Economia e mercado 14 Mai
A crise global no mercado de semicondutores está afetando diversos setores da indústria, como fabricantes de aparelhos eletrônicos e grandes marcas como a General Motors, responsável pela Chevrolet. A falta de chips vem se intensificando e pode durar anos, segundo especialistas.
A ausência dos componentes fez com que a montadora interrompesse temporariamente a produção de dois automóveis populares no Brasil, sendo o Onix e Onix Plus, veículos que segundo a GM utilizam o dobro de chips se comparado com outros concorrentes, tornando inviável sua produção mediante a escassez de peças.
Não vamos deixar de oferecer aquilo que nossos clientes mais valorizam em um automóvel nem focar em versões básicas em razão da escassez momentânea de suprimentos, mesmo que isso impacte temporariamente nossa produção”, disse Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
Para contornar a crise é provável que a empresa simplifique seus automóveis, reduzindo a quantidade de semicondutores para que a produção possa retornar de forma gradativa. Um balanço realizado pela Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenavrace) indica que o Chevrolet Onix foi o carro mais vendido no primeiro trimestre de 2021, contando com 20.827 unidades emplacadas em território nacional.
Você sabia da escassez global de semicondutores? Acha que vai se resolver logo? Conta pra gente, comente!
Comentários