LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi nega rumores de que esteja planejando lançar um carro autônomo

22 de fevereiro de 2021 5

Atualização (22/02/21) - JB

Recentemente, vimos que fontes chinesas revelaram que a Xiaomi pode acabar seguindo outras fabricantes de smartphones ao lançar o seu próprio carro autônomo. A informação acabou pegando muita gente de surpresa, uma vez que esse mercado está apenas engatinhando.

No entanto, a Xiaomi divulgou uma nota oficial nesta semana na qual nega todos os rumores e informa que não há qualquer projeto aprovado. A gigante chinesa ainda diz em sua carta que é preciso esperar "um pouco mais para ver" como o segmento de carros elétricos vai evoluir.

Assim, por mais que o público consumidor tenha se empolgado, a Xiaomi afirma que "no momento" não há qualquer iniciativa da sua parte. Claro que esse posicionamento da chinesa pode mudar completamente em um futuro próximo.


Texto original (19/02/21)

Apesar de já ter lançado um SUV, a Xiaomi ainda não tem forte presença no setor automobilístico. No entanto, isso pode mudar em breve. De acordo com fontes na China, a fabricante está se preparando para entrar no mercado de carros autônomos.

Além disso, diferente do seu primeiro modelo, a intenção da companhia é construir o carro de forma totalmente independente, ou seja, indo do projeto ao lançamento comercial. Outro detalhe importante é que esse novo desafio da Xiaomi está sendo conduzido pelo próprio CEO Lei Jun.

Assim como a Apple, a Xiaomi vê como estratégica a produção de um carro autônomo com tecnologia 100% proprietária. Isso porque esse mercado está engatinhando e ainda há oportunidades para novas fabricantes.


Por enquanto, a assessoria da Xiaomi ainda não comentou o assunto. Mesmo assim, o fato de Lei Jun estar supostamente comandando o projeto não é bem uma surpresa. O executivo já chegou a encontrar o CEO da Tesla, Elon Musk, duas vezes nos Estados Unidos.

Não é de hoje que Jun tem interesse no segmento de veículos elétricos e autônomos. O que pode ter mudado de 2013 pra cá é que o mercado de smartphones está estagnando e a Xiaomi precisa achar outro segmento para inovar.

Outro fator que pode fazer a Xiaomi apostar em um carro autônomo está diretamente ligado ao fato de poucas empresas chinesas de grande porte estarem explorando o segmento. Como a fabricante é conhecida mundialmente, a sua marca pode ser determinante em um possível lançamento global desses veículos.


5

Comentários

Xiaomi nega rumores de que esteja planejando lançar um carro autônomo
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020