou a plataforma em vídeo publicado nesta semana. O presidente disse que acionou a Advocacia Geral da União (AGU) e garantiu que vai trabalhar com o parlamento para aumentar os impostos cobrados de redes sociais.

Segundo Bolsonaro, o Facebook está impedindo que seus seguidores possam anexar imagens nos comentários de suas publicações. A rede social alega que a medida foi pensada para prevenir a disseminação de Fake News.

Durante conversa com apoiadores em Santa Catarina, Bolsonaro também atacou a imprensa:

Com todo respeito, eu sou um qualquer do povo: proibir anexar imagens a título de proteger fake news. O certo é tirar de circulação - não vou fazer isso, porque sou um democrata - tirar de circulação Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, Antagonista, são fábricas de fake news.


Bolsonaro também reclamou que o bloqueio do Facebook é um ato de "censura" e disse que o caso não está sendo tratado pela mídia:

Logicamente que se alguém extrapolar alguma coisa, tem a Justiça para recorrer. Agora o Facebook bloquear a mim e a população é inacreditável. E não há uma reação da própria mídia, ela se cala. Falam tanto da liberdade de expressão para eles em grande parte mentir com matérias. Agora para a população é uma censura que não se admite.

Apesar desse ser o primeiro ataque direto do presidente ao Facebook, a chamada "ala ideológica" do governo vem trabalhando para dificultar a atuação das redes sociais. Segundo o Globo, há projetos de lei para impedir a remoção de conteúdo, proibir pedidos de explicação e investigações sobre o bloqueio de contas.

Cabe lembrar que, apesar de culpar a imprensa, o próprio presidente e o Ministério da Saúde já tiveram suas publicações classificadas como Fake News pelo Twitter. Em outro episódio recente, o blogueiro Allan dos Santos teve o seu canal banido do YouTube pelo mesmo motivo.


163

Comentários

Bolsonaro ataca Facebook, mas sua página usa configuração que impede comentários com fotos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista