LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MediaTek deve lançar seu primeiro chipset de 4 nm no início de 2022, revela insider

23 de junho de 2021 63

Ao passo que a indústria de processadores prepara a transição para a litografia de 4 nanômetros, as fabricantes de todas as regiões do mundo entram em disputa para serem pioneiras na tecnologia que deve tornar chipsets mais poderosos e eficientes. A MediaTek, segundo os rumores, é a mais desafiadora entre as concorrentes.

Novas informações fornecidas por fontes da indústria indicam que a fabricante taiwanesa pretende ser a precursora dos 4 nanômetros com o futuro MediaTek Dimensity 2000, e deve apresentar esse processador flagship baseada na nova tecnologia no primeiro semestre de 2022, superando rivais como a Samsung, Apple e Qualcomm.


O Dimensity 2000 será produzido pela TSMC, e provavelmente será equipado smartphones da Xiaomi, Oppo e vivo em primeira mão. Sabemos que a MediaTek pretende ser a primeira a construir chipsets baseados na arquitetura ARMv9, utilizando núcleos de última geração e possivelmente a GPU Mali-G710, a mais poderosa da série.

No próximo ano, a TSMC fornecerá chips de 3 nanômetros para a Apple, mas planeja começar a produzir chips de 4 nanômetros em alguns meses. Em comparação com a geração anterior, essa tecnologia terá melhoria de desempenho de 15%, ao mesmo tempo em que aumentará a eficiência em 30%. A produção em massa deve iniciar até o final de 2022.

Caso as previsões e informações adiantadas se tornem realidade no período citado, pode-se esperar que a MediaTek lance um processador flagship que enfrente a futura versão do Qualcomm Snapdragon de série 8, possivelmente batizado de Snapdragon 895. Esse chipset pode responder à atual liderança da MediaTek no mercado global.

Texto original (20/04/2021)

A MediaTek pode superar Qualcomm, Apple e Samsung ao vencer a batalha pela tecnologia de 4 nm. A informação foi revelada nesta semana por fontes que possuem acesso aos planos da fabricante taiwanesa.

De acordo com essas pessoas, por mais que a Apple tenha conseguido entregar os primeiros processadores de 5 nm no fim do ano passado, tudo indica que a MediaTek tem uma vantagem competitiva para se antecipar em 2021.

O chipset Apple A14 é produzido em 5 nm pela TSMC, e a empresa foi a primeira a introduzir a novidade no mercado de smartphones. Pouco tempo depois, Qualcomm e Samsung também anunciaram seus processadores em 5 nm.

O primeiro processador de 4 nm da MediaTek também será montado pela TSMC, sendo que ele pertence à linha Dimensity, e deve ser produzido a partir do quarto trimestre deste ano.

MediaTek pode vencer batalha pela tecnologia de 4 nm.

Outro detalhe revelado pelas mesmas fontes indica que o novo chipset da MediaTek tem tudo para desafiar os processadores de alta tecnologia da Qualcomm. Assim, há chances do Dimensity conseguir até mesmo superar o desempenho da linha Snapdragon 8xx.

Além de ser a primeira a lançar um chipset de 4 nm, a MediaTek também tem outro motivo para comemorar: Samsung, OPPO, vivo e Xiaomi já encomendaram o processador.

Até o momento, a MediaTek tem escolhido o silêncio e não comentou o lançamento desse processador. Mesmo assim, a fabricante taiwanesa já superou a Qualcomm e atualmente é a maior fabricante de chipsets do mundo.


63

Comentários

MediaTek deve lançar seu primeiro chipset de 4 nm no início de 2022, revela insider
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020