LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

14ª geração! Intel avança no desenvolvimento de chips "Meteor Lake" de 7 nanômetros

25 de maio de 2021 12

Apesar das inúmeras especulações, o público ainda não foi oficialmente apresentado à 12ª geração de processadores da Intel. A família Alder Lake está prevista para ser lançada no segundo semestre deste ano, contudo, projetos muito mais avançados já estão sendo divulgados.

Gregory Bryant, vice-presidente executivo da empresa, confirmou em sua conta oficial do Twitter que o processo de design da plataforma Meteor Lake de 14ª geração já foi concluído. Esta é a penúltima etapa do desenvolvimento de processadores antes de ser enviada para a fabricação massiva.

A fase "tape-in", a qual se refere o executivo, consiste na verificação e validação dos blocos individuais que irão equipar o hardware. Isso quer dizer que a Intel já concluiu o processo de desenvolvimento da arquitetura, e deve realizar outros testes antes de enviar para o processo de manufatura (tape-out).

Os processadores da família Meteor Lake sucederão os Raptor Lake de 13ª geração que, por sua vez, sucederão os aguardados chips da família Alder Lake de 12ª geração.

A 14ª geração será a primeira a trazer a litografia abaixo dos 10 nanômetros. Espera-se que Meteor Lake seja um projeto híbrido como Alder Lake e o sucessor Raptor Lake, sendo um processador composto por núcleos de alto desempenho e baixa potência que compõem a tecnologia big.LITTLE.

O CEO da Intel, Pat Gelsinger, anunciou os chips de 14ª geração durante uma conferência em março.

As especulações, baseadas nas poucas informações fornecidas, sugerem que os processadores Meteor Lake deverão contar com suporte à interface PCI Express 5.0 e ainda será compatível com o soquete LGA 1700 que a Intel estreará a partir da 12ª geração.

O processo de empilhamento dos componentes em três dimensões, já visto no processador Intel Lakefield, também será uma técnica apresentada a nesses processadores sob o nome "Foveros 3D". A tecnologia permite a fabricação de chips menores com melhor desempenho e autonomia da bateria para equipar dispositivos portáteis.

É esperado que os processadores Meteor Lake cheguem ao mercado em 2023. Embora as novas informações fomentem as expectativas para o futuro dos chips da Intel, ainda haverá um foco para a família Alder Lake de 12ª geração prevista para este ano.

Quais são as suas expectativas para esses processadores? Conte sua opinião nos comentários!


12

Comentários

14ª geração! Intel avança no desenvolvimento de chips "Meteor Lake" de 7 nanômetros
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020