LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anvisa autoriza estudo clínico da "Butanvac", imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan

09 de junho de 2021 3

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (09) a aprovação do pedido do Instituto Butantan para o início do estudo clínico referente a "Butanvac", vacina que está sendo desenvolvida pelos pesquisadores brasileiros, mas que até então não possuía o aval da Anvisa para começar os estudos clínicos em voluntários.

O Butantan deverá fornecer informações sobre o andamento do imunizante antes que os testes iniciem em humanos. Os estudos serão divididos em duas fases: 1 e 2, separadas em três etapas (A, B e C), contando inicialmente com 400 voluntários acima dos 18 anos. O objetivo da pesquisa é identificar o comportamento do imunizante em humanos e definir sua eficácia.

Para que o estudo seja validado parte do grupo receberá a Butanvac, enquanto o restante vacinado com placebo. Os participantes não saberão com qual foram contemplados.

Vacina Butanvac. (Foto: Reprodução/G1).

É esperado que o Instituto Butantan realize a pesquisa em cerca de 6 mil voluntários nas duas fases, feitas pelo Hospital das Clínicas (FMUSP) e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Assim como a CoronaVac, a Butanvac também será administrada em duas doses, mas com um intervalo de 28 dias.

Dependendo dos resultados a Anvisa poderá aprovar ou não o uso do imunizante no Brasil. Para que a vacina seja aprovada é preciso que a eficácia seja de no mínimo 50%. A partir da solicitação de registro feita pelo laboratório o órgão nacional tem até 60 dias para definir o parecer com base nos resultados.

Vacinação no Brasil

Por aqui a imunização da população segue de forma lenta, embora o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tenha afirmado durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que o país vacinará todos os cidadãos até o final deste ano, afirmação que foi recebida com ceticismo pela comunidade científica.

Atualmente o Brasil vacinou cerca de 51 milhões de pessoas com a primeira dose da vacina, enquanto apenas 23 milhões receberam as duas doses. Os números equivalem a 24,06% e 11% da população, respectivamente.

Você já foi vacinado? Conhece alguém que recebeu a primeira ou segunda dose? Conta pra gente, comente!


3

Comentários

Anvisa autoriza estudo clínico da "Butanvac", imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020