LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

De corpo e alma! Loongson 3A5000 é a primeira CPU totalmente chinesa

26 de julho de 2021 7

Talvez o nome Loongson não seja muito familar, por ser realmente menos conhecido e mais distante para nós, consumidores brasileiros. Mas não é de hoje que essa fabricante tem se dedicado a montar processadores totalmente concebidos na China, em uma tentativa de permanecer independente e com licenças proprietárias que substituam a base dos produtores americanos que dominam o mercado.

Com seu novo processador, a Loongson deu um importante passo para atingir seu objetivo, pois o novo 3A5000 é a primeira solução que essencialmente se livra de licenças de terceiros, com um novo conjunto construído localmente.


O Loongson 3A5000 trabalha com uma arquitetura que usa o conjunto LoongArch GS464V, com mais de 2.000 instruções proprietárias. Além do ISA básico, o LoongArch suporta instruções de extensão de conversão binária (LBT), instruções de extensão de processamento vetorial (LSX), instruções de extensão de processamento vetorial avançado (LASX) e instruções de extensão de virtualização.

A CPU em questão é quad-core operando a 2,3 e 2,5 GHz, com núcleos superescalares e cada um tem quatro ALUs de uso geral e duas unidades de operações vetoriais de 256 bits. Também encontramos dois controladores de memória DDR4-3200 (ECC), quatro controladores HyperTransport 3.0 e suporte a SMP (multiprocessamento simétrico). Como todos os processadores chineses, os chips 3A5000 da Loongson suportam os padrões de criptografia do país, como SM2, SM3 e SM4 em hardware.

Enfim, saindo dos detalhes técnicos e indo para comparações práticas, este processador oferece desempenho semelhante a um AMD Ryzen de primeira geração, ou um Intel Core de sexta geração. Diante da geração anterior da Loongson, essa CPU é 50% mais potente e com 30% de otimização energética.

Ainda que não seja uma novidade indispensável para os consumidores atrás do topo de linha, vale saber o que está acontecendo no mundo em termos de novas produções! E você, o que achou?


7

Comentários

De corpo e alma! Loongson 3A5000 é a primeira CPU totalmente chinesa
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista