Economia e mercado 02 Mar
O pedágio da Linha Amarela no Rio de Janeiro recebeu nesta semana uma novidade que será bastante bem-vinda para os motoristas que trafegam pela região: o pagamento por aproximação. Essa funcionalidade vem sendo utilizada há bastante tempo e, inclusive, superou o uso do dinheiro em espécie pela primeira vez.
A novidade foi anunciada em parceria entre a Lamsa, a Visa e a Fadami, empresa integradora de soluções de pedágio. O novo método de pagamento na linha expressa tem como objetivo tornar o processo mais rápido e ágil. Essa via expressa é a primeira do país a contar com o recurso de pagamento por aproximação criado exclusivamente para praças de pedágio, dispensando a interação com operadores.
O pagamento pode ser feito utilizando qualquer dispositivo que possua NFC e esteja habilitado na função contactless, incluindo smartphones, cartões, pulseiras ou relógios inteligentes, por exemplo. A novidade permite que os motoristas paguem pelo pedágio rapidamente e de forma automática, liberando a cancela segundos após a transação ser aprovada.
Segundo informações, a mudança beneficiará mais de 60 mil condutores que trafegam diariamente pela Linha Amarela e costumam utilizar as cabines manuais. Nesta fase inicial o dispositivo estará disponível em nas cabines 05 e 06 (sentido Barra da Tijuca) e cabines 15 e 16 (sentido Fundão). A expectativa é de que a novidade seja implementada gradativamente nos próximos meses.
Estamos atentos na busca por soluções que possam melhorar a experiência dos usuários. A tecnologia por aproximação atende uma demanda antiga dos clientes da Linha Amarela, que solicitavam o uso do pagamento eletrônico no pedágio. Com esta inovação, pioneira na mobilidade urbana, efetuar o pagamento será mais rápido e simples, melhorando a fluidez no trânsito", disse Marcus Rosa, diretor-superintendente da Lamsa.
Vale ressaltar que também é possível utilizar carteiras digitais, como o Google, Apple ou Samsung Pay. O equipamento emitirá o comprovante de pagamento (DFE).
O que você achou dessa novidade? Acredita que o pagamento por aproximação se tornará ainda mais popular no Brasil? Conta pra gente, comente!
Comentários