LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bolsonaro vai ao Congresso e entrega projeto para privatizar os Correios

25 de fevereiro de 2021 69

O presidente Jair Bolsonaro entregou ao Congresso Nacional o projeto de privatização dos Correios. O texto foi levado em mãos pelo presidente, que saiu do Palácio do Planalto e atravessou a Praça dos Três Poderes em direção ao prédio da Câmara dos Deputados.

Bolsonaro estava acompanhado do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do ministro da Economia, Paulo Guedes. A entrega simbólica também contou com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

De acordo com o Ministério das Comunicações, além da privatização, o texto também prevê a obrigatoriedade do cumprimento de metas de universalização e de qualidade dos serviços postais. Além disso, a lei estabelece que a Anatel se torne a agência reguladora desse mercado.

Imagem/Reprodução: CNN Brasil

Por mais que o projeto demonstre que o governo está interessado em privatizar os Correios, o texto entregue pelo presidente ainda é bastante vago quando o assunto é o modelo de venda.

Há chances do governo decidir fazer a venda direta do controle majoritário dos Correios ou de apenas algumas partes da empresa. Fontes no Planalto também informam que até mesmo a liquidação da estatal está sendo estudada.

Comentando o assunto, o próprio governo reconhece que o projeto só deve ser votado no fim do ano. Por isso, essa privatização pode acontecer apenas em 2022.

Isso porque a venda dos Correios depende da regulamentação de um trecho da Constituição, que prevê que estatais só podem ser vendidas com autorização do Congresso.

Funcionários criticam projeto

A Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP) critica a entrega do projeto de privatização. Isso porque os membros indicam que o governo pulou etapas que consideram importantes, como a finalização do estudo do BNDES e a realização de audiências públicas.

Não parece correto, porém, que se tente compensar os prejuízos imputados ao mercado pelo Presidente da República com outros prejuízos, dessa vez imputados aos cidadãos e empresas que dependem dos Correios para terem um serviço postal acessível e em pleno funcionamento. Um erro não pode justificar outro erro.


69

Comentários

Bolsonaro vai ao Congresso e entrega projeto para privatizar os Correios
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2