LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Depois de ganhar página de suporte, Galaxy S21 FE aparece em lista do ARCore do Google

21 de setembro de 2021 159

Atualização (21/09/2021) - HA

Enquanto o Samsung Galaxy S21 FE ainda não chega, novos vazamentos vão preparando o terreno para o lançamento iminente. Dessa vez, o Google deu a dica, adicionando o aparelho à lista de dispositivos que suportam Play Services para realidade aumentada.

A página de suporte do Google lista todos os dispositivos Android que foram certificados para funcionar com o recurso de aplicativos de realidade aumentada, anteriormente conhecido como ARCore. A página é atualizada periodicamente com dispositivos recém-lançados.


Na atualização mais recente, o Google adicionou o Samsung Galaxy S21 Fan Edition à lista junto com outros dispositivos lançados recentemente, como o Galaxy A52s 5G, o Galaxy Z Fold 3 5G e outros:

  • Infinix Mobile Zero X Neo
  • Kyocera DuraForce Ultra 5G
  • Lenovo Lenovo Tab P12 Pro
  • Motorola moto g (50) 5G
  • Motorola moto g (60) s
  • Motorola motorola edge 20
  • Motorola motorola edge 20 lite
  • Samsung Galaxy A52s 5G
  • Samsung Galaxy Z Fold 3 5G
  • Samsung Galaxy Wide 5
  • Samsung Galaxy S21 Fan Edition
  • Samsung Galaxy Tab S7 FE
  • Samsung Galaxy Z Flip2 5G
  • Tecno Phantom X
  • Vivo X60 Pro Plus
  • Vivo V2105
  • Xiaomi Pad 5
  • Zebra ET51 10 "Enterprise Tablet

Por alguma razão, o Google removeu o suporte para o Galaxy Tab S7 Plus Lite. O suporte ARCore significa que a CPU, os sensores e as câmeras do Galaxy S21 Fan Edition foram certificados pelo Google para oferecer uma experiência consistente em aplicativos de RA.

Um manual do Galaxy S21 FE vazou na semana passada, revelando algumas de suas especificações principais. Seu predecessor foi lançado no final de setembro do ano passado, então o Galaxy S21 Fan Edition também deve estrear na mesma época este ano.

Atualização (17/09/2021) por LL

São vários os motivos para crermos que a Samsung está prestes a lançar o Galaxy S21 FE: o novo smartphone já recebeu recebeu diversas certificações, teve partes do seu manual vazadas e surgiu no Google Play Console em variante com chipset Exynos. Agora, a página de suporte da novidade foi ao ar na versão alemã do site da fabricante sul-coreana.

A página de suporte não revela muito sobre o Galaxy S21 FE, mas temos acesso ao número de série que o smartphone terá: SM-G990B / DS. Embora a Samsung ainda não tenha revelado data de lançamento, tudo indica que o aparelho está prestes a ser oficializado.


Rumores prévios sugerem que o Galaxy S21 FE será equipado com o chipset Qualcomm Snapdragon 888 e 6 GB ou 8 GB de RAM, combinados com 128 GB e 256 GB, respectivamente.

O aparelho terá ainda uma tela AMOLED de 6,4 polegadas, câmera frontal de 32 MP, suporte a 5G, Bluetooth 5.0, NFC e carregamento rápido de 45W, além de sensor de digitais sob o display e certificação IP68, de acordo com relatório do MSPoweruser.

Quais suas expectativas sobre o Galaxy S21 FE? Conte para a gente nos comentários!

Não é bem novidade para ninguém que a Samsung está em vias de lançar o novo Galaxy S21 FE. O dispositivo já recebeu diversas certificações e teve até mesmo partes do seu manual vazado, mas um detalhe importante jogou um "balde de água fria" em muita gente.

De acordo com o Geekbench, a Samsung está desenvolvendo um modelo com processador Exynos proprietário. Agora, essa variante do S21 FE recebeu certificação no Google Play Console confirmando a troca do Snapdragon 888 pelo Exynos 2100.

O processador tem um núcleo ARM Cortex-A78 com clock de 3 GHz, três núcleos Cortex-A78 com clock de 2,8 GHz e quatro núcleos Cortex-A55 com clock de 2,2 GHz.


Como podemos ver acima, o S21 FE com Exynos deve ter 8 GB de RAM por padrão e Android 11. A lista também revela a presença de display com resolução FHD+ e a miniatura do smartphone traz ainda o detalhe da tela com furo.

O novo Galaxy S21 FE deve ter tela AMOLED de 6,4 polegadas, taxa de atualização de 120 Hz, conjunto de câmeras com 32 MP + 12 MP + 8 MP e bateria de 4.370 mAh.

Até o momento, a Samsung ainda não deu uma data exata para lançamento do S21 FE. Assim, tampouco sabemos em quais mercados a sul-coreana venderá a variante Exynos.

Atualização (03/09/21) - EB

Galaxy S21 FE tem ausência de slot MicroSD, porta P2 e carregador reforçados em manual vazado

Já vimos o possível manual do Galaxy S21 FE vazar revelando a ausência da porta P2 e slot MicroSD no celular e agora mais um manual, dessa vez da operadora Cricket Wireless revelou mais detalhes sobre o smartphone da Samsung que deve ser anunciado em breve. Veja o que esperar do Galaxy S21 FE de acordo com esta documentação.

O manual foi recebido pelo SamMobile, que divulgou a imagem que você pode ver abaixo. Nela notamos que o Galaxy S21 FE 5G não terá slot para cartão microSD, entrada para fones de ouvido P2 como na geração atual. O manual ainda mostra que a gaveta de chip de operadora também deve ser movida para a parte de baixo do dispositivo ao invés da área superior como no S20 FE.

Imagem: SamMobile

Também é possível notar que o Galaxy S21 FE terá 3 câmeras na traseira, embora ainda saibamos pouco sobre elas, mas é esperado que uma delas tenha um nível decente de zoom óptico.

Rumores apontam que o Galaxy S21 FE deve ser anunciado pela Samsung em outubro, pois a sul-coreana até agora não confirmou nenhum detalhe a respeito do smartphone como alguma especificação ou a sua data de lançamento. Até lá, continue ligado no TudoCelular para saber mais sobre o próximo lançamento da Samsung.

Atualização (31/08/21) - JB

Galaxy S21 FE não tem slot para MicroSD, porta P2 e será vendido sem carregador

Apesar das incertezas quanto a data de lançamento do Galaxy S21 FE, o pessoal do SamMobile conseguiu ter acesso ao manual de instruções do smartphone e revelou que ele não terá suporte para cartão MicroSD.

O texto confirma a presença de alguns recursos, como a certificação IP68 contra água e poeira, leitor de digitais ultrassônico, display com taxa de atualização de 120 Hz, Dolby Atmos, Samsung Pay, Wireless DeX, carregamento sem fio e reverso.

O material não chega a entrar em detalhes quanto as especificações, mas chamou a atenção que não há qualquer menção ao cartão MicroSD, algo que existia no modelo anterior.

Ou seja, o consumidor agora deve ficar atento a quantidade de armazenamento que escolher, uma vez que o smartphone deve "nascer e morrer" com ela.

O manual também afirma que o S21 FE será vendido sem carregador na caixa. Quer usar fones de ouvido? Não há porta P2 e você deve depender da opção com Bluetooth ou do adaptador.

A Samsung não confirmou a veracidade do material vazado.


Atualização (30/08/21) - JB

Galaxy S21 FE surge no Geekbench com chipset Exynos e 8 GB de RAM

De acordo com rumores revelados no fim de semana, o Galaxy S21 FE pode ser apresentado ao mundo na próxima semana e tudo indica que o smartphone pode decepcionar algumas pessoas. Isso porque a variante com processador Exynos finalmente "deu as caras" no Geekbench.

Antes, muita gente acreditava que o novo flagship acessível fosse vendido exclusivamente com processador Snapdragon 888, uma vez que o desenvolvimento do Exynos em parceria com a AMD está atrasado, mas a Samsung terá sim uma opção com Exynos 2100.

De acordo com o banco de dados da plataforma de benchmark, o S21 FE com Exynos 2100 e 8 GB de RAM conseguiu marcar 1.084 pontos no teste single-core e 3.316 no multi-core. Veja abaixo:


Embora os testes tenham confirmado que o Exynos 2100 ainda não consegue alcançar a variante com processador Snapdragon 888, o novo modelo pelo menos consegue um desempenho semelhante (ao menos numericamente).

O Exynos 990 tinha um desempenho ruim em comparação com o Snapdragon 865. Portanto, a presença de um chip Exynos dentro do Galaxy S21 FE pode deixar alguns consumidores tristes. Isso porque o aparelho será vendido em alguns mercados asiáticos e europeus, enquanto China e EUA ganharão a variante Snapdragon.

Cabe lembrar que a Samsung ainda não confirmou a data oficial de lançamento do S21 FE. Esse smartphone tem ainda tela Infinity-O de 6,5 polegadas e taxa de atualização de 120 Hz. O conjunto de câmeras tem três sensores de 12 MP, enquanto a bateria deve ser de 4.500 mAh.

Atualização (25/08/21) - JB

Galaxy S21 FE passa pelo Play Console e tem especificações confirmadas

Apesar dos atrasos, o Galaxy S21 FE deve ser lançado em breve, uma vez que ele recebeu mais uma certificação nesta semana. Estamos falando da emitida pelo conhecido Google Play Console.

De acordo com a ficha técnica liberada na página oficial, o S21 FE deve ser oficializado com processador Snapdragon 888. Ou seja, o mesmo chipset que foi revelado anteriormente no Geekbench, sendo que a variante mais simples deve contar com 6 GB de RAM.

Outras especificações ainda incluem tela com resolução FHD+ e furo para a câmera de selfies, sendo que também é esperado que o dispositivo saia da caixa com suporte para taxa de atualização de 120 Hz.

Veja a ficha abaixo:


Por enquanto, a Samsung ainda não confirmou uma data exata para lançamento do novo Galaxy S21 FE. Mesmo assim, o smartphone que deve ter câmera principal de 32 MP pode ser anunciado no mês de outubro.

Já o preço esperado é de 3,999 yuans, algo em torno de R$ 3.240 para a variante mais básica.

Atualização (13/08/21) - JB

Galaxy S21 FE passa por certificação Bluetooth indicando lançamento próximo

Apesar de não poder ser lançado ao lado dos seus irmãos Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3, o novo Galaxy S21 FE tem a dura missão de ampliar as vendas da linha S21. De acordo com informações mais recentes, o aparelho pode ser apresentado ao mundo a qualquer momento.

Isso porque a produção em massa segue a todo vapor, sendo que hoje (13) o dispositivo conseguiu a certificação na Bluetooth SIG. Por mais que possa parecer algo extremamente corriqueiro, essa é a última homologação da maioria dos smartphones antes do seu lançamento.

De acordo com o órgão, o S21 FE carrega as numerações ‘SM-G990N’, ‘SM-G990B’ e ‘SM-G990B_SD’. A ficha técnica deixa evidente que o dispositivo deve sair da caixa com Bluetooth 5.0.


Fontes que possuem acesso aos planos da Samsung informam que o Galaxy S21 FE deve ser oficializado em meados de outubro. Esse smartphone deve contar com plataforma Snapdragon 888, display com taxa de atualização de 120 Hz e câmera principal de 32 MP.

Claro que tudo ainda precisa ser confirmado pela Samsung, algo que por enquanto não deve acontecer.

Atualização (09/07/2021) por LL

Galaxy S21 FE tem suposto preço revelado após fotos e especificações surgirem no TENAA

Desde o lançamento da linha Galaxy S21, muitos têm esperado pela chegada do Galaxy S21 FE (Fan Edition). Seguindo a estratégia utilizada pela Samsung no ano passado, esse dispositivo deve ser lançamento com o mesmo hardware do Galaxy S21, mas terá alguns aspectos diferentes para ser mais barato.

Depois de vermos a bateria do novo Galaxy S21 FE ser homologada na Anatel, o smartphone surgiu pouco depois em certificação no TENAA, órgão regulador chinês, e teve uma porção de especificações reveladas. A partir delas, já há suposições sobre o preço médio da novidade: aparentemente, não será muito diferente da geração anterior, o Galaxy S20 FE.

A certificação apontou detalhes sobre tela e bateria do Galaxy S21 FE. Além disso, trouxe imagens e especificações sobre o conjunto de câmeras do smartphone, que terá uma construção mais barata que os demais modelos da linha flagship atual com traseira de plástico e tela menor.

A nova geração Fan Edition de smartphone top de linha da Samsung pode manter a mesma faixa de preço da geração anterior.

Espera-se que o Galaxy S21 FE tenha um display Super AMOLED de 6,4 polegadas com resolução FHD+ e taxa de atualização de 120 Hz, leitor de digitais sob a tela e, assim como toda a linha S21, o chipset Qualcomm Snapdragon 888 — ao menos em algumas regiões.

O processador será suportado por 8 ou 12 GB de RAM com 128 ou 256 GB de memória interna para rodar o Android 11. Além disso, o Galaxy S21 FE deve ter uma bateria de 4.370 mAh com carregamento rápido de 45W e setup de câmera tripla com sensor principal de 32 MP. A câmera frontal deve ter 12 MP.

As especificações, bastante similares as do modelo S20 FE, levantam a suposição de que a nova geração Fan Edition de smartphone top de linha da Samsung pode manter a mesma faixa de preço, de acordo com o site Gizchina. Na China, o Galaxy S20 FE começou a ser vendido por 3,999 yuan, isto é, algo em torno dos R$ 3234.

Quais suas expectativas sobre o preço do Galaxy S21 FE? Compraria se ele chegasse custando o mesmo que o S20 FE custou em 2020?

Com os rumores sobre suspensão de produção por conta da crise de hardware desmentidos, o Samsung Galaxy S21 FE segue tendo informações vazadas na internet. A bateria do novo integrante da linha Galaxy S21 foi homologada na Anatel e muito recentemente especificações sobre a tela do smartphone foram reveladas em certificação do TENAA.

Mas novos relatórios apontam que os registros no órgão regulador chinês trouxeram à tona mais que isso. Além de fotos, as características sobre o setup de câmeras do Galaxy S21 FE e detalhe sobre memória e armazenamento foram confirmados pelo TENAA.

A seção da certificação sobre câmeras lista três sensores: um principal de 32 MP, um de 12 MP — possivelmente uma lente grande-angular — e um de 8 MP — provavelmente telefoto. A câmera frontal tem 12 MP. O Galaxy S21 FE deve certamente ser capaz de gravar vídeos em 4K.


Ou seja, a novidade terá setup quase idêntico ao do predecessor Galaxy S20 FE, à exceção do upgrade na câmera principal, que saiu dos tradicionais 12 MP para 32 MP. A câmera frontal, porém, fez o caminho inverso e diminuiu em termos de megapixels, saindo dos 32 MP no antecessor e se apresentando com 12 MP no S21 FE.

De acordo com rumores recentes, o novo celular será equipado com o Qualcomm Snapdragon 888 na Coreia do Sul. Na Europa e América do Norte, porém, deve usar o chip Exynos.

A certificação no TENAA revelou ainda um celular configurado com 8 GB de RAM — vale pontuar que o celular já foi visto rodando 6 GB de RAM em benchmarks, portanto essa característica deve variar entre regiões assim como o chipset — e 128 ou 256 GB de armazenamento interno. Por fim, foi confirmada a presença de um slot para microSD, segundo o site GSMArena.


O Samsung Galaxy S21 FE enfrentou um mês com incertezas a respeito de seu lançamento, mas, apesar da escassez de hardware, a gigante sul-coreana revelou que continua produzindo o smartphone normalmente.

Pouco era conhecido sobre o novo membro da família de celulares flagship. Agora, novas especificações foram confirmadas pelo registro no órgão regulador chinês TENAA. De acordo com o banco de dados, o aparelho será equipado com uma tela de 6,4 polegadas, provavelmente com tecnologia Super AMOLED e taxa de atualização de 120 Hz.


A listagem confirma a bateria de 4.365 mAh avaliada pela homologação da Anatel, mas ainda não há informações sobre o carregamento. Pode-se observar também a compatibilidade à rede 5G em dual-SIM e a presença do Android 11, que deverá suportar a interface OneUI 3.1.

O Galaxy S21 FE medirá cerca de 155,7 × 74,5 × 7,9 milímetros, ou seja, será ainda mais compacto que o Galaxy S20 FE. Por ora, essas são as únicas informações confirmadas do novo smartphone premium da Samsung, deixando muitos detalhes em aberto para a especulação do público.

Acredita-se que esse modelo seja distribuído globalmente com duas variantes de chipset: Snapdragon 888 e Exynos 2100. O primeiro deve ser comercializado nos Estados Unidos e China, enquanto o segundo atenderá os demais mercados.

Outros rumores incluem opções de até 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno, além de suporte ao carregamento rápido de 45 W, carregamento wireless e sensor biométrico sob o display, além de apontar para um lançamento posterior ao evento Galaxy Unpacked, mas nenhum comentário foi dado pela empresa até o momento.

Atualização (29/06/2021) - EB

Está chegando! Galaxy S21 FE tem bateria homologada nos sistemas da Anatel

A Samsung já desmentiu que a produção do Galaxy S21 FE foi interrompida. Dias após o rumor ser desmentido, agora temos uma nova prova de que o Galaxy S21 FE realmente deve ser lançado pela Samsung: a certificação da bateria do celular, que acaba de ser listada nos sistemas da Anatel no Brasil.

A bateria do Galaxy S21 FE foi encontrada pelo InsiraFicha no site da Anatel, onde a bateria é listada com o modelo EB-BG990ABY, que é fabricado pela Samsung SDI.

Confira a documentação completa abaixo:

Ficha da bateria do Galaxy S21 FE. Imagens: InsiraFicha

Nas fichas de homologação da Anatel podemos ver que a bateria é de 4370mAh com voltagem de 3,88V, um pouco menor que a do Galaxy S20 FE lançado em 2020, que tem 4500mAh. Infelizmente não há informações se ela suporta carregamento rápido de 25W como no original ou carga wireless, mas é altamente provável que ela também tenha estes recursos.

Por enquanto, as informações sobre S21 FE são escassas, visto que a Samsung ainda não se pronunciou a respeito do celular, mas é esperado que ele seja anunciado em outubro de 2021.

Atualização (14/06/21) - JB

Samsung desmente rumor e nega interrupção da produção do Galaxy S21 FE

Em comunicado oficial enviado à Bloomberg, a Samsung respondeu a um rumor que dava como certa a paralisação da produção do novo Galaxy S21 FE. De acordo com a gigante sul-coreana, não há nenhuma decisão sobre o assunto.

Embora não possamos discutir detalhes de um produto ainda não lançado, nada foi determinado sobre a suposta suspensão da produção do Galaxy S21 FE.

Além disso, a Samsung reforçou que continua produzindo seus smartphones normalmente, algo que supõe que o Galaxy S21 FE esteja entre eles. Pouco tempo depois, o texto original que indicava a escassez de chips como responsável pela paralisação foi apagado.


Com o posicionamento oficial da Samsung, o público que aguarda ansiosamente pelo lançamento do novo Galaxy S21 FE pode respirar aliviado. Isso porque o lançamento do smartphone aparentemente ainda deve acontecer em agosto.

Mesmo assim, a escassez de chips pode fazer com que o dispositivo seja vendido em quantidade limitada ou até mesmo fique restrito a poucos mercados. Claro que todos os detalhes sobre a estratégia da Samsung serão revelados posteriormente.

De toda forma, é importante lembrar que o principal foco da marca é na apresentação dos seus dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3.

Texto original (13/06/21)

A famigerada escassez global de chips afeta as atividades de diversas empresas do ramo tecnológico. A Samsung, liderando o mercado de smartphones apesar da crise, não é exceção, e pode ter a produção de alguns modelos prejudicada ao longo deste ano.

É conhecido que a linha Galaxy A de smartphones intermediários premium da sul-coreana pode ter sua produção dificultada em função da baixa de hardware, mas esse problema também deve afetar a fabricação do Galaxy S21 FE, modelo que deveria ser o mais acessível da série flagship.


Um relatório emitido pelo Front Tron, fonte de diversas informações prévias dos projetos da empresa, afirma que a produção do smartphone foi interrompida devido à falta de processadores para a fabricação massiva. É sugerido que a empresa informou aos seus fornecedores que a produção do Galaxy S21 FE está indefinidamente suspensa.

Além disso, acredita-se que a empresa desenvolveu variantes com Snapdragon 888 e Exynos 2100 para o smartphone em diferentes regiões, porém, não há outra opção de hardware disponível para a escala de produção necessária.

Um fator que corrobora para a possível suspensão — ou até mesmo cancelamento — do Galaxy S21 FE é a priorização do Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3, smartphones dobráveis que devem chegar ao mercado global no final de agosto, conforme teorizado.

Em um cenário mais otimista, a produção poderá ser retomada futuramente, mas é fato que a suspensão pode afetar as estratégias de venda da Samsung. Além disso, a própria Qualcomm já admitiu que enfrenta dificuldades para suprir a demanda de chipsets Snapdragon, e acredita que essa crise pode durar alguns anos.

Cancelar o Galaxy S21 FE é uma decisão válida? Conte sua opinião nos comentários!

Veja mais!

O Samsung Galaxy S21 FE está disponível na Submarino por R$ 2.699. O custo-benefício é médio. Existem 17 modelos melhores. Para ver as outras 130 ofertas clique aqui.
(atualizado em 29 de setembro de 2022, às 20:48)

159

Comentários

Depois de ganhar página de suporte, Galaxy S21 FE aparece em lista do ARCore do Google
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas