LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Após acordo com a Starz, Disney poderá usar marca Star Plus no Brasil

10 de agosto de 2021 12

Atualização (10/08/2021) - GS

No final de julho, a emissora Starz e a Disney entraram em um embate judicial nos tribunais brasileiros a respeito do uso da marca Star Plus, nova plataforma de streaming da casa do Mickey que chega ao Brasil no final de agosto.

Na ocasião, a emissora tentava impedir que a Disney usasse a marca, já que ela poderia causar confusão nos consumidores por ser muito parecida com a StarzPlay, plataforma de streaming da Starz.

Esta semana, o embate entre as empresas se encerrou, depois que a Starz aceitou um pagamento de R$ 50 milhões da Disney, como forma de reparar possíveis danos causados pela chegada da Star Plus no Brasil.

Com isso, a Disney poderá voltar a promover o lançamento da plataforma, que ainda segue com data de estreia programada para 31 de agosto.

No Star Plus, os consumidores encontrarão filmes e séries da antiga Fox, que são voltados para o público adulto e que não se enquadram na classificação etária da Disney Plus. Além disso, o serviço também contará com outras produções mais "adultas" de outros estúdios subsidiários da Disney e da plataforma de streaming Hulu, que atualmente só está disponível nos EUA.

Você pretende assinar o Star Plus também?

Texto original - 25/07/2021

Em fevereiro deste ano, os canais FOX passaram a se chamar “Star” no Brasil e em toda a América Latina. A estreia da marca, voltada para adultos, mantém a oferta de programação dos canais de entretenimento da Disney.

O próximo passo era lançar um serviço de streaming chamado Star+, com todos os canais Star integrados, além de conteúdos adicionais da Hulu e ESPN, no Brasil, em 31 de agosto.

No entanto, a empresa Starz, dona da plataforma de streaming Starzplay, conseguiu uma liminar na 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo que impede a Disney de usar a marca Star Plus.

O juiz decidiu que a Disney não pode usar o nome Star+ enquanto a Justiça analisa o caso em nova instância. Ainda não há previsão de quando a decisão definitiva será divulgada. Mas, pela importância do caso, a tendência é que seja apreciada em breve.

No relatório, o desembargador Jorge Tosta afirmou estar claro que ambos os grupos usam a palavra e fonética Star em seus produtos e que, se a Starz chegou primeiro e tem prioridade para usar, é necessário respeitar.

Segundo ele, “um consumidor, ao referir-se aos serviços de streaming ofertados pelas partes, não o fará dizendo que assistiu um filme pela 'Starzplay' ou pela 'Star Plus', mas simplesmente pela 'Star'.” O magistrado também comentou que, se a Disney usar a marca que pretende, a Starz pode ser prejudicada pelo risco de confundir o consumidor.

A batalha entre a Starz e a Disney teve início em dezembro de 2020, quando a marca de Mickey Mouse anunciou que mudaria o nome da FOX para Star. Desde 2018, a Starz é dona do registro de marca Starzplay, serviço que ficou disponível no Brasil em abril de 2020.

Diante da situação, a Starz decidiu entrar com uma ação na Justiça, além de apresentar contestações aos pedidos da Disney no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão responsável por autorizar ou não o uso de nomes comerciais.

Além do Brasil, existem ações entre as empresas em outros países da América Latina, como México e Argentina.

Na Justiça, a empresa alegou que ambas as empresas atuam no mesmo ramo de mercado e ela, como proprietária do Starzplay, via como um obstáculo a utilização de Star, Star Channel, Star Plus e variações, como Comedy, Action, Classics, etc.

Em primeira instância, a Disney conseguiu uma vitória. Agora, ele foi revertido pela Starz. Além do Brasil, existem ações entre as empresas em outros países da América Latina, como México e Argentina.

A Disney aposta muito na força do esporte para alavancar as assinaturas do Star Plus. Além de séries como Os Simpsons, The Walking Dead e This is Us, a plataforma terá todo o cardápio esportivo da Disney e sinais ao vivo de ESPN e Fox.


12

Comentários

Após acordo com a Starz, Disney poderá usar marca Star Plus no Brasil
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas