LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Wi-Fi 6E no Brasil: Anatel aprova requisitos técnicos da nova rede wireless de 6GHz

26 de fevereiro de 2021 13

Em reunião aberta ao público realizada nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, aprovou o edital do leilão de frequências do 5G, previsto para acontecer ainda no primeiro semestre de 2021. Também durante o evento, o Conselho Diretor do órgão de telecomunicações discutiu outro protocolo que está prestes a estrear no Brasil: o Wi-Fi 6E.

O Wi-Fi 6E, uma evolução do Wi-Fi 6, promete entregar velocidades ainda maiores ao mesmo tempo em que reduz o estresse na rede ao utilizar a faixa de frequência de 6GHz, mais especificamente entre 5.925 MHz e 7.125 MHz, praticamente não utilizada por nenhum equipamento.

Com a chegada do 5G, a estreia do Wi-Fi 6E se viu ameaçada no Brasil, com risco de redução de 500MHz no espectro, o que levou a Anatel a realizar uma consulta pública. Felizmente, a agência decidiu seguir os padrões internacionais e habilitou toda a faixa para o protocolo wireless.


Segundo o comunicado do órgão, estabeleceu-se os seguintes requisitos: não haverá limite de largura para os canais, de modo a permitir que novas implementações na faixa de 6GHz possam ser realizadas no futuro; pontos de acesso indoor ou subordinados, como os roteadores, não poderão contar com baterias, proteção contra intempéries ou uso de antenas não integradas, para impedir seu uso em áreas externas; por fim, equipamentos de potência muito baixa, que não causem interferências, têm permissão de ser utilizados em regiões externas, com alimentação de bateria permitida.

A decisão de seguir os padrões internacionais deve minimizar os custos do Wi-Fi 6E no país, já que aparelhos compatíveis com a nova rede não terão de sofrer com customizações específicas para o mercado brasileiro. Além disso, a previsão é de que a contribuição de produtos e serviços com Wi-Fi 6E ao PIB acumulada entre 2021 e 2030, período em que o protocolo pode operar no Brasil, atinja os US$112,14 bilhões (~R$638 bilhões).


13

Comentários

Wi-Fi 6E no Brasil: Anatel aprova requisitos técnicos da nova rede wireless de 6GHz
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020