LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel lançará projeto Espectro Brasil para agilizar repasse de informações a interessados

23 de abril de 2021 0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende lançar oficialmente o projeto Espectro Brasil muito em breve. A novidade foi anunciada por Vinicius Caram, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação do órgão regulador. Em entrevista ao Tele.Síntese, o chefe comentou a expectativa de prazo para a chegada da novidade:

Estamos finalizando o documento para passar pelo Conselho Diretor e publicar. Queremos concluir isso em, no máximo, dois meses.

O objetivo do projeto, que resultará na criação de uma plataforma, é facilitar o investimento e a circulação de informações sobre as frequências de internet móvel disponíveis no país.

A agência reguladora já criou uma iniciativa similar: o Espaço 5G, que é dedicado a notícias sobre a internet móvel de quinta geração. A primeira chamada realizada no Brasil através do 5G "puro" ocorreu com sucesso, mas a implementação ainda demorará. O primeiro leilão de frequências da novidade deve ocorrer somente em agosto.

Ainda assim, as empresas operadoras da tecnologia já iniciam testes para a infraestrutura a ser utilizada. A TIM, por exemplo, já conduziu ensaios em parceria com a Huawei e foi capaz de atingir até 1,8 Gbps de velocidade com a faixa de 3,5GHz do 5G.

Com a chegada do 5G, segundo Caram, aparecerão soluções em áreas como agronegócio, indústria 4.0, logística, IoT, utilities, inteligência artificial. Tamanha variedade vai exigir mais agilidade da Anatel em repassar informações aos interessados.

Ainda de acordo com Caram, a plataforma do Espectro Brasil deve trazer detalhes como faixas disponíveis, informações sobre aquisições, valores, modelos de negócios, equipamentos e afins. Nas palavras do superintendente, "é uma prateleira para a pessoa poder verificar serviços, frequência e produto."

Quais suas expectativas sobre a implementação do 5G no Brasil? Conte sua opinião nos comentários!


0

Comentários

Anatel lançará projeto Espectro Brasil para agilizar repasse de informações a interessados
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas