LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G: TIM Brasil começa a testar infraestrutura da nova geração de internet móvel

08 de abril de 2021 3

Com alguns países já avançados no processo de adoção do 5G, as empresas de telecomunicações brasileiras começam a engatinhar em direção à nova geração da internet móvel. A TIM Brasil, em parceria com a israelense Ceragon, vai dar início aos testes com a rede OpenRAN para implementação do sucessor do 4G.

Com diversos smartphones e notebooks compatíveis com a conectividade sendo lançados no Brasil, é de se esperar que as maiores empresas do ramo se apressem com o desenvolvimento da rede, e a TIM é uma das mais avançadas no processo.

Pietro Labriola tem grandes planos para a rede brasileira.

O anúncio foi feito ontem (07) pela própria Ceragon, os testes consistirão em analisar como uma rede OpenRAN, de ecossistema aberto e desagregado, que pode ter a contribuição de diversos investidores e fabricantes, se comportaria no cenário brasileiro. Os atrasos por parte de órgãos responsáveis para promover o leilão do 5G foram decisivos na tomada de iniciativa da TIM. Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, declarou:

O atraso na 5G pode virar uma oportunidade [...] e podemos transformar o Brasil no primeiro país que vai usar OpenRAN.

Entre as vantagens do padrão OpenRAN está uma concorrência mais acirrada entre fornecedores de tecnologia 5G, visto que investimentos de todo o mundo podem chegar ao Brasil para implantar a infraestrutura em todo o território. Isso pode acarretar em reduções de custos e frequências de rede cada vez maiores.

Os testes do backhaul serão supervisionados pelo Telecom Infra Project (TIP), associação que tem a TIM como colaboradora, e acontecerá em Santa Rita de Sapucaí (MG), no campus do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) com a contribuição de diversos desenvolvedores de hardware e software necessários para criar o novo sistema. No ensaio, será testada a plataforma IP-50E da Ceragon que, além de ter um custo-benefício chamativo, gera ondas milimétricas capazes de oferecer até incríveis 20 Gbps de velocidade.

Quais suas expectativas com o 5G? A TIM está no caminho certo adotando a OpenRAN? Comente sua opinião!


3

Comentários

5G: TIM Brasil começa a testar infraestrutura da nova geração de internet móvel
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista