LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Primeira videochamada via 5G 'puro' acontece no Brasil; Jair Bolsonaro e Fábio Faria participaram

09 de abril de 2021 78

A primeira videochamada da América Latina com uso da tecnologia 5G, que permite maior velocidade de conexão, aconteceu hoje no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu, do Palácio do Planalto, uma ligação do ministro das Comunicações, Fábio Faria, diretamente da sede da Nokia em São Paulo (SP).

De acordo com o Ministério das Comunicações, o gabinete presidencial no Palácio do Planalto colocou uma estrutura específica para viabilizar a conexão, o que teria possibilitado a videoconferência estável e sem interferência entre o presidente da República e o ministro. A chamada durou menos de dez minutos.

Imagem: Reprodução/TV Brasil

A Nokia é uma das fabricantes de equipamentos 5G que fará parte da infraestrutura da quinta geração de internet móvel no Brasil. A empresa pretende cortar até 10 mil empregos em dois anos para focar na nova tecnologia. Bolsonaro chegou a elogiar a marca pelo desempenho na preparação para a introdução do 5G no país:

Parabéns por estarem colaborando com a evolução da internet no Brasil e no mundo. Realmente, a 5G vem em boa hora, porque nós, no Brasil, precisamos cada vez mais integrar as regiões, ainda existe um deserto na região Norte e no nosso querido Nordeste. Com essa tecnologia, nós vamos avançar – e muito.

O ministro Fábio Faria falou sobre o início das operações do 5G standalone ou "puro" no território brasileiro, relembrando que o primeiro leilão deverá acontecer "daqui a poucos meses".

A expectativa é que a venda de frequências ocorra ainda no primeiro semestre de 2021, mas datas específicas não foram reveladas. O edital, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, deve ser publicado somente em agosto. Enquanto isso, operadoras começam a preparar testes de infraestrutura para a aplicação da tecnologia 5G.

O que você achou da notícia? Está ansioso(a) para a introdução do 5G no Brasil? Conte sua opinião nos comentários!


78

Comentários

Primeira videochamada via 5G 'puro' acontece no Brasil; Jair Bolsonaro e Fábio Faria participaram
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista