Segurança 02 Jun
O Mozilla Firefox é um dos navegadores mais populares do mundo, apesar do duopólio caracterizado pelos principais rivais nesse segmento — Chrome e Safari. Sua base de usuários é mantida ao longo de duas décadas devido à sua constante inovação e comprometimento com as exigências do público.
Uma de suas criações promissoras era o Firefox Lite, uma versão simplificada do browser que permitia a redução de consumo de dados e menor exigência de hardware. Infelizmente, após diversas reclamações de sua extensa base instalada, a fundação anunciou que encerrará o suporte dessa distribuição.
O Firefox Lite foi apresentado em 2017, ainda sob o nome “Firefox Rocket”. Sua proposta inicial era essencialmente reduzir a quantidade de dados móveis consumida durante a navegação. Posteriormente, já conhecido sob o nome atual, os usuários contemplaram uma versão totalmente simplificada e leve.
Entretanto, no ano passado, diversas críticas dos usuários foram levantadas após o navegador passar a exibir anúncios em notificações e na página de “nova guia”, uma decisão inconsistente com seu real objetivo, visto que essa prática exige o download de uma quantidade significativa de informações.
Além da exibição monetizada, essa distribuição passou a receber diversos recursos que, teoricamente, não prejudicariam seu desempenho em plataformas mais básicas, mas acabaram fazendo com que o Firefox Lite, em poucos anos, se tornasse obsoleto e perdesse usuários para a versão original por utilizar muita memória RAM.
A Mozilla encerrará o desenvolvimento e suporte da distribuição porque, de acordo com seu comunicado oficial, a versão padrão do Firefox “é rápida o suficiente para tornar a versão ‘lite’ redundante” e reforça que os usuários poderão continuar usando o software obsoleto, mas não receberão novos recursos.
A última atualização do navegador original trouxe um novo design otimizado para o foco e produtividade do usuário, além de oferecer mais ferramentas de segurança e controle de privacidade.
O Firefox Lite, por sua vez, será removido da Play Store, lojas de aplicativos onde acumulou mais de 5 milhões de downloads, e deixará de ser oferecido no site oficial da Mozilla.
Você chegou a usar o Firefox Lite? Conte nos comentários!
Comentários