Economia e mercado 18 Jun
De volta ao tribunal, a Apple enfrenta um novo processo sob acusação de violar os direitos de propriedade intelectual ao desenvolver e utilizar o padrão MIMO (Multiple Input, Multiple Output), uma tecnologia amplamente utilizada nos smartphones e roteadores atuais que permite o gerenciamento simultâneo do fluxo de dados.
Na quarta-feira (16), a XR Communications apresentou a denúncia formalmente no Texas, acusando a empresa de violar a patente concedida no ano passado ao adotar a tecnologia wireless em modelos a partir do iPhone 6s, iPad Air, iPad mini 2, dispositivos Mac lançados desde 2016 — incluindo versões com Apple M1 — e Apple TV 4K.
Segundo a empresa, que assumiu as patentes especializadas em infraestrutura Wi-Fi da extinta Vivato Technologies, a big tech usa ilegalmente a “comunicação sem fio direcionada” registrada legalmente sob o órgão americano responsável. Há menos de um mês, a empresa também foi processada por violar patentes de software no iOS.
A denúncia ressalta que os dispositivos mencionados são capazes de receber e processar vários sinais simultaneamente, além de usar técnicas de formação de feixes para otimizar a recepção. Esse comportamento do hardware é registrado atualmente sob o domínio da XR Communications.
A entidade assumiu as patentes da Vivato — incluindo o MIMO, antenas de matriz em fases e outras tecnologias relacionadas a telecomunicação — em meados de 2017, embora a data de encerramento da empresa antiga não esteja clara. Desde então, fabricantes como a ASUS, Cisco e Netgear foram alvo de processos da companhia detentora da solução.
Para encerrar o caso, é requerida uma indenização de valor não especificado por danos morais, royalties de uso da tecnologia em todos os smartphones, tablets e computadores especificados no documento e despesas pré e pós-julgamento.
Comentários