LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

OnePlus Nord 2: OxygenOS se funde com OPPO ColorOS no smartphone

26 de julho de 2021 40

Atualização (26/07/21) - JB

Lançado com especificações dignas de um bom intermediário e preço competitivo, o novo OnePlus Nord 2 tem chamado a atenção do público em todo o mundo. No entanto, o que pouca gente sabe é que esse smartphone é o primeiro fruto da fusão da OnePlus com a OPPO.

Anunciada de forma oficial no último mês, essa união das empresas já vinha acontecendo nos bastidores. O resultado disso pode ser observado no software do OnePlus Nord 2: a OxygenOS se tornou uma interface dentro da ColorOS.

Apesar de ter confirmado a sua promessa de entregar uma mudança tão sutil que "nenhum usuário vai perceber", algumas telas da OxygenOS do Nord 2 são claramente partes da OPPO ColorOS. O pessoal do 9to5Google mostra na imagem abaixo que um exemplo disso está na tela de energia.


Como sabemos, a OnePlus enviou até mesmo uma série de orientações aos seus funcionários pedindo que eles não se manifestem sobre a fusão da OxygenOS com a ColorOS. Por isso, a marca não deu destaque a esse detalhe na apresentação do celular.

Mesmo assim, quem já testou o smartphone sabe que pouca coisa mudou e que a OxygenOS continua sendo basicamente a mesma de antes. O analista Damien Wilde disse:

A OxygenOS 11.3 funciona sem problemas e, embora haja partes definitivas da ColorOS da OPPO, nada disso afeta a experiência de forma prejudicial. As opções de personalização adicionadas podem realmente ser um grande ponto positivo para os fãs de longa data desta skin do Android. Quase todos os ajustes e truques da OxygenOS estão presentes.

Atualização (19/06/21) - JB

OnePlus pede que funcionários não comentem fusão de OxygenOS com OPPO ColorOS

A OnePlus prometeu que a OxygenOS continuará existindo após a sua fusão com a OPPO. A novidade foi confirmada nesta semana, mas um memorando interno liberado para os funcionários aponta em outra direção, e pode decepcionar muita gente.

De acordo com Evan Blass, o texto deixa bem evidente que os colaboradores da empresa não devem responder qualquer questionamento dos usuários sobre a OxygenOS ou ColorOS. O posicionamento parece um tanto estranho.

NOTA IMPORTANTE: Não responda a nenhuma pergunta sobre o nosso OS ou ColorOS que tenha como alvo o anúncio de integração. Use apenas a resposta abaixo - “No momento, não temos nenhuma atualização em relação aos sistemas operacionais. Fique ligado em nossos canais oficiais."

Por mais que possa parecer um texto criado para evitar polêmicas, ele é um tanto preocupante. Conforme aponta o próprio Blass, se a OnePlus tivesse certeza da sobrevivência da OxygenOS, ela deixaria isso muito claro na orientação aos funcionários.

Imagem/reprodução: Evan Blass

Por enquanto, a OnePlus não confirma a veracidade do texto vazado. Mesmo assim, o memorando também traz mais dois pontos importantes: Pete Lau é citado como único fundador da OnePlus. Pode parecer um erro administrativo, mas apagar a coparticipação de Carl Pei é algo que pode irritar muita gente.

Além disso, o texto ainda oferece uma perspectiva de futuro onde a OnePlus pode lançar muitas linhas de smartphones. Por fim, está presente a pergunta: “OnePlus, Oppo e Realme estão construindo um ecossistema conjunto em todas as marcas?”

A resposta é um tanto interessante:

A OnePlus está procurando uma variedade de maneiras de levar seus produtos líderes de tecnologia a mais usuários em todo o mundo. Além de construir um ecossistema integrado e conectado entre seus produtos, a OnePlus também está estudando como trazer outros usuários do Android, e até mesmo do iOS, para seu ecossistema.

Atualização (17/06/21) - JB

OnePlus deve manter OxygenOS em seus smartphones após fusão com OPPO

Após confirmar a sua fusão com a OPPO, a OnePlus precisou vir a público dar novos detalhes da operação. Segundo a fabricante, nada vai mudar para seus consumidores globais, uma vez que os smartphones da marca continuarão tendo a mesma garantia e logística.

Além disso, diferente do que aconteceu na China, os aparelhos OnePlus devem continuar usando a interface proprietária OxygenOS.

A OxygenOS veio para ficar. As empresas compartilharão recursos para criar produtos melhores para os consumidores, mas elas continuarão a trabalhar de forma independente no software.

Claro que a OnePlus também deve aproveitar a oportunidade para incorporar alguns recursos consagrados na ColorOS. Contudo, esses detalhes só saberemos quando as empresas anunciarem a próxima versão do seu software baseado no Android 12.

Quanto a marca OnePlus - continuaremos a operar de forma independente, focados em fornecer a você os melhores produtos e experiência possíveis, como sempre fizemos. Continuaremos lançando produtos OnePlus, realizando eventos (esperamos pessoalmente em breve) e interagindo diretamente com você para colher o feedback por meio dos mesmos canais OnePlus de antes. O compromisso da OnePlus com você continua o mesmo.


Atualização (22/03/21) - JB

OnePlus confirma que novos celulares serão lançados com Oppo ColorOS na China

Depois de alguns rumores, a OnePlus confirmou que a linha OnePlus 9 será lançada na China sem a tradicional HydrogenOS. De acordo com um teaser da empresa, os smartphones da marca agora devem rodar a Oppo ColorOS no país.

Além disso, a OnePlus deixou claro que seus aparelhos vendidos no mercado global devem manter a tradicional OxygenOS, sendo que novos detalhes serão comentados amanhã (23). Para quem não se lembra, essa é a data de lançamento dos dispositivos.

A HydrogenOS é diferente da OxygenOS e se destaca por não ter os serviços do Google, algo obrigatório na China. Com a ColorOS, a OnePlus diz que a interface foi feita "sob medida" para os dispositivos da marca. Ou seja, muito provavelmente a chinesa pode apostar em alguns recursos especiais para se diferenciar da Oppo.

Teaser da OnePlus confirma que celulares serão lançados sem HydrogenOS na China.

Texto original (17/03/21)

Conhecida por ser a "queridinha" dos entusiastas, a OnePlus vem passando por uma série de mudanças, a fabricante começou a apostar no lançamento de celulares intermediários e recentemente todo o seu departamento de pesquisa foi incorporado pela Oppo.

No entanto, ninguém esperava que a OnePlus também fosse modificar seu software. De acordo com informações mais recentes, a fabricante pode deixar de desenvolver a sua interface chinesa (HydrogenOS) para vender smartphones com a ColorOS da Oppo.

Comentando o assunto, um membro sênior do XDA publicou uma imagem que mostra o suposto anúncio da mudança nas redes sociais chinesas. A carta simplesmente diz que a OnePlus está encerrando o desenvolvimento da HydrogenOS.


Além de anunciar que a ColorOS será a nova interface da OnePlus na China, o comunicado também estabelece que o site oficial da HydrogenOS será encerado no dia 24 de março. Já o servidor OTA deve ser desativado em 1º de abril.

Ao que tudo indica, a linha OnePlus 9 será a primeira a contar com ColorOS na China. Alguns usuários reclamaram da mudança, uma vez que a interface da OnePlus é mais limpa. Por outro lado, muita gente gostou da alteração. Isso porque a ColorOS traz uma série de recursos exclusivos para o público chinês.

Procurada, a OnePlus global preferiu não entrar no mérito da discussão, mas garantiu que a OxygenOS - versão global da interface - continua funcionando normalmente:

Não temos nenhuma atualização sobre a HydrogenOS para compartilhar no momento, mas podemos confirmar que a OxygenOS continua sendo nosso sistema operacional para todos os dispositivos globais.


40

Comentários

OnePlus Nord 2: OxygenOS se funde com OPPO ColorOS no smartphone
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista