LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

SSDs crescem e vendem 28% mais unidades que os HDs tradicionais no primeiro trimestre

24 de maio de 2021 3

As unidades de estado sólido, melhor conhecidas como SSD, são uma forma de armazenamento de dados que trazem diversas vantagens em relação ao disco rígido tradicional — maior resistência e taxas de transferências incomparáveis podem ser citadas. Por outro lado, o preço elevado ainda impede uma adoção mais massiva dessa tecnologia.

De acordo com os relatórios do último trimestre, as vantagens do SSD estão se destacando para os consumidores, que fizeram as vendas desse hardware atingirem 99,43 milhões de unidades distribuídas, enquanto os HDs contabilizaram 64,17 milhões de vendas. Em suma, para cada dois discos rígidos vendidos, três unidades de estado sólido também são vendidas.

A Samsung, líder em diversos segmentos, também é destaque no mercado de SSDs.

A Samsung, representando 25,3% das vendas desse hardware, lidera o segmento com dispositivos de alta capacidade. A Western Digital, também reconhecida no ramo, segue com 18,2% das vendas. Outras empresas renomadas, como a Kingston e Intel, apresentam menor participação com 8,2% e 5,0% respectivamente.

Há uma tendência no mercado de armazenamento doméstico indicando que os SSDs estão em rumo para ultrapassar a participação dos HDs em breve. No quarto trimestre do ano passado, um salto nas vendas fez com que o primeiro ultrapassasse 333 milhões de unidades distribuídas contra apenas 260 milhões do disco tradicional durante todo o período de 2020.

Contudo, nem tudo é favorável ao SSD no mercado. Ainda devido ao relativo custo elevado por gigabyte, há uma preferência pelos HDs em soluções corporativas. Os data centers, apesar de utilizarem a tecnologia para armazenamento de cache, ainda colaboraram para que uma remessa de mais de 288 exabytes (288 bilhões de gigabytes) em disco rígido tradicional tenha sido registrada.

Apesar do cenário fragilizado da fabricação do hardware que depende dos semicondutores, o relatório é positivo. Espera-se que os números se mantenham discretos pelos próximos meses, sem grandes destaques, mas continuamente favoráveis para os SSDs. A redução de preço ao longo dos últimos anos vem permitindo que mais usuários optem pelo armazenamento mais veloz.

Você usa SSD ou HD no seu dispositivo? Conte sua experiência nos comentários!


3

Comentários

SSDs crescem e vendem 28% mais unidades que os HDs tradicionais no primeiro trimestre
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista