22 Fevereiro 2022
Em tempos de grande preocupação ambiental com o efeito estufa — e consequente, de colapso dos oceanos —, sustentabilidade tem sido um ponto-chave na criação de novos produtos — e reinvenção de outros. Exemplo disso é o famoso jogo de construção com tijolos de plástico da marca dinamarquesa LEGO.
A empresa acabou de revelar o primeiro protótipo do que é um tijolo LEGO feito com plástico reciclado. A ideia faz parte das últimas iniciativas da empresa em busca por um modelo de fabricação mais sustentável. O protótipo, especificamente, usa plástico de garrafas PET usadas para comportar água e outros tipos de bebidas leves.
Drum roll please 🥁… we’re now using plastic bottles to make prototype LEGO bricks! This is a big step towards our commitment to make all our products from sustainable sources by 2030. ♻️ https://t.co/LO01pUdRGF#Sustainability #RebuildTheWorld #LEGO pic.twitter.com/rXwiBU3LU1
— LEGO (@LEGO_Group) June 23, 2021
De acordo com a LEGO, o protótipo já atende aos estritos parâmetros de qualidade, precisão e segurança que sempre distinguiram a empresa. Até 2030, a marca pretende transformar toda a linha de produção para oferecer apenas itens sustentáveis.
Em 2018, a LEGO passou a usar bio-polietileno (ou bio-PE) para fazer peças menores e menos rígidas, como folhas ou galhos de árvores, e acessórios de caráter (capas, capacete, etc.). O bio-PE é produzido a partir da cana-de-açúcar, mas não é adequado para as peças mais rígidas.
Um ano depois, a marca iniciou um investimento de US$ 400 milhões em um programa de sustentabilidade. A iniciativa vai até 2022, e até o momento conta com 150 profissionais.
Para chegar ao protótipo de tijolo reciclado, nada menos que 250 variantes de PET e centenas de outros tipos de plástico. Segundo a A LEGO, uma garrafa PET de um litro produz em média 10 tijolos 2x4 do protótipo criado. A empresa produz uma média de 36 bilhões de tijolos por ano.
A próxima fase de desenvolvimento do programa durará cerca de um ano e pretende abranger mais testes, ainda mais aprofundados. Somente após isso será dado o sinal para a tentativa de produção em massa.
O que você achou dessa iniciativa? Vai adquirir o LEGO reciclado quando se tornar uma realidade?
Comentários