
Tech 13 Abr
Atualização (13/04/21) - JB
Apesar de abandonar o segmento de smartphones, a LG pode ser a grande parceira da Apple na produção do seu primeiro carro elétrico. Isso porque informações reveladas pelo Korea Times indicam que a sul-coreana pode estar fechando um acordo com a empresa da maçã.
As negociações envolvem a subsidiária LG Magna e-Powertrain — uma joint venture da LG com a fornecedora canadense Magna. De acordo com fontes que possuem acesso aos termos acertados, o volume inicial da produção deve ser pequeno, uma vez que estamos falando do desenvolvimento de protótipos.
A LG Magna e-Powertrain está avaliada em US$ 1 bilhão e deverá fabricar motores, inversores e carregadores de bordo. A LG deterá 51% da nova empresa e a Magna 49%.
Como a LG já é conhecida por fornecer chips, baterias e motores para fabricantes como GM e Tesla, a sul-coreana tem a confiança da Apple.
As afiliadas do Grupo LG, incluindo LG Display, LG Chem, LG Energy Solution e LG Innotek já estão incluídas na cadeia de suprimentos de peças da Apple. Essas afiliadas da LG são qualificadas para garantir rendimentos de produção e entrega mais rápida das peças necessárias para os carros da Apple.
Por enquanto, LG e Apple não comentaram o assunto. Mesmo assim, o Korea Times também relata que a sul-coreana tem sido pressionada por seus acionistas para ampliar o seu investimento no mercado de carros elétricos.
Como a marca LG não é tão forte na indústria global de carros elétricos, ela precisa de uma referência bastante competitiva para mostrar seus esforços de transformação. Desse ponto de vista, a aposta da LG no carro da Apple não é tão ruim, e vice-versa para a Apple.
Caso a negociação entre as empresas dê certo, tudo indica que o primeiro protótipo do Apple Car deve ser montado no início de 2024.
Atualização (16/03/2021) - Por GS
Os rumores sobre o carro inteligente da Apple ficam cada vez mais intensos na internet, e o registro de uma nova patente feita pela empresa botou ainda mais lenha nessa fogueira.
A Apple conseguiu essa semana um registro para um sistema de visão noturna que combina sensores de luz visível, infravermelho próximo (NIR) e infravermelho de ondas longas.
A patente afirma que carros inteligentes possuem a mesma limitação de um humano no que tange à visão noturna, citando os 60 metros oferecidos pelos faróis tradicionais de um carro.
A noite ou ambientes com baixa iluminação oferecem um desafio para um sistema de controle automatizado em veículos. Por exemplo, o nível de iluminação oferecido pelos faróis em um veículo pode ser limitado pelas leis e regras, o que pode limitar a distância limite efetiva de um sensor de espectro visível (por exemplo uma câmera) usada para detectar objetos próximos ao veículo. Tendo uma distância limite efetiva (cerca de 60 metros) para detectar ou classificar objetos pode reduzir a segurança ou a redução de velocidade no qual o veículo viaja com segurança.
A Apple acredita que a lei se limita apenas à luzes visíveis, o que torna os infravermelhos mais eficazes. A fabricante afirma que a nova tecnologia pode expandir o campo de visão noturna em até 200 metros, com um facho de luz em formato cônico, projetado em um ângulo de 30 graus.
Alguns veículos já usam sistemas de iluminação similares, que favorecem a detecção de pedestres e outros obstáculos na pista, no entanto, o fato da Apple estar registrando uma patente desse tipo só reforça os rumores de que ela está de fato trabalhando em seu próprio veículo.
Texto original - 11/03/2021
Após não conseguir negociar com diversas montadoras de veículos já estabelecidas no mercado, a Apple pode acabar utilizando a estratégia de montagem do iPhone com o seu primeiro carro inteligente.
De acordo com fontes da cadeia de fornecimento da empresa de Cupertino, a Apple já estuda fabricantes "menos conhecidos" para executar a produção do carro. Assim, a empresa apenas projetaria o veículo e suas peças, enquanto que terceirizados fazem o "trabalho bruto".
A Apple tem três opções na mesa e está sendo obrigada a escolher a última:
- Parceria com uma montadora já existente (Nissan, Hyundai e outras)
- Construção de suas próprias fábricas
- Terceirizar a montagem para empresas menos conhecidas
Por enquanto, a Apple permanece em silêncio sobre todos os rumores envolvendo o desenvolvimento do seu carro elétrico e autônomo. Mesmo assim, nenhuma fabricante parece disposta a aceitar os termos da empresa:
Caso tivesse conseguido acordo com a Hyundai, a Apple pediria para a coreana projetar o carro com design interno e externo, além de entregar o motor elétrico. Em linhas gerais, a Apple basicamente estava pedindo que a coreana produzisse o carro completo e retirasse a sua marca dele.
Vale lembrar que a mudança de planos da Apple pode atrasar ainda mais o lançamento do seu carro proprietário. Assim, ao invés do primeiro veículo ser anunciado em 2022, a previsão pode mudar para 2024 ou mais.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários