Curiosidade 30 Mar
Buscando ser fiel à promessa de ser uma empresa mais amigável com o meio ambiente, a Apple emitiu um comunicado anunciando que fará grandes investimentos em fontes de energia limpa e renovável, tendo como protagonista as baterias chamadas "Megapacks" da fabricante Tesla.
Em números, a empresa investiu em 85 unidades da superbateria que serão instaladas em sua nova fazenda de energia solar — a California Flats — responsável por fornecer a energia necessária para suas operações na Califórnia. Estima-se que a gigante de Cupertino tenha desembolsado a quantia de US$ 50 milhões para o investimento.
Cada uma das unidades compradas suporta até 60 megawatts, que não chegam a ser a maior capacidade da linha. Apresentadas em 2019, a superbateria adquirida pela maçã corresponde a uma série com várias soluções do tipo — alguns modelos podendo armazenar até incríveis 100 megawatts.
Lisa Jackson, vice-presidente das políticas sociais e ambientais da Apple, declarou:
Estamos firmemente comprometidos em ajudar nossos fornecedores a neutralizarem suas emissões de carbono até 2030, e estamos entusiasmados pelo fato das empresas que se juntaram a nós abrangerem o mundo todo.
Embora as políticas adotadas para reduzir sua poluição ambiental sejam constantemente colocadas em debate, visto que determinadas práticas são consideradas ineficazes para a sustentabilidade, a empresa vem demonstrando um grande comprometimento com energias renováveis. O próprio Apple Park, sede da gigante, é inteiramente alimentado por energia solar, biocombustíveis e gás natural, sendo considerado um dos edifícios sustentáveis mais eficientes do mundo.
Além disso, fora das dependências da empresa, seus fornecedores começaram a adotar energias limpas em suas operações, como energia eólica, e são treinados pela própria Apple para se adaptarem às transições. Conforme a empresa informa em seus newsrooms, essas práticas possibilitaram a redução de 40% da emissão de CO2 e evitou a dispersão de 15 milhões de toneladas métricas do poluente, marcando um passo para a meta de 2030.
Qual sua opinião sobre as práticas sustentáveis da Apple? São eficazes? Conte nos comentários!
Comentários