LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Leilão do 5G: operadoras realizarão novos testes com faixa de 3,5GHz no Brasil

23 de abril de 2021 0

O Leilão do 5G está cada vez mais próximo e agora as operadoras já estão testando a nova conexão na faixa dos 3,5GHz. Nesta semana a TIM, Vivo e Claro já receberam autorização da Anatel para conduzir novos testes entre abril e maio com a faixa mais cobiçada que é capaz de atingir as maiores velocidades no 5G.

Para se ter um exemplo, a TIM já conduziu testes em parceria com a Huawei onde foi capaz de atingir até 1,8 Gbps de velocidade com a faixa de 3,5GHz do 5G. O próximo passo é fazer uma demonstração direta à presidência da república, que deve ocorrer em 5 de maio. A TIM obteve autorização especial para este teste, que poderá ser feito até o fim de junho.

Ainda falando da TIM, a empresa recebeu autorização hoje para testar as frequências que vão de 26,5 GHz a 27,5 GHz, a faixa de 3,45 GHz a 3,55 GHz. Os testes terão caráter experimental científico para auxiliar na implantação da tecnologia no Brasil e poderão ser feitos nos próximos 2 anos com equipamentos da Ericsson em Itajubá, Minas Gerais.


Já os testes da Vivo serão realizados na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde serão avaliados os equipamentos, taxas de download e upload e transmissões entre equipamentos 4G e 5G. Ainda não há uma data certa para a realização destes, que têm autorização para ocorrer até 29 de maio.

A Vivo ainda detalhou um pouco mais da sua rede no Rio:

A Vivo, com o objetivo de testar e avaliar o desempenho da tecnologia 5G, dispõe de 100 sites com 100MHz de banda na frequência de 3,5GHz, que estão implantados com diversos fornecedores, em caráter experimental, nas cidades de São Paulo (50 sites) e do Rio de Janeiro (50 sites).

Por fim, a Claro realizará seus testes entre 20 de abril e 20 de maio no autódromo Ayrton Senna de Goiânia, em Goiás com 100MHz da faixa de 3,45GHz para cobertura ao ar livre com radiação restrita utilizando equipamentos da Qualcomm.

O objetivo dos testes é avaliar a velocidade alcançada pelos equipamentos nestas condições. É possível que um dos testes seja realizado durante a competição do Stock Car, que ocorrerá no autódromo no próximo domingo (25) e será patrocinada pela Claro e a Qualcomm.

Saiba mais


0

Comentários

Leilão do 5G: operadoras realizarão novos testes com faixa de 3,5GHz no Brasil
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020