Curiosidade 30 Mar
Em busca de operações mais amigáveis com o meio ambiente, a Samsung passou a utilizar painéis solares para alimentar suas fábricas em mais quatro de suas instalações nas cidades de Yongin, Hwaseong, Pyeongtaek e Asan-si. Os painéis cobrirão uma vasta área de 27 mil m², com cada divisão produzindo aproximadamente 2.847 MWh — suficiente para suprir a necessidade de 678 casas durante um ano.
O investimento é parte do plano de combate a mudanças climáticas da sul-coreana, que vem sendo aplicado há um bom tempo visando reduzir a emissão de poluentes responsáveis pelo efeito estufa. Desde o ano de 2018, a meta era ser inteiramente alimentada por energia de fonte renovável, sendo atingida em 2020 com o grande investimento em energia solar e geotérmica.
Em várias filiais na Coréia do Sul, a Samsung instalou painéis solares e facilidades geotérmicas para produção de energia renovável. No campus de Suwon, Yongin e Pyeongtaek, a geração dessa energia foi possível com investimento dos painéis em estacionamentos, prédios, telhados e canteiros de obras.
É comum que determinadas práticas causem polêmica quando aplicadas, porém o uso de energia renovável, também aplicado por outras empresas de renome como Apple, demonstra resultados consistentes no âmbito sustentável.
Os esforços não se limitam ao território sul-coreano — energia solar e eólica são fornecidas para a unidade de produção na Índia, enquanto sua filial no México possui certificados reconhecidos como empresa sustentável. Aqui no Brasil, embora considerado um país emergente, suas obras são alimentadas (em partes) pela energia limpa.
Em press release, a Samsung informou:
A empresa continuará a seguir suas políticas de aumento da eficiência energética e minimização de recursos poluentes, para que os usuários possam ter certeza de que estão fazendo sua parte para ajudar a reduzir os impactos das mudanças climáticas com produtos que requerem baixa eletricidade com alto desempenho.
Além das medidas tomadas em suas fábricas e filiais, a empresa sul-coreana busca criar produtos sustentáveis que cessam a emissão de poluentes, bem como reduzem a produção de lixo eletrônico em escala mundial. A linha de TVs com embalagens reutilizáveis são um exemplo de solução criativa e eficiente.
Você concorda com as medidas sustentáveis da Sammy? Comente!
Comentários