LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPad Pro de 2022 deve ter chip TSMC de 3 nm, enquanto iPhone 14 usará chip de 4 nm

02 de julho de 2021 39

Atualização (02/07/2021) - GS

A linha iPhone 13 nem foi revelada oficialmente ainda, mas os rumores sobre a linha de 2022, a suposta "iPhone 14", já estão surgindo na internet.

Há alguns dias, fontes indicaram que a Apple havia fechado um acordo com a TSMC para a compra de chips de 3 nm, que seriam usados no iPhone 14. Ao que parece, o rumor estava parcialmente correto, já que um novo rumor indica que os novos iPhones devem usar chips TSMC de 4 nm, enquanto os componentes de 3 nm serão dedicados aos iPad Pro de 2022.

De acordo com o Nikkei Asia, a nova tecnologia será aplicada primeiro nos iPads para não atrasar o processo de fabricação dos iPhone 14, o que significa que os aparelhos já devem estar em desenvolvimento.

Vale lembrar que a Intel também está desenvolvendo novos produtos com base nos chips de 3 nm. A Nikkei Asia afirma que o volume de componentes pedidos pela Intel é bem maior do que o pedido da Apple, complementando a informação acima.

Por enquanto, devemos tratar as informações como rumor, mas as fabricantes certamente já estão em busca de soluções inovadoras para seus produtos.

Texto original - 19/06/2021

A TSMC tem se esforçado para ampliar a disponibilidade do process node de 5 nm para seus clientes, sendo que a Apple tem sido historicamente a maior beneficiária do avanço tecnológico da taiwanesa.

De acordo com novas informações, a linha iPhone 14 pode ser a primeira do mercado a contar com chips com litrografia em 3 nm. Isso porque a Apple tem corrido para fechar acordos antecipados com a TSMC, mesmo que a tecnologia esteja em estágio de testes.

Pessoas que possuem acesso aos planos da fabricante de Taipei confirmaram nesta semana que o chip A16 Bionic será produzido em 3 nm. No entanto, o seu lançamento só deve acontecer em 2023, uma vez que a produção em massa do chip começará no fim de 2022.

A TSMC está fechando outro acordo que dá a Apple acesso antecipado a sua mais nova tecnoloa.

Por outro lado, para deixar o mercado aquecido e com alguma novidade, a TSMC se prepara para iniciar a produção de chips em 4 nm ainda neste ano. Atualmente, a empresa tem se dedicado a melhorar algumas de suas fábricas para isso ser possível.

A Apple reservou todo o lote inicial de produção de 4 nm para seus futuros Macs e também pediu que a TSMC iniciasse a montagem do A15 Bionic para a linha iPhone 13. No entanto, os smartphones devem continuar no process node de 5 nm.

Por enquanto, a única informação que a TSMC tem adiantado é que a produção dos chips em 3 nm só deve começar no fim de 2022.

O process node de 3nm fornecerá um ganho de velocidade de até 15% e consumirá até 30% menos energia em comparação com o process node de 5nm.


39

Comentários

iPad Pro de 2022 deve ter chip TSMC de 3 nm, enquanto iPhone 14 usará chip de 4 nm
  • Cara depois dos 7nm Não vejo mais muita diferença entre os chips

      • Como é possível criar transistores tão pequenos?

          • Transistores pequenos, com uma tecnologia de miniaturização é possível, mas passível ocorrer falhas de manufatura no processo, por isso é feito inúmeros estudos até aperfeiçoa-las, entre as quais estavam cotados dos Chip da Apple M1 utilizar os 7nm, mas acabou utilizando os 14nm mas usando peças em 7nm... E ainda encaminham para os chips quânticos, as quais usam elétrons de silício ou carbono para medir a transição de dados: 0 ou 1
            Alias, já existe processadores quanticos, mas não estão otimizados

            • Apenas aceitem burguesinhos e aqueles que se pagam de rico, eu sei que os iPhodidos são potentes, mas a realidade é que eles são celulares de trabalho, se você faz fotos/vídeos, se você tá numa puta empresa foda você provavelmente precisa de algo da maçãzinha, mas aceitem... O iPhone só tem a câmera e o processador, e em todo o resto ele perde:

              - Bateria (Androids já estão em 5.000 há mais de 1 ano e caminham pra 6.000mah ser o novo padrão)

              - Beleza (iPhones são simplesmente um ctrl + c e ctrl + v com leves detalhes, Androids tem tantas opções que é fácil se adaptar a gostos estéticos)

              - Armazenamento (os melhores celulares do android já começam em 256GB, iPhone tem que começar em 64GB pra fazer besta gastar ainda mais)

              - RAM (Contra fatos não há argumentos, mais RAM = mais espaço de trabalho pra o processador = vantagens)

              - Resistência (Não interessa quantos nomes bonitos o iPhone coloque em suas "tecnologias de resistência", passou uma moeda perto = arranhou)

              - Tela (Androids já tem exemplares em Quad HD e até em 4K disponíveis, sem nem falar 90hz, 120hz, 144hz e 165hz)

                • Nem em câmeras, pois dezenas de android topo batem feio na Apple todos os anos.
                  Huawei deve ter sido banida justamente por isso e não por causa da pseudo espionagem que nunca provaram nada.
                  Agora xiaomi, vivo, Samsung que batem na Apple em câmera e a diferença é enorme... Única coisa que iphone se sai bem a frente dos Android é em filmagens.
                  Aquele dolby HDR faz muita diferença. E só... Apple é pra fã da marca e quem não gosta do AndroidOS, mas superior como acham com certeza NÃO É.

                    • "ain, sou mais meu pocofoni de plástico que paguei 200 reais no xingling express"

                        • Relaxa cara, se vc não tem dinheiro pra comprar não precisa criar 1000 desculpas.

                            • As vezes, pessoas inteligentes mesmo tendo o dinheiro não compraram pq dão valor ao dinheiro e sabe que o AiFone é hiper precificados na bananolandia. No final das contas o cara vai usar Instagram, Facebook e tirar umas duas fotos... Todo Android que se preze faz tudo isso com maestria

                              • Chorão.

                                • Apple só precisa melhorar a bateria,mas de resto...TA DE BOA

                                    • Snapdragon,mesmo que seja "pouquinho inferior" a um Apple A1x,eu compraria o Snapdragon mesmo assim,pq além de eu ter que dar um rim pra comprar o iPhone,ainda teria que pagar pela metade dos apps que eu uso no meu Android,que eram de graça e no IOS são pagos

                                        • A galera brigando entre Apple e Snapdragon kkkk sefude, é a escadinha, iPhone fica no topo só no lançamento, meses depois chega novo Snapdragon e desbanca a maçã, aí depois mais um iPhone, mais um rim vendido, de novo no topo e assim vai... Mas pelo menos a galera dos Android já passamos dos 10GBde RAM (nem vem de mímimi falando que os sistemas são diferentes, por mais de 10k um iOS podia vir com a mesma quantidade, quanto mais RAM pra o sistema melhor, ou será que o "incrível" iOS não aguenta lidar com uma quantidade decente? Ksksks), já estamos há muitos anos com telas +100FPS, já estamos na frente em bateria, carregamento, resistência, beleza...

                                          • Como todo ano, os Snapdragãozinho vão continuar a comer poeira.

                                            • Agora passa dos 15k no Br

                                              • Voa TSM

                                                  Android

                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                  Android

                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                  Especiais

                                                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas