LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Matrículas em EAD no ensino superior particular crescem quase 10%, aponta levantamento

22 de junho de 2021 0

As instituições privadas de ensino superior no Brasil viram a procura pela modalidade à distância (EAD) subir 9,8% no primeiro semestre de 2021. Ao mesmo tempo, em que registraram uma queda de 8,9% nas matrículas em cursos presenciais no mesmo período.

O levantamento foi feito Instituto Semesp e os dados são do Mapa do Ensino Superior no Brasil. Os números refletem uma tendência que se mantém desde 2016 e deve aumentar ainda mais no período pós-pandemia de Covid-19.

Entre as mudanças provocadas pela pandemia, está a profunda alteração do sistema educacional, principalmente no ensino superior. Os brasileiros estão mudando mais de empregos e buscando se adaptar ao novo cenário.

Uma pesquisa realizada pela Organização Kaspersky, mostrou que 53% da população brasileira deseja mudar de emprego devido à pandemia. O momento para transições de carreira também se tornou uma oportunidade para ingressar em uma nova formação.


O diretor da universidade americana AmbraUniversity, Alfredo Freitas afirma que esse momento vai impactar profundamente o mercado de trabalho. "O Fórum Econômico Mundial considerou a pandemia uma mudança de paradigmas para faculdades e universidades em todo o mundo e que acelerou a transformação do ensino superior. A projeção é de que as pessoas passem a buscar mais por formação via internet que presencial".

Ensino conectado

O ensino à distância no Brasil, que foi regulamentado há 14 anos, superou pela primeira vez, a oferta de vagas da educação presencial no país. De acordo com o Censo mais recente da Educação Superior, foram oferecidas 7,1 milhões de vagas virtuais, frente a 6,3 milhões das presenciais.

Em dez anos, o crescimento dos ingressantes em EAD foi de 226%, contra 19% da modalidade presencial, o número superou as expectativas para no ano 2020. Dados recentes mostram que já são quase 10 milhões de brasileiros matriculados no ensino à distância.

"O ensino via internet é uma realidade que deve ganhar um novo impulso no futuro próximo devido à pandemia, então é necessário que o aluno fique atento a esta nova realidade", garante Alfredo Freitas.

Você já fez algum curso superior à distância ou tem vontade aderir à modalidade? Deixe sua opinião nos comentários logo abaixo!


0

Comentários

Matrículas em EAD no ensino superior particular crescem quase 10%, aponta levantamento
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista