LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus, LG: relembre os celulares mais memoráveis da marca

06 de abril de 2021 31

Muito se especulava sobre o assunto, porém, na segunda-feira (5), a LG confirmou que deixará o mercado global de celulares oficialmente para aplicar esforços em diferentes áreas, mas prometendo suporte aos usuários da marca. O fechamento do setor será concluído até dia 31 de julho deste ano.

Durante sua breve vida no mercado, a sul-coreana desenvolveu vários dispositivos com um padrão de design que agradava a muitos, bem como a qualidade da experiência de usuário. É fato que, em dados momentos, certas decisões não foram bem recebidas pelo seu público mas, entre altos e baixos, a empresa construiu um marco na área com vários celulares figurando entre os mais vendidos do mundo.

Relembre o incrível e extenso catálogo da marca com alguns dos modelos mais icônicos que separamos:

LG B1200, o básico

Começando do começo — a era "tijolão" da LG foi marcada por celulares robustos que não se diferenciavam muito dos concorrentes da época. Em 2002, quando o LG B1200 foi lançado, era comum encontrar aparelhos com a mesma tela monocromática, bateria suficiente para durar cinco dias em modo stand-by e um número limitado de jogos.

LG G5500, com teclado slide

Apenas um ano depois, o LG G5500 era equipado com um display colorido de 65 mil cores que, aliado ao MMS, começava a dar boas-vindas ao conteúdo multimídia. O teclado "slide" era um aspecto atrativo em uma época onde um celular compacto era mais desejado.

LG Chocolate, design icônico

Um dos recordistas de venda da marca, o LG Chocolate (KG800) ficou rapidamente popular pelo esmero em seu design e construção. Contava com reprodutor MP3 e câmera de 1,3 MP, além de botões sensíveis ao toque.

Lançado em 2006, o modelo foi o primeiro da série especial Black Label.

LG V9000, com tela giratória

Ainda em 2006, a LG surpreendeu ao lançar um celular aparentemente comum à primeira vista, excetuando-se pelo fato de que sua tela girava horizontalmente, revelando um teclado numérico físico. Com design robusto, o LG V9000 chegou ao mercado com um display de 256 mil cores e câmera de 1,3 MP, tais que faziam o conteúdo multimídia engatinhar na segunda metade dos anos 2000.

LG KP100, o recordista

Não poderíamos deixar o LG KP100 de lado nessa homenagem. Compacto, com especificações básicas, o modelo vendeu mais de 30 milhões de unidades mundialmente em seu ano de lançamento, se tornando o aparelho mais vendido de 2008. Apesar de não se comparar às centenas de milhões de unidades vendidas pelas gigantes da época, como a Nokia, essa marca consagrou a LG como uma concorrente de respeito na época. Outro recordista, o LG KP500, de 2008, vendeu mais de 13 milhões de unidades mundialmente.

Um fato interessante é que o KP100 surgiu inicialmente na América Latina e Índia, e só então passou a ser exportado para outros países.

LG Viewty, o camera phone

É fato que 2007 foi um ano revolucionário para o ramo da telefonia móvel. A LG, não sendo uma exceção, lançou o LG Viewty (KU990) que, apesar de não ser o primeiro celular com câmera digital integrada, foi um high-end de sucesso.

Com câmera frontal e um sensor principal desenvolvido pela Schneider Kreuznach de 5 MP, flash de xenônio, foco automático e estabilização digital, foi considerado um dos primeiros smartphones "touch-screen" com câmera respeitável e vendeu mais de 5 milhões de unidades — um milhão a menos que o próprio iPhone original.

No ano seguinte, foi lançado o LG Renoir, que também contava com uma câmera de alto nível para a época, porém com o sistema operacional Windows Mobile 6.1 Pocket PC.

LG GW620, o primeiro Android

Com um teclado QWERTY escondido sob a tela deslizável de 3 polegadas, o LG GW620 foi o primeiro smartphone fabricado pela sul-coreana a receber o sistema operacional Android, ainda na versão 1.5 Cupcake.

Foi lançado em 2009, marcando o primeiro passo da dominação do sistema do Google em suas linhas.

LG OPTIMUS 7, com Windows Phone 7

2010 ainda era uma época em que a Microsoft tentava emplacar seus sistemas operacionais para mobile. A LG apresentou o OPTIMUS 7 como sua plataforma, equipado com tela capacitiva de 3,8 polegadas, câmera de 5 MP e armazenamento interno de 16 GB.

O smartphone contava também com a possibilidade de conexão com outros dispositivos via DLNA, que permitia executar mídias em outros dispositivos via Wi-Fi, como televisão e PC. Ainda, o Qualcomm QSD8250 vinha com a GPU Adreno 200 integrada e 512 MB de memória RAM.

LG Nexus 4, o Android

No início da década passada, smartphones com a nomenclatura "Nexus" começaram a aparecer com a versão mais limpa e sem personalizações do Android. Entre as especificações do Nexus 4 da LG, os destaques vão para a câmera de 8 MP e o carregamento sem fio pelo padrão Qi. Lançado em 2012, o smartphone começou a ditar uma era de renome para a fabricante.

Em 2016, a família Nexus foi aposentada, sendo sucedida pela linha Pixel do Google.

LG G Flex, o smartphone curvo

O memorável smartphone curvo da LG, apresentado ao público em 2013, foi um dos atos mais ousados e inovadores da empresa. Prometendo se regenerar de riscos leves em seu corpo, o aparelho contava com especificações dignas de um topo de linha da época. Confira:

  • Qualcomm Snapdragon 800, com GPU Adreno 330;
  • Tela curva OLED de 6 polegadas com Gorila Glass 2;
  • 2 GB de memória RAM;
  • Câmera de 13 MP;
  • Gravação de vídeos em 4K.

O modelo foi sucedido pela sua segunda geração: LG G Flex 2.

LG G3, sucesso em vendas

O LG G3 foi, sem dúvida, um dos smartphones mais populares da sul-coreana em todo o mundo, especialmente no Brasil. Com a agradável interface LG Optimus UI, o topo de linha de 2014 vendeu mais de 10 milhões de unidades no mundo.

  • Qualcomm Snapdragon 801, com GPU Adreno 330;
  • Tela IPS LCD de 5,5 polegadas com Gorila Glass 3;
  • A partir de 2 GB de memória RAM;
  • Armazenamento interno de 16 GB, expansível até 128 GB com MicroSD.

Existem duas variantes mais modestas do modelo: G3 Beat e G3 Stylus.

LG G5, o experimento

O TudoCelular teve a oportunidade de conhecer o LG G5 durante a Mobile World Congress de 2016. O smartphone trazia os primeiros indícios de um revolucionário sistema modular que, atualmente, parece estar sendo projetado pelo Google. Simbolizando a constante busca por inovação por parte da sul-coreana, o smartphone não chegou a ter avanços da modalidade, infelizmente.

Aqui no Brasil, foi lançada apenas a versão G5 SE, que contava com especificações mais inferiores em relação ao modelo original, sendo:

  • Qualcomm Snapdragon 652, com GPU Adreno 510;
  • Tela IPS LCD de 5,3 polegadas;
  • Conjunto duplo de câmeras, sendo:
    • Sensor principal wide de 16 MP;
    • Sensor secundário de 8 MP.
  • 3 GB de memória RAM;
  • Armazenamento interno de 32 GB, expansível com MicroSD.
LG Velvet, o intermediário premium

Lançado no ano passado, o maior destaque do LG Velvet é, com certeza, o seu design — detalhe em que a fabricante raramente falhava. Com um desenho minimalista e objetivo, o intermediário premium ainda poderá receber a última versão do Android. Embora tenha sido um sucesso no exterior, acabou por ser ofuscado pelos smartphones de mesmo nível da rival Samsung.

  • Qualcomm Snapdragon 845, com GPU Adreno 630;
  • Tela OLED de 6,8 polegadas;
  • Conjunto triplo de câmeras, sendo:
    • Sensor principal de 48 MP;
    • Sensor ultrawide de 8 MP;
    • Sensor de profundidade de 5 MP.
  • 6 GB de memória RAM;
  • Armazenamento interno de 128 GB, expansível com MicroSD.
LG Wing, voltando às origens

Percebeu a semelhança entre o LG Wing e um celular bem antigo citado na lista? Assim como o V9000, esse smartphone conta com uma tela giratória que revela um display secundário, dando ao aparelho o formato de "T". Apesar de nostálgico, o mecanismo fez com que o smartphone se tornasse caro — atualmente, custando US$ 1699 (R$ 9.547,87 em conversão direta) — e vendesse muito abaixo do esperado. Sua espessura de 1,09 cm também acabou afastando o interesse do público.

Assim, finalizamos a lista com os smartphones mais memoráveis da LG, cuja qualidade era próxima de inquestionável. Infelizmente, muitos sucessos de venda e inovações promissoras acabaram se perdendo em resoluções que causaram prejuízo, acarretando no encerramento de suas atividades. Correram rumores de que a sul-coreana teria tentado vender o setor de celulares, porém sem sucesso. As declarações finais da LG foram as seguintes:

É com tristeza que compartilhamos esta notícia com nossos clientes e parceiros que, alongo de todos esses anos, nos demonstraram confiança e nos deram apoio. A LG Electronics do Brasil agradece vocês e irá se concentrar fortemente em seus negócios de modo que continuemos a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor.

Esquecemos de algum modelo? Conte sua opinião sobre a LG nos comentários!


31

Comentários

Adeus, LG: relembre os celulares mais memoráveis da marca
  • LG GM205
    LG Leon, de 2015 e ainda intacto até hj, falo dele inclusive.
    Vai deixar saudades, sinceramente fiquei sem chão, não faço idéia que celular vou ter.
    Tenho um amor pela Lg que não sei explicar.
    Infelizmente tudo que é bom acaba.

      • LG Optimus L5
        LG L Prime
        LG Volt Tv
        Meus celulares com a LG

        • Que triste, tô profundamente angustiado, a LG era tão presente...

            • Minha experiência traumática com os LGs:

              -LG Volt: Celular ruim, lento, não segurava nem bom Facebook Lite em segundo plano, esquentava mais que o capiroto, câmeras okzim para época, bateria se durasse 4 horas era muito, e acho que nunca recebeu nem Patch muito menos atualização de Android. Minha outra opção na época era o Grand Prime, acho que talvez eu fosse mais feliz com ele kkk.

              -LG K12 Plus: Minha bombinha atual, ele tá muito longe de ser rápido, mas é menos traumático que minhas outras opções da época, Galaxy A10 e Moto G7 Play. Engasga para caramba, mas na maior parte do tempo é OK, câmera OK, apesar de parecer pior que o do J7 Metal do meu irmão, e bateria dura 5/6 horas. A LG sempre atrasada com os patchs de segurança, mas já é milagre ele estar recebendo, está com o Patch de março.

              • Tive um LG GW550 com Windows Mobile 6.5. Foi uma experiência interessante.
                E me lembro do LG GM205, que certamente fez bastante sucesso no Brasil devido a sua saída de som e a cor laranja da moldura.
                E achava bastante bonito o LG GD330.

                  • Meu primeiro celular foi um LG,

                    LG GT360 depois veio
                    Optimus L3
                    Optimus L80
                    G5 (Koreano)
                    G7
                    E agora o G8S.
                    É uma pena tudo isso ter acontecido com a LG, o mercado e o consumidor final vai perder muito com essa saída.

                      • Meu primeiro celular foi um LG,

                        LG GT360 depois veio
                        Optimus L3
                        Optimus L80
                        G5 (Koreano)
                        G7
                        E agora o G8S.
                        É uma pena tudo isso ter acontecido com a LG, o mercado e o consumidor final vai perder muito com essa saída.

                          • Antes de usar iPhone o melhor android que tive foi o LG G2, que era um top para a época, eu achava tudo espetacular, tela, desempenho, câmeras, mas eu quebrei e infelizmente depois de quebrado ele não foi mais o mesmo. A lg já fez muito celular top e já lançou muita novidade! Sonhei muito com lg nexus 4 (já tive o prazer de mexer) e sonhei com g flex rsrs. Pena que os anos não fizeram muito bem à lg!

                            • Tc faz uma linha do tempo como a presepadas que levaram a LG ao %u26B0.

                                • Meu primeiro LG foi LG G PRO COM SNAPDRAGON 600 FOI LANÇADO JUNTO AO GALAXY S4 POUCO ANTES DE LANÇA O G2 ,
                                  depôs tive
                                  G6
                                  G7
                                  G8 x que aparelho incrível com 2 tela faria com ele até agora se não fosse a crise e não precisse vender ele ano passado

                                    • Meu primeiro celular foi um LG (de segunda mão): o LG Chocolate.

                                        • Faltou só o LG G2 nessa lista. E como menção honrosa talvez o LG Prada e o LG Optimus 4X HD que foi o primeiro telefone com processador de quatro núcleos.

                                            • Saudades LG, ainda me lembro da época do LG G2, o celular era um monstro na época, superava o Galaxy S4 e Moto RAZR HD com força, pena que ela se perdeu no mercado e começou a lançar muitos celulares ruins e caros

                                              Quem deve estar comemorando agora é a Samsung e a Motorola, pois venderão tranquilamente celulares de entrada e intermediários sem nenhuma concorrência de renome(a concorrência agora será Multilaser e Positivo) nas lojas físicas das Casas Bahia, Magazine Luiza e Americanas, ou seja, o duopólio está formado igual no mercado de sistemas operacionais...

                                                • Eu tive um G2, e realmente, era monstro. Acho que a LG se perdeu na própria identidade, porque até até G4, mandou muito bem, e depois foi ladeira abaixo. Infelizmente uma excelente marca, um player a menos no mercado.

                                                    • O começo do fim da LG foi o G5, ao menos no Brasil. As pessoas não levaram mais a LG a sério como fabricante de tops de linha (também errou em não ter trazido o V20 foi um dos celulares mais legais que ela lançou no passado recente).

                                                    • Samsung agora vai meter a mão com menos concorren

                                                        • Sério mesmo
                                                          Juro que vou sentir saudades. Nostalgia total, mas faltou muita coisa boa aí na lista hein.

                                                            • Eu tive o LG G3 foi o meu primeiro Android. O primeiro Smartphone Android a gente nunca esquece.

                                                                • LG Kp120 foi minha primeira experiência com celular próprio, depois tive:
                                                                  LG kp 265 (slide que usava pra escutar musica e acessar internet com a BRtelecon.
                                                                  Nokia 1220
                                                                  Nokia x3 (usava muito pra escutar musica )
                                                                  Nokia 701 (Symbian) (muitas fotos, até hj tenho ele)
                                                                  Samsung Galaxy mini (pior experiência que ja tive)
                                                                  Nokia N9 (Segunda melhor interface que ja usei)
                                                                  BlackBerry Z10 (melhor interface, pena que a bateria morreu, tenho eel guaradado na caixa)
                                                                  BlackBerry Pasport ( funcionando e com direito a app do Android)
                                                                  Asus Zenfone 2 (foi um cel bom)

                                                                  Depois diaso migrei totalmente para Onplus. Melhor experiência com Android.

                                                                    • Eu ainda tenho o LG Chocolight

                                                                        • Eu acho que ela teve grandes marcos, inclusive não há muito tempo:O G2 foi um marco na sua época;
                                                                          Quem acompanhava o site na época, o G4 quase toda semana estava no quadro foto dos leitores como vencedor;
                                                                          O G5 SE e o X Cam foram uns dos pioneiros das câmeras duplas;
                                                                          G6 foi um dos primeiros a diminuir as bordas;
                                                                          A LG foi uma das primeiras tbm dessa tendência de baterias gigantes com o X power;
                                                                          No segmento de entrada acho que só a LG entregava um desempenho satisfatório por preço justo, eu lembro que tinha LGs com 2GB de RAM que segurava todos os apps em segundo plano (!) no teste aqui

                                                                            • Meu preferido era o gt360 com msn. Eu era apaixonado pelo aparelho, tive um durante dois anos e vendi pra comprar um android. Q na epoca foi o Optimus p350.

                                                                              Teve tambem o primeiro top da linha Optimus, o G. Tambem tive um por 2 anos.

                                                                              Apreciei bastante a LG em seus bons tempo. N tive outros por falta de condições msm e concordo q a marca foi "morrendo" com lançamentos abaixo do que era oferecido por outras marcas e com mesma faixa de preço.

                                                                                • Gostava do G3 beat e LG G7

                                                                                    • Acho que faltou só o LG L Prime, na época era um intermediário bem interessante e pelo menos aqui pela minha cidade, quase todo mundo tinha um, se foi sucesso no restante do país eu não sei, e teve também o K10, outro que vendeu bastante e foi bem popular entre os intermediários da época.

                                                                                      • Tive: LG L6 ( 10MB de memória) era top.

                                                                                          • O Sirmtk está em lágrimas

                                                                                              • RIP 2021 LG MOBILE SMARTPHONE DIVISION

                                                                                                  Android

                                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                  Android

                                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                  Android

                                                                                                  Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                                                                                  Android

                                                                                                  Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020