LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Campus universitário conectado com tecnologia 5G é inaugurado pelo governo federal

29 de junho de 2021 3

O maior campus universitário brasileiro conectado com tecnologia 5G foi inaugurado em Sorocaba (SP) pelo governo federal na última sexta-feira (26). A cerimônia contou com demonstrações de empresas do setor de tecnologia e telecomunicações, além da presença de autoridades.

Conhecido como 5G Smart Campus Facens, ele é pioneiro no país no conceito “hélice quíntupla”, que une tecnologia e inovação em prol do desenvolvimento tecnológico, principalmente por meio da Internet das Coisas (IoT), além da robótica.

O centro faz parte do Parque Tecnológico de Sorocaba e vai trabalhar em tecnologias integradas ao 5G, replicadas nas indústrias de grande, médio e pequeno portes, universidades, escolas técnicas, entidades e organizações, em todos os processos, como manufatura, logística, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

A expectativa é de que novos postos de trabalhos também devam ser criados em vários setores da economia. Entre as empresas que estiveram presentes na inauguração estão Motorola, Claro, Ericsson, Embratel e Qualcomm, além da John Deere, especializada em maquinário para o agronegócio.

Agronegócio tecnológico

O governo fez questão de demonstrar o uso prático do 5G no agronegócio. Um pulverizador conectado à rede por meio de um celular Moto G100 como transmissor do sinal foi usado para dar um gostinho do que a tecnologia pode proporcionar ao setor.

A automatização do processo é um sistema inteligente que permite maior precisão na aplicação dos insumos nas lavouras, com a própria máquina fazendo a leitura e aplicação da quantidade certa dos produtos, evitando desperdícios e melhorando o rendimento em mais de 67%.

A comitiva contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, além da participação dos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes; das Comunicações, Fábio Faria; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.


“Como todos sabem, um país que não desenvolve sua ciência e tecnologia está condenado a ser escravizado por outros que detém a tecnologia. O agro segurou a nossa economia no ano passado, e essa tecnologia é muito bem-vinda”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro.

Agora, o governo espera que o 5G Smart Campus Facens promova pesquisas, projetos e desenvolva soluções digitais para vários segmentos, entre eles o automotivo, industrial, cidades inteligentes, telemedicina e educação. Enquanto isso, o edital do leilão do 5G no Brasil deve ser publicado em agosto.

E você, está ansioso para poder experimentar tudo que a tecnologia 5G pode nos oferecer? Deixa o seu comentário logo abaixo!

O Motorola Moto G100 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

3

Comentários

Campus universitário conectado com tecnologia 5G é inaugurado pelo governo federal
  • Já tô aqui com o meu moto g100 esperando a nova tecnologia 5G,a única coisa ruim foi a presença desse presidente d bosta c aproveitando do momento pra v c o povo esquece das merdas q ele fez e oq ele poderia t feito pra q esse pandemia tivesse sido menos mortal,mais ele preferiu só ficar falando merda e esquecendo d fazer oq realmente t feito,t ido logo atrás d vacina igual fez a Europa e principalmente o novo presidente dos EUA,q c tivesse dependido do Trump, aquele outra merda os EUA Taria lascado igual agente %uD83E%uDD14%uD83D%uDE31e é isso!%uD83E%uDD14%uD83D%uDE15

      • "Como todos sabem, um país que não desenvolve sua ciência e tecnologia está condenado a ser escravizado por outros que detém a tecnologia." Qual a contribuição do Brasil no 5G?

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Windows

        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

        Economia e mercado

        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista