LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Depois de deixar a Alemanha, OPPO sai da França em meio à crise na Europa

26 de julho de 2023 26

Atualização (26/7/2023) - HA

Após uma movimentação que tem afetado a presença da OPPO na Europa, o portal Frandroid agora aponta que a Yang Technology, parceira de distribuição da marca chinesa no país, está descontinuando suas operações. Com isso, aparelhos da marca não estarão mais disponíveis para compra na França, à parte estoques de varejistas.

A OPPO não explicou por que tomou essa decisão, mas essa saída parece estar relacionada à disputa de patente com a Nokia na Alemanha. As operações da empresa foram suspensas no país até que ela pagasse suas dívidas com a finlandesa.


Em maio, a OPPO supostamente cortou suas equipes terceirizadas de marketing e operações de vendas na França, além de seus esforços de animação comercial. Os parceiros de varejo locais também afirmaram à fabricante que pretendem queimar os estoques no país.

As informações do portal Frandroid também vem quando a OPPO se saiu bemna batalha judicial relacionada a patentes com a Nokia. Um juiz do Tribunal de Justiça de Paris emitiu um veredito a favor da chinesa, declarando as patentes da Nokia inválidas devido à "falta de novidade".

A chinesa, por sua vez, quer garantir aos clientes que os pedidos já feitos serão atendidos, e alguns consumidores podem até comprar seus telefones Android favoritos da empresa nas próximas semanas. Em comunicado, a chinesa diz ter assumido o controle dos serviços ao cliente na França e continuará a fornecer serviços pós-venda e futuras atualizações do sistema operacional.

Atualização (15/05/23) - JB

A OPPO tem passado por uma verdadeira "maré de azar" na Europa e nesta segunda-feira (15) a empresa aparentemente deixou de vez o mercado alemão de smartphones.

Isso porque todos os produtos do site oficial foram "apagados", sendo que a página inicial agora exibe apenas um banner que indica que a empresa tem parceria com a UEFA Champions League.

O site também tem uma área que serve para prestar suporte para dispositivos que já foram vendidos na Alemanha.

Confira abaixo:

Imagem/reprodução: OPPO Alemanha.

Por enquanto, a OPPO não comenta o assunto, mas esse é basicamente o encerramento definitivo da venda de smartphones em um importante mercado europeu. Para piorar a situação, há rumores sobre uma possível saída da França em 30 de junho.

Em outra frente, a companhia chinesa também encerrou o seu negócio de desenvolvimento de chips. Ou seja, outro grande indício da grave crise que a empresa tem enfrentado.

Atualização (09/05/2023) - FM

OPPO pode encerrar operações na França após deixar de vender celulares na Alemanha

A OPPO estaria considerando encerrar suas operações no mercado de celulares da França, segundo uma reportagem divulgada na última semana pelo Frandroid.

Após sofrer várias restrições nos negócios globais devido a um processo judicial movido pela Nokia, que acusa a rival chinesa de violar suas patentes de 4G e 5G, a OPPO estaria se preparando para deixar o mercado francês em meio aos rumores de que a fabricante irá abandonar o mercado europeu por completo.

(Imagem: Reprodução)

Fontes relacionadas ao assunto citam as vendas perturbadas da OPPO na França. Aparentemente, a companhia está apenas procedendo com produtos disponíveis em estoque, e não planeja lançamentos futuros no país. O Find N2 Flip, por exemplo, deixou de ser comercializado nas lojas varejistas da França.

Outro indicativo de que a empresa planeja retirar suas operações do país europeu são os relatos de fontes da Atmosphères, uma empresa de consultoria de marketing contratada pela OPPO, que teria demitido os funcionários que trabalhavam para a marca chinesa. Aparentemente, o contrato com a fabricante perderá validade em 30 de junho.

A OPPO emitiu um comunicado afirmando que continuará operando na França após a data mencionada no contrato, e que não irá deixar o mercado de celulares da Europa, mas um fragmento do texto pode sugerir que não há planos para o futuro da empresa no país:

Nossa principal prioridade é continuar fornecendo um excelente serviço aos nossos usuários existentes na França, como sempre. Os usuários podem continuar a utilizar os produtos da OPPO, acessar serviços pós-venda, receber futuras atualizações do sistema operacional e muito mais. Nada muda para os usuários finais.

Embora negue as especulações, a OPPO enfrenta dificuldades para operar na Europa. A Nokia processou a fabricante chinesa em vários países por quebra de patentes relacionadas a componentes para conexão com redes 4G e 5G. A finlandesa venceu a ação no Reino Unido e Alemanha, e atualmente, aguarda pelos andamentos de um processo na Austrália.

Em agosto de 2022, a Nokia alegou que a OPPO poderia resolver os problemas facilmente ao renovar sua licença de uso das patentes em termos justos. A chinesa, então, emitiu uma declaração para informar que estava “negociado proativamente com a Nokia”, mas até o momento, as empresas não declararam uma solução para o caso.

(Imagem: OPPO)

No último ano, a OPPO iniciou suas operações no Brasil com o lançamento do Reno 7 e A77. Embora tenha declarado interesse em disputar com a Xiaomi no país, até o momento, a fabricante não revelou planos para o lançamento de outros celulares.

Atualização (10/11/2022) - LR

Nokia vence processo contra OPPO no Reino Unido sobre quebra de patentes

Um embate judicial entre Nokia e OPPO vem se arrastando desde meados de 2021, ano em que o acordo comercial entre as empresas se encerrou impedindo a marca chinesa de usar a tecnologia SEP (Service Enablement Platform), que cobre as tecnologias de rede 4G e 5G, em seus smartphones.

Após ter vencido a ação na Alemanha, a Nokia também recebeu esta semana um parecer favorável no Reino Unido vencendo o réu na Suprema Corte. De acordo com a decisão do magistrado, foi julgado procedente a acusação de que a OPPO está violando os direitos intelectuais da gigante finlandesa ao continuar usando a plataforma SEP sem licenciamento.


A defesa da OPPO deve recorrer da decisão, mas considerando haver precedente em favor da Nokia é improvável que o juiz reverta o resultado. Segundo o relatório dos autos processuais, a determinação não da Corte do Reino Unido não restringe a venda de celulares no país, porém essa possibilidade não é descartada.

Após também perder para a Nokia na Austrália, a OPPO teve sua venda de smartphones suspensa no país até regularizar sua situação de violação de patente. Com duas vitórias consecutivas, a Nokia deve aumentar sua ofensiva em mais países até que sua rival pague os royalties devidos.

A Nokia iniciou processos contra a OPPO em outros países após vencer a gigante chinesa na Alemanha por quebra de patentes relacionadas a tecnologias 4G e 5G. Agora a OPPO decidiu dar uma resposta a respeito do processo que está correndo nas cortes da Austrália.

A seguinte declaração da OPPO foi emitida pelo porta-voz da empresa diretamente ao portal GSMArena:

Até agora, não fomos notificados de quaisquer ações legais contra a OPPO na Austrália. Continuamos operando normalmente em todos os mercados, exceto na Alemanha, onde as vendas e a comercialização de produtos afetados por este caso legal estão temporariamente suspensas.


Temos negociado proativamente com a Nokia e continuaremos trabalhando diligentemente para resolver este assunto de forma justa.


Para se ter uma ideia, fontes indicam que a Nokia cobra uma taxa de licenciamento de 2,50 euros por celular vendido com suas tecnologias para o 4G e 5G, um custo que é alto se considerarmos que a OPPO vende cerca de 2 milhões de smartphones na Alemanha por ano.

Os processos ainda estão em andamento, mas as vendas da OPPO e OnePlus na Alemanha ainda estão suspensas. Então é possível que mais reviravoltas mudem o rumo dos processos tanto na Alemanha quanto na Austrália.

Atualização (13/10/2022) - por DT

Após ganhar na Alemanha, Nokia processa OPPO em outros países por violação de patentes

Recentemente, a Nokia venceu um processo contra a OPPO na Alemanha por violação de patentes e a marca chinesa está proibida de vender seus produtos por lá. Agora, a ofensiva da empresa finlandesa avançou para outros países.

De acordo com informações do site Nokiapoweruser, a Nokia agora está com um processo contra a OPPO na Austrália por violação da SEP (Service Enablement Platform), que cobre as tecnologias de rede 4G e 5G.


Vale destacar que o tribunal alemão suspendeu as vendas da OPPO na mesma base, então podemos ver o mesmo desfecho na Austrália e em outros mercados que a marca finlandesa também moveu ações na justiça.

Como apontou o site GSMArena, atualmente, a Nokia está processando a OPPO e a OnePlus em outros países europeus e asiáticos depois que o acordo de uso de patente entre as duas empresas expirou em 2021.

Nos últimos anos, a Nokia assinou acordos de licenciamento com royalties com empresas como Lenovo, Samsung, Xiaomi, Apple, LG e Blackberry.

Problemas com patentes e licenças nem sempre dão resultado, mas a confusão que se instaurou entre Nokia, OPPO e OnePlus no mercado europeu, que veio à tona nesse mês, tem caminhado sim — e na direção contrária às marcas chinesas. Isso porque ambas estão impedidas de venderem seus celulares na Alemanha após perderem um processo judicial movido pela Nokia, que alegava violação de patentes relacionadas a soluções 4G e 5G utilizadas nos produtos.

Tudo ocorreu depois que as empresas de propriedade da BBK não conseguiram negociar e renovar seu contrato de licenciamento do 4G com a gigante finlandesa, que, segundo a Oppo, estava pedindo uma taxa de licenciamento de renovação excessivamente alta — segundo rumores, na faixa de € 2,50 por smartphone vendido. A média de smartphones da chinesa vendidos na Alemanha é de 2 milhões de unidades, das 200 milhões enviadas para o mundo anualmente.


Agora, em reposta ao portal AndroidPolice, a Nokia confirmou a decisão favorável dos tribunais alemães, e que eles consideraram ilegal o uso que a OPPO fez das tecnologias patenteadas de seus smartphones. A finlandesa disse, enfim, que "a maneira mais fácil da OPPO resolver esse problema é renovar sua licença em termos justos". A Nokia também ofereceu à Oppo uma arbitragem independente e neutra, mas que foi rejeitada.

O problema é que, para se adequar às leis alemãs, as empresas de propriedade da BBK teriam que firmar um acordo mundial com a Nokia e pagar as taxas de licenciamento dos smartphones vendidos em todo o mundo. Assim, para vender esses dois milhões de smartphones, a empresa teria que sofrer um impacto em seus resultados ou aumentar os preços de seus produtos em todos os mercados onde atua,

Além da Alemanha, a Nokia também está tomando medidas legais contra a OPPO e outras empresas da BBK em países como a França, Reino Unido, Suécia, Finlândia, Holanda, Espanha e Índia. Se a gigante finlandesa conseguir uma proibição de vendas na Índia, um dos seus maiores mercados, a marca chinesa não terão escolha a não ser negociar os termos de licenciamento de vez para não sofrer um grande rombo nas suas contas.

Atualização (08/08/2022) - FM

A OPPO e OnePlus estão impedidas de venderem seus celulares na Alemanha após perderem um processo judicial que tramitava desde julho de 2021. A causa era movida pela Nokia, que alegava violação de patentes relacionadas a soluções 4G e 5G utilizadas nos produtos das marcas chinesas após não terem renovado os contratos de licenciamento.

O tribunal regional de Mannheim, na Alemanha, havia determinado que a OPPO e a Nokia deveriam entrar em um acordo e, caso não fosse cumprido, a marca filiada à BBK Electronics seria obrigada a interromper suas vendas de celulares no país. Desde a última sexta-feira (05), os sites alemães da OPPO e OnePlus deixaram de anunciar smartphones.

Site da OnePlus da Alemanha não exibe mais celulares (Imagem: Reprodução)

A gigante de telecomunicações finlandesa moveu a ação judicial contra a OPPO, especificamente, mas como a empresa se fundiu com a OnePlus em junho de 2021, ambas passaram a utilizar soluções idênticas em seus celulares e foram igualmente afetadas. Outros produtos — como fones de ouvido e acessórios — ainda estão disponíveis.

Negociações falharam

Um porta-voz da OPPO disse ao Android Police que a Nokia está cobrando uma quantia “irracionalmente alta” para a renovação dos direitos e alega que a adversária procurou o tribunal apenas um dia após a expiração do contrato de licenciamento.

A chinesa, que está prestes a desembarcar no mercado brasileiro, inseriu um breve recado em sua página inicial no site alemão, informando que os usuários podem seguir utilizando seus produtos e reiterando que as atualizações de segurança serão enviadas normalmente.

Ainda é possível comprar smartphones das empresas em lojas varejistas de terceiros, como a Amazon e Otto, mas somente enquanto durarem os estoques. A OPPO confirmou ao site Wirtschaftswoche que continuará suas operações na Alemanha, mas vendendo apenas produtos não relacionados às patentes violadas.

O portal observa também que a OPPO detém 10% do mercado de celulares da Alemanha, mas para que a chinesa seja possibilitada de retornar ao segmento no país, deverá pagar € 2,50 (cerca de R$ 13) por cada smartphone vendido em todo o mundo após a expiração do contrato para se adequar às rígidas leis de patentes da região.

Isso representaria um prejuízo significativo para a OPPO, portanto, a empresa parece ter optado por simplesmente deixar um dos mercados europeus em que possui maior destaque.

Banida da Europa?

A Nokia também está processando outras subsidiárias da BBK Electronics — incluindo a vivo e realme — na França, Suécia, Holanda, Finlândia e Reino Unido. A causa é a mesma que acarretou o banimento das vendas de celulares na Alemanha, e é igualmente possível que essas marcas chinesas também sejam proibidas de venderem os aparelhos.

O mercado europeu sofreu queda de 11% nas vendas de celulares e, embora a Samsung e Apple sejam as fabricantes com maior participação de mercado, é possível que a falta de concorrência prejudique o segmento de forma significativo nos próximos períodos.

Atualização (7/7/2022) - HA

OPPO perde processo movido pela Nokia e pode ter de sair da Alemanha

Depois de cerca de um ano tramitando, o tribunal regional de Mannheim, na Alemanha, decidiu a favor da Nokia em um caso na qual a marca acusou a OPPO de violar patentes relacionadas a 4G (LTE) e 5G (SEPs) . A Nokia chegou a processar a marca chinesa em quatro países diferentes após elas não conseguirem entrar num acordo entre si.

Em contrapartida, a OPPO considerou o caso "chocante", e rebateu com processos à Nokia em nove países diferentes.


Esta vitória seria a primeira decisão em relação a patentes relacionadas a conectividade. No caso, a Nokia processou a OPPO por nove SEPs e cinco patentes de implementação em três tribunais regionais alemães, incluindo Munique e Düsseldorf. A Nokia, líder em SEPs 5G, investiu um total de € 129 bilhões em desenvolvimento nos últimos anos.

Enquanto a gigante de tecnologia finlandesa está atualmente apenas licenciando seu nome para produtos de consumo, seu negócio anterior rende algumas das patentes mais procuradas do setor. No ano passado, a fabricante de carros de luxo Daimler encerrou seu litígio de patentes de alto nível com a Nokia, seguido pela chinesa Lenovo — as disputas internacionais duraram mais de dois anos.

Nessa disputa, vale notar que a Nokia recebeu uma ordem de cessação e desistência do Tribunal Regional de Mannheim, que pode gerar uma eventual proibição dos produtos OPPO e OnePlus na Alemanha. A OPPO recorreu desta decisão, mas foi indeferida pelo juiz que considerou a OPPO como uma licenciada involuntária.

Texto original (12/7/2021)

Relatórios recentes indicam que a Nokia está processando a OPPO após a fabricante chinesa ter optado por não renovar contratos que permitem utilizar patentes certificadas pela concorrente, que por estar presente no mercado há bastante tempo detém vários tipos de tecnologias que ainda são utilizadas pelas demais marcas.

Segundo informações, a Nokia registrou queixas em órgãos europeus e asiáticos sobre a OPPO supostamente estar violando as patentes SEP e não-SEP — que estariam ligadas à conectividade e recursos de segurança — após não ter renovado o acordo de licenciamento firmado em 2018 entre as duas empresas, conforme afirmou o jornal Economic Times.

Além da OPPO a Nokia também possui acordos de royalties com diversas outras empresas, incluindo a Samsung, Apple, LG e Lenovo, que podem utilizar os recursos desenvolvidos pela concorrente desde que sigam o que foi definido nos contratos.

Quanto ao processo, o porta-voz da marca emitiu um comunicado tratando sobre os processos e acusações feitos contra a gigante chinesa:

Temos negociado a renovação do nosso acordo de licenciamento de patentes com a OPPO, mas infelizmente eles rejeitaram nossas ofertas justas e razoáveis. O litígio é sempre nosso último recurso e nos oferecemos para entrar em arbitragem independente e neutra para resolver o assunto amigavelmente. Ainda acreditamos que esta seria a forma mais construtiva de avançar", afirmou a Nokia.

Resposta da OPPO

A OPPO acusou a Nokia de "desonrar o licenciamento da patente sob termos justos, razoáveis ​​e não discriminatórios", reiterando essas informações em um comunicado emitido para esclarecer esse impasse.

A OPPO respeita e protege seus próprios direitos de propriedade intelectual e de terceiros e está comprometida com a cooperação positiva no licenciamento de patentes na indústria. A OPPO se opõe a consultas não razoáveis, como o uso de litígios como ferramenta", disse a empresa.

Você sabia que a Nokia detém várias patentes no mercado? Achou justo o processo? Conta pra gente, comente!


26

Comentários

Depois de deixar a Alemanha, OPPO sai da França em meio à crise na Europa
Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho